Programação

  • Crescimento e desenvolvimento: conceitos e desenvolvimento da maxila e da mandíbula

  • Desenvolvimento da dentição decídua

  • Desenvolvimento da dentição mista

  • Oclusão normal e Classificação das Maloclusões

  • Etiologia das maloclusões: fatores locais


    • 1. Leia atentamente os arquivos de estudo 1 e 2.

      2. A seguir, responda às perguntas desta tarefa em editor de texto Word (ou similar).

      3. Após repondê-las, envie o arquivo com as respostas por meio deste sistema.

      ATENÇÃO: É importante realizar esta atividade nesta semana, pois na próxima disponibilizaremos outro material para estudo e realização de novas atividades. Ressalto que todas elas devem ser postadas aqui para correção. As atividades devem ser realizadas individualmente, pois assim poderemos avaliar a apreensão do conhecimento pela turma. Aproveitamos para lembrar que oportunamente este assunto será cobrado em avaliação teórica individual.



  • Diastemas Anteriores

    Objetivo Geral

    Capacitar o aluno a conhecer os tipos de diastemas, incidência, fatores etiológicos, assim como, as modalidades de tratamento.

  • Manutenção de Espaço

  • CEFALOMETRIA

    Bom dia a todos!

    Estarei inserindo os arquivos relacionados ao assunto cefalometria. A primeira parte diz respeito a marcação de pontos em um cefalograma digital, semelhante a um cefalograma obtido de uma radiografia cefalométrica. Depois de marcados os pontos, vocês poderão traçar linhas e planos, tudo isso seguindo as orientações no documento pdf que irei disponibilizar. Neste momento não há necessidade de explicação, pois será uma atividade técnica. O objetivo é apresentar a vocês o assunto com suporte de anatomia da cabeça para que vocês possam compreender como é feito o planejamento na ortodontia. Assim, a área de Motricidade Orofacial poderá contribuir de forma consistente no tratamento multidisciplinar que alguns pacientes necessitarão. Qualquer dúvida enviem seus questionamentos ao Gilberto que reunirá as questões para que eu possa estar respondendo e encaminhando no e-mail da turma.

    Bom estudo!

    • 1. Leia atentamente os arquivos de estudo 1, 2 e 3.

      2. A seguir, no primeiro cefalograma disponibilizado no arquivo "Atividadeprática.pdf" (primeira página), vocês deverão marcar todos os pontos cefalométricos.

      3. Após marcação dos pontos, traçar as linhas e planos cefalométricos.

      4. Ressalto a importância de marcar pontos de maneira que vocês consigam visualizá-lo, mas cuidado para não marcarem pontos grossos, pois estes podem levar a erros de medidas que serão posteriormente realizadas com as marcações que vocês farão neste primeiro momento.

      5. Uma vez marcados os pontos, linhas e planos, no primeiro cefalograma, escaneie esta página e envie o arquivo pelo sistema Moodle.

      ATENÇÃO: É importante realizar esta atividade nesta semana, pois na próxima disponibilizaremos outro material para estudo e realização de novas atividades. Ressalto que todas elas devem ser postadas aqui para correção. As atividades devem ser realizadas individualmente, pois assim poderemos avaliar a apreensão do conhecimento pela turma. Aproveitamos para lembrar que ao final do assunto será aplicada avaliação teórico-prática individual.


    • 1. Leia atentamente o arquivo acima "Análise Cefalométrica" e o capítulo do livro enviado em pdf (no quadro de avisos), item cefalometria. Para realização da tarefa vocês necessitarão de dois esquadros, transferidor em formato de "meia lua", régua, lapiseira, borracha.

      2. A seguir, no primeiro cefalograma disponibilizado aqui (primeira página - cefalograma computador), vocês deverão realizar a análise cefalométrica. Terminada esta análise no cefalograma computador, utilizem o traçado de número 1 para repetir esta tarefa.

      3. Uma vez feitas as análises, salve as interpretações em documento de word e envie o arquivo pelo sistema Moodle.

      ATENÇÃO: É importante realizar esta atividade nesta semana, pois na próxima disponibilizaremos outro material para estudo e realização de novas atividades. Ressalto que todas elas devem ser postadas aqui para correção. As atividades devem ser realizadas individualmente, pois assim poderemos avaliar a apreensão do conhecimento pela turma. Aproveitamos para lembrar que ao final do assunto será aplicada avaliação teórico-prática individual.


  • DIAGNÓSTICO ORTODÔNTICO

    OLÁ QUERIDOS ALUNOS!!!

    Espero que esteja tudo bem com vocês e que o COVID 19 não tenha atingido ninguém do seu convívio.

    Disponibilizamos a aula de Diagnóstico Ortodôntico que estava programada para o dia 29 de abril de 2020.

    Anexamos também um texto para dar suporte às informações contidas no arquivo em powerpoint.

    Qualquer dúvida enviem seus questionamentos ao Gilberto que reunirá as questões para que eu possa responder e encaminhar no e-mail da turma.

    Grande abraço!

    Saúde para todos!!

    • Arquivo ícone
      Diagnostico em Ortodontia Arquivo

      Orientações:

      Item 1: Leia o texto sobre Diagnostico em Ortodontia para dar suporte à aula

      Item 2: Acompanhe a aula sobre Diagnostico Ortodôntico que está disponibilizada em pdf

      Item 3: Responda ao questionamento após a leitura do texto e da aula, em documento word e disponibilize nesta plataforma Moodle.

      Disponível até 6 maio 2020, 07:55 AM
    • QUERIDOS ALUNOS!

      Após a leitura da aula e do texto anexado, me mantenho à disposição para esclarecer dúvidas.

      Solicito que respondam ao questionamento abaixo, para que os conhecimentos adquiridos sejam sedimentados e comprovados.

       

      - O diagnóstico ortodôntico consiste em avaliar todas as características, estética, dentária, funcional e esquelética do paciente para se determinar o plano de tratamento ortodôntico ideal para a correção da maloclusão. Assim, descreva os aspectos mais importantes no exame clínico funcional para o diagnóstico ortodôntico de um paciente que vai iniciar o tratamento ortodôntico.

       

      Por favor, enviem a descrição na Plataforma Moodle. É importante realizar esta atividade nesta semana, pois na próxima disponibilizaremos outro material para estudo e realização de novas atividades. A descrição solicitada acima deve ser postada aqui para correção. A atividade deve ser realizada individualmente, para que possamos avaliar o conhecimento adquirido. Aproveitamos para lembrar que ao final do assunto será aplicada avaliação teórico-prática individual.

      Grande abraço!


  • Prova

    • Questionário ícone
      Prova 1 - CONCEITOS ORTODÔNTICOS PARA FONOAUDIOLOGIA Questionário

      Clique aqui para acessar a prova 1 da Disciplina "Conceitos Ortodônticos para Fonoaudiologia"!


      INSTRUÇÕES: 

      • Esta prova deve ser realizada em tempo limite de no máximo 3 horas. Não há limite mínimo.
      • O tempo começa contar a partir do momento que você iniciar a tentativa.
      • Independentemente de quando iniciar a sua tentativa, a prova terminará automaticamente às 17:00, sem nenhum prazo adicional. Portanto, envie suas respostas antes do tempo expirar!
      • Quando o tempo terminar, o questionário será submetido automaticamente com as respostas que foram preenchidas até então.
      • Você poderá percorrer todas as 4 páginas da prova, que contém 20 questões, ao todo.
      • É permitido que você navegue pelas questões, indo e vindo, e altere suas respostas, desde que no tempo pré-determinado.
      • Quando tiver concluído a prova, dirija-se ao canto inferior direito da 4a. página da prova e clique em “Finalizar tentativa”.
      • Confira se as suas respostas para todas as 20 questões foram salvas.
      • Caso ainda queira fazer outras edições, ainda há tempo. Clique em “Retornar à tentativa para isso.
      • Mas se caso esteja decidido a concluir e entregar a prova, clique em “Enviar tudo e terminar”.
      • LEMBRE-SE: A PROVA TERMINARÁ AUTOMATICAMENTE ÀS 17:00!

      Disponível se:
      • É antes de 6 maio 2020, 17:00 PM
      • Você faz parte de qualquer grupo
  • Mordida aberta e profunda

  • Mordidas cruzadas

    Abaixo está o link para aula de amanhã, dia 13/05/2020, 4a. feira, as 8:00h.

    https://meet.google.com/iki-guam-aht
    Ligar para reunião: (US) +1 413-350-0899 PIN: 986 867 277#

    Abaixo estão as referências sobre o tópico "Mordidas cruzadas".


  • Maloclusão de Classe II

    Abaixo está o link para aula de amanhã, dia 13/05/2020, 4a. feira, as 10:00h.

    https://meet.google.com/iki-guam-aht
    Ligar para reunião: (US) +1 413-350-0899 PIN: 986 867 277#

    Abaixo estão referências complementares sobre o tópico Maloclusão de Classe II.

  • Noções sobre Ortodontia corretiva

  • 2a. prova

    NSTRUÇÕES: 

    • Esta prova deve ser realizada em tempo limite de no máximo 2 horas. Não há limite mínimo.
    • O tempo começará a contar a partir do momento que você iniciar a tentativa.
    • Independentemente de quando iniciar a sua tentativa, a prova terminará automaticamente às 10:00h, sem nenhum prazo adicional. Portanto, envie suas respostas antes do tempo expirar!
    • Quando o tempo terminar, o questionário será submetido automaticamente com as respostas que foram preenchidas até então.
    • Você poderá percorrer todas as questões da prova, que contém 20 questões, ao todo.
    • É permitido que você navegue pelas questões, indo e vindo, e altere suas respostas, desde que no tempo pré-determinado.
    • Quando tiver concluído a prova, dirija-se ao canto inferior direito e clique em Finalizar tentativa”.
    • Confira se as suas respostas para todas as 20 questões foram salvas.
    • Caso ainda queira fazer outras edições, ainda há tempo. Clique em Retornar à tentativa” para isso.
    • Mas se caso esteja decidido a concluir e entregar a prova, clique em Enviar tudo e terminar”.
    • LEMBRE-SE: A PROVA TERMINARÁ AUTOMATICAMENTE ÀS 10:00h!