Programação
-
Pessoal, coloco aqui um vídeo com considerações sobre com fazer e analisar os mapas de controle em laboratórios de análises clínicas.
-
-
De acordo com a RDC a água utilizada nos exames realizados no laboratório clínico deve ser controlada quando vários aspectos físico-químicos.
-
Os equipamentos são essenciais para o funcionamento do laboratório clínico. sua aquisição, manutenção e retirada de funcionamento fazem parte das atividades da área da qualidade no laboratório clínico.
-
Olá pessoal, a hematologia é uma área que envolve vários tipos de análises. O exame mais comum é o hemograma que envolve a contagem e análise da série branca, série vermelha e plaquetas e ainda, as análises de hemoglobina e indices hematimétricos O setor tem também exames de coagulação, imunohematologia, VHS. Abordaremos agora as características do controle e garantia da qualidade relacionado ao hemograma. A hematologia utiliza os mapas de controle para acompanhar a fase analítica do hemograma, contudo, existem algumas atividades de controle que são características dessa especialidade. Nos textos anexados vocês encontrarão informações sobre os cuidados da fase pré-analítica, analítica e pós-analítica. Leiam os textos e respondam as perguntas.
O texto problema em hematologia está anexado como fonte de informação adicional para vocês. Nos outros dois textos vocês encontrarão as informações sobre o tema da aula.
Abraços
Elisa
-
Neste tópico tratamos sobre o exame de urina rotina que é dentre os fluidos biológicos (exceto sangue) mais analisado. Os fluidos analisados nos laboratórios e hospitais são geralmente chamados de fluidos cavitários. Aqueles contidos dentro de cavidades, como a urina, o liquido cefalorraquidiano, líquidos sinoviais, liquido amniótico. O motivo nos atermos à urina é porque nos outros líquidos as análises feitas são bioquímicas, hematológicas e microbiológicas. Assuntos sobre o controle de qualidade nesses setores já foram cobertos em outros itens desse curso.
As coletas dos fluidos cavitários (exceto urina) são realizadas por procedimentos mais elaborados e geralmente realizadas por médicos em ambientes ambulatoriais.
Caso precisem saber mais sobre essas análises estou à disposição
-
O setor de parasitologia é um setor totalmente manual. A automação não é feita por falta de interesse comercial e não por dificuldade ou impossibilidade técnica. Nesse tópico estão abordadas questões importantes como o alto número de resultados falso negativos característico do testes e problemas com a coleta. Estão incluídos também os cuidados com o controle de qualidade da execução do teste e comparabilidade entre operadores.
-
A biologia molecular é uma área crescente no laboratório de análises clínicas. É uma área mais especializada com alto custo de equipamentos e materiais, mas com grande retorno financeiro. Pode ser usada para determinar carga viral em doenças como hepatites, buscar a presença de genes para probabilidade de desenvolvimento de câncer, diagnóstico diferencial de viroses como Dengue e Zika que têm sintomatologia similar, testes de paternidade ou irmandade, entre outros. Muitos cuidados e controles devem ser realizados e estão apresentados nos slides e texto desse tópico.
-
Olá pessoal, como estão?
Estou anexando um resumo do curso para vocês. Selecionei alguns slides de cada tema e gravei informações.
Espero poder ter contribuído para a formação devices, apesar de tudo!
Qualquer duvida antes da prova me chamem que esclareço!
Abraços a todos!
-