Programação

  • 1a. aula - 4 de março

    Apresentação do programa

    Eixo de discussão: Educação e cuidado

    Leitura de textos em sala de aula

    Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & saúde coletiva, 19(3): 847-52, 2014

    Figueiredo R. Cândido LAA. Campanhas de educação em saúde e reforço de estigmas. BIS 18(2):49-61, 2017.

    Atenção, arquivo anexado é da revista inteira nossa leitura é apenas do artigo indicado.

  • 2ª aula - 11 de março

    Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe

    1.    Reconhecimento do papel/trabalho de cada área da saúde (atribuições) e das competências (do que é comum, o que é específico, o que é colaborativo) Divisão em grupos 

     Leitura obrigatória

    1.       Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional.  In: Martins MA, Carrilho FJ, Alves VAF, Castilho EA, Cerri GG, editores. Clínica médica. 2ª ed. Barueri: Manole; 2016. p.171-9

                                                                                   

    Leitura complementar

    2.       Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0

    3.        Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.



  • 3ª aula - 1º de julho

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: a assistência à diferentes  populações

    Debatedores convidados Thsíssa Araújo de Bessa e Adriã Ferreira de Araújo

     

    Leitura obrigatória

    1.        Souza MHT, Signorelli MC, Coviello DM, Pereira PPM. Itinerários terapêuticos de travestis da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 19(7):2277-2286, 2014. http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf

    Ou em 

     http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702277&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

    Leitura complementar

    1.   Leibing, A.; Groisman, D. Tão alto quanto o morro: identidades localizadas de mulheres hipertensas na favela da Mangueira. In: Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Org.: Leibing, A. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 277-299.


  • 4ª aula -6 de julho - segunda-feira

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: a assistência à diferentes populações.

     

    Leitura obrigatória

     1.       Rozemberg, B; Minayo, MC de S A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001. Disponível em  https://www.scielosp.org/pdf/csc/2001.v6n1/115-123/pt

    2.       Filgueiras SL. Eu não sou só o HIV que eu tenho: humanização acolhimento e escutano atendimento a mulheres que vivem com AIDS. In: Deslandes SF (org) Humanização dos cuidados em saúde- conceitos, dilemas e práticas. 11 ed. Rio de Janeiro, Ed.FIOCRUZ,, 2006. P389-414


  • 5ª aula - 8 de julho- 4a feira

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: enfrentamento da violência nos territórios e serviços de saúde.

    Dinâmica da Violência contra a Mulher

    Convidada: Doutoranda do DIVERSITAS/FFLCH  e Professora da Terapia ocupacional da FMUSP - Camila C.B. X de Souza.

     

    Leitura obrigatória

    DE FERRANTE FG; SANTOS MA; VIEIRA EM. Violência contra a mulher: percepção dos médicos das unidades básicas de saúde da cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.13, n.31, p.287-99, out./dez. 2009.

    leitura complementar

    Pierotti CF  , d’Oliveira AFP , Terra MF. A situação de violência doméstica de gênero na atenção primária à saúde. Arq Med Hosp Fac Cienc Med Santa Casa São Paulo. 2018;63(1):12-8. Disponível em:  https://doi.org/10.26432/1809-3019.2018.63.1.12

    Aguiar JM, D’Oliveira AFPL, Schraiber LB. Mudanças históricas na rede intersetorial de serviços voltados à violência contra a mulher – São Paulo, Brasil. Interface (Botucatu). 2020; 24: e190486 https://doi.org/10.1590/Interface.190486


  • 6ª aula - 15 de julho - 4a feira

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde - população indígena/medicalização

    Ferreira, MKL. Atração fatal: trabalho escravo e o uso de psicotrópicos por povos indígenas de São Paulo. In: Leibing, A (org) Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 81-112.

    videos Demarcação já 

    Povos indígenas do Brasil 

    QA questão indígena em 4 minutos 

    Funai   (video de 2017)

    Outras leituras

    Zorzanelli RT, Cruz MGA.. Conceito de medicalização em Michel Foucault. Interface (Botucatu). 2018 DOI: 10.1590/1807-57622017.0194

    Ferreira MS, Medicalização da vida: sobre o processo de biologização da existência. Revista discente da UNIABEU 5(10). 2017. 








  • 7ª aula - 17 de julho - 6a feira

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde – Tema transversal: Saúde da população imigrante

    Steffens I; Martins J. “Falta um Jorge”: A saúde na Política Municipal para Migrantes de São Paulo. Lua Nova, São Paulo, 98: 275-299, 2016.

    Leitura complementar

    Waldman TC. Movimentos migratorios sob a perspectiva do direito à saúde: imigrantes bolivianas em Sãopaulo. Rev direito sanit. 12(1): 90-114. 2011


  • 8ª aula - 22 de julho - 4a feira

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde – Tema transversal: Saúde da população negra

    Debatedora convidada – Dra Dulce

    Leitura Obrigatória

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa e ao Controle Social. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: uma política para o SUS. 3 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_saude_populacao_negra_3d.pdf

    ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo e ideologia. In:__________O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018. p 45-64.

    Leitura complementar

    ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2018.

    Paixão M, Rosseto I, MontovaneleF, Carvano  LM (ors). Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil; 2009-2010. Ed Garamond, Rio de Janeiro, 2011.  Disponível em http://www.palmares.gov.br/wp-content/uploads/2011/09/desigualdades_raciais_2009-2010.pdf

    Videos



  • 9a aula -29 de julho- 4a feira

    Eixo da Discussão: Necessidades, Cuidado e Humanização e Redes de Saúde. Tema transversal de discussão: quais as relações dos serviços de saúde  com o meio ambiente? A natureza está doente?

    Aula aberta: Ambiente, corpo e saúde: poluição e contaminação ambiental - Cubatão e Baixada Santista         

    Leituras recomendadas

    1. Justiça Ambiental, Trabalho e Cidadania O “Caso Rhodia/Baixada Santista” – A maior contaminação por POPs no Brasil (Relator: João Carlos Gomes).

    Fonte: http://www.riosvivos.org.br/arquivos/660712871.doc

     2. Meio Ambiente, classe e trabalho no capitalismo global: uma análise das novas formas de resistência a partir da experiência da ACPO (Autor: Julianna Eluze Carrera Malerba)

    Fonte: http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT17/gt17_juliana_malerba.pdf

     3. Crimes Corporativos Contra a Vida e Necrocorporações (Autoria: Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Rafael Alcadipani)  Fonte: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_EOR908.pdf



  • 10ª aula - Avaliação


    Mano MA. Diário de uma semana. In: Un JAW, Mano MAM, Vasconcelos EM, Prado EV, Floss M (or). Percepções amorosas sobre o cuidado em saúde: Estórias da Rua Balsa das 10. São Paulo, HUCITEC, 2019.

    Avaliação da disciplina

    • Caros alunos,

      solicitamos que façam uma avaliação da disciplina no que diz respeito a:

      Conteúdo,  temas, em relação às suas expectativas e relação com seu estudo

      Material bibliográfico disponibilizado

      Metodologia, fórum, moodle, aulas virtuais, avaliação

      Sugestões

      Esta avaliação é importante para que possamos aprimorar a disciplina para os próximos anos


    • Pedimos que escrevam um texto  com uma reflexão sobre  os temas tratados ao longo da disciplina, as discussões e leituras feitas e sua relação com seus temas de pós graduação

      O texto deverá ter até 3 laudas, em letra Times New Roman 12, espaço 1,5

      Não se esqueçam de colocar seus nomes no paper.

      Entrega até dia 28 de agosto

      Abc