Programação

    • O Centro Acadêmico e a FEA-RP querem ouvir sua opinião mesmo antes de terminar o semestre! Acesse aqui os questionários de avaliação parcial das disciplinas que foram oferecidas no isolamento social. Dê sua opinião para melhorarmos nossos processos de ensino e aprendizagem.

  • Aula 1: a importância da HPE

    Nesta aula tratamos de questões metodológicas. Usamos ferramentas filosóficas para estudar a importância da história do pensamento econômico. Em particular, utilizaremos a epistemologia evolucionária para tal fim.

    Na aula presencial fizemos um apanhado da evolução da filosofia da ciência, com ênfase em BAcon, Descartes, positivismo lógico, Popper e Kuhn

    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler o texto 01 de minha autoria sobre o tema, pdf  postado nos avisos no começo do curso

    b) leiam o texto pdf anexo a esta aula

    c) Assista a vídeo aula 01

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: explique e explore o paralelo entre Popper e Kuhn em termos de competição vs monopólio no mercado de idéias.


  • Aula 2: o pensamento econômico na Antiguidade

    Nesta aula tratamos do pensamento econômico na antiguidade clássica. Em particular, abordaremos Xenofonte, Platão e Aristóteles. AS idéias desse último influenciam o pensamento economico medieval, que por sua vez influencia a teoria econômica a partir do século dezoito.

    Tarefas para a aula:

    a) não existe texto associado a essa aula 

    b) Assista a vídeo aula 02

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia antiga, como FEIJÓ, R. História do Pensamento Econômico, São Paulo: Atlas, 2. ed., 2007. , capítulo 1.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão 1: contraste as opiniões de Platão e Aristóteles sobre os efeitos da propriedade privada

    Questão 2: explique a diferença entre uso legítimo da moeda e uso antinatural da mesma




  • Aula 3: o pensamento econômico medieval e a escola de Salamanca

    Nesta aula tratamos do pensamento economico medieval. Influenciados pelos gregos, pensadores cristãos discutem temas como preço justo (incluindo discussão de teoria do valor e rudimentos da teoria de competição e monopólio) e usura. Com o desenvolvimento dos mercados, ocorre transição entre visão de mundo moralista (como não pecar) para concepção científica (qual é a função econômica dos preços e dos mercados). Surgimento da primeira escola de pensamento econômico, a Escola de Salamanca.


    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler o texto 02 de Olivi sobre preços justos e licitude de cobrança de preços maiores em crises 

    b) Assista a vídeo aula 03

    c) trecho de livro texto sobre o tema, como o capítulo 2 de FEIJÓ (2007).

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: por que empréstimo de dinheiro com cobranca de juros é condenada? Quais argumentos foram apresentados como casos exepcionais.




  • Aula 4: o mercantilismo

    Nesta aula trataremos do mercantilismo. Este é importante porque os primeiros economistas escreveram sua teoria em oposição ao mercantilismo e também porque este é ainda o conjunto de idéias dominantes na atualidade. Descrição das idéias mercantilistas e interpretação do mercantilismo como forma de intervencionismo associado ao surgimento dos estados nação. Politicas de restrição ao comercio exterior, como colonialismo e regulação anti-competitiva do comércio interior

    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler o texto de von Hornick, de uma página, que se encontra no próprio video e o texto-resumo em pdf anexo neste tópico após o video. 

    b) Assista a vídeo aula 04

    c) leiam algum livro-texto de HPE e material na internet sobre a economia mercantilista, como FEIJÓ (2007), cap. 3 ou BRUE, S. História do Pensamento Econômico. São Paulo: Pioneira Thoson, 2005, cap. 2.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: ilustre com notícias contemporâneas a tese apresentada em aula segundo a qual  vivemos no intervencionismo. associe a notícia a elementos da visão de mundo do mercantilismo.


  • Aula 5: precursores - Cantillon, Boisguilbert, Galiani

    Nesta aula e nas próximas  tratamos do surgimento da teoria econômica no século XVIII. Abordaremos o primeiro tratado completo do assunto, escrito por Cantillon, os escritos de Boisguilbert que influeniaram as idéias da Fisiocracia e a teoria do valor expressa pelo italiano Galiani.

    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler o texto 03 disponível na página de recados, escrito por Galiani, sobre causas do valor 

    b) Assista a vídeo aula 05

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre precursores da teoria econômica, como , FEIJÓ (2007), cap. 4.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: identifique as classes econômicas e o que as define na teoria de Cantillon, enfatizando o papel do tempo e da incerteza na função empresarial.



  • Aula 6: Os Fisiocratas (Quesnay), Turgot, Condillac

    Nesta aula continuamos a expor o surgimento da teoria econômica no século XVIII. Trataremos dos Fisiocratas (Quesnay), Turgot e Condillac.

    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler o texto 08 disponível na página de recados. trata-se do capitulo 3 de minha tese de livre-docencia, que resume a obra desses autores e também o breve texto resumido anexo a este tópico.

    b) Assista a vídeo aula 06

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre precursores da teoria econômica, como FEIJÓ (2007), cap. 4 ou BRUE (2005), cap. 3.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: compare o modelo agregado ou macroeconômico de Cantillon e Quesnay, comparnado as classes envolvidas e as relações entre elas.


     

  • Aula 7: o Iluminismo Escocês

    Nesta aula prosseguimos com a discussão do surgimento da teoria econômica no século XVIII. Trataremos do iluminismo escocês, importante para o estudo subsequente de Adam Smith

    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler o texto 05 disponível na página de recados, escrito por Mandeville. É fragmento da fábula das abelhas, um poema polêmico do periodo que discute auto-interesse, moralidade e prosperidade das sociedades

    b) Assista a vídeo aula 07

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre precursores da teoria econômica

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: relacione as idéias da Fabula das Abelhas com o conceito de Ferguson sobre fenômenos sociais serem fruto da ação humana, mas nao da intenção humana. Considere a dicotomia clássica entre fenômenos naturais e artificiais.




  • Aula 8: Adam Smith e a Economia Política Britânica

    Nesta aula apresentamos as idéias centrais de Adam Smith. Esse autor é o fundador da escola britânica de pensamento econômico, cujos autores principais foram, além de Smith, Malthus, Ricardo e J. S. Mil. Além de apresentar as idéias gerais de Smith, tratamos do contraste entre essa escola de pensamento e a teoria moderna.

    Tarefas para a aula:

    a) Leiam os três primeiros capitulos da primeira parte da Riqueza das Nações de Smith. Essa leitura serve para as próximas duas aulas também. O texto foi enviado na seção de avisos como texto 6.

    b) Assista a vídeo aula 08

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia de Smith, como FEIJÓ (2007), cap. 5 ou BRUE (2005), cap. 5.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: compare a plutologia com a catalaxia.




  • Aula 9: detalhes do sistema smithiano - parte I

    Nesta aula apresentamos detalhes da Riqueza das Nações de Smith

    Tarefas para a aula:

    a) Leiam os três primeiros capitulos da primeira parte da Riqueza das Nações de Smith (mesma leitura da aula anterior)

    b) Assista a vídeo aula 09

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia de Smith, como FEIJÓ (2007), cap. 5 ou BRUE (2005), cap. 5. (mesma leitura da aula anterior).

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão:

    Exponha o contraste feito por Smith entre a mão invisível dos agentes em economia descentralizada com o plano central do "homem de sistema"


  • Aula 10: detelhes do sistema smithiano - parte II

    Nesta aula continuaremos a apresentar detalhes da Riqueza das Nações de Smith

    Tarefas para a aula:

    a) Leiam os três primeiros capitulos da primeira parte da Riqueza das Nações de Smith (mesma leitura da aula anterior)

    b) Assista a vídeo aula 10

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a economia de Smith, como FEIJÓ (2007), cap. 5 ou BRUE (2005), cap. 5. (mesma leitura da aula anterior).

    d) responda a questão:

    Questão: exponha a teoria smithiana do valor em uma sociedade sem acúmulo de capital, ou seja, exponha o modelo do cervo e do castor.



  • Aula 11: Malthus e o crescimento populacional

    Nesta aula tratamos da teoria da população de Malthus, com suas implicações sobre o crescimento econômico e a teoria antiga dos salários. Discutimos também os limites das doutrinas de Malthus e da relação entre instituições, progresso técnico e soluções para a tragédia dos comuns.

    Tarefas para a aula:

    a) não existe texto associado a essa aula. Procure na internet informações sobre a controvérsia-aposta entre Julian Simon e Paul Ehrlich e associe as teses malthusianas

    b) Assista a vídeo aula 11

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre Malthus, como FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 6.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: Discuta a seguinte afirmação à luz da doutrina malthusiana e de suas críticas: "A disponibilidade de água potável representará no futuro próximo uma ameaça ao desenvolvimento da civilização".




  • Aula 12: a teoria da renda da terra

    Nesta aula tratamos da teoria da renda da terra, que fará parte do modelo ricardiano de crescimento.

    Tarefas para a aula:

    a) não existe texto associado a essa aula. 

    b) Assista a vídeo aula 12

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre a teoria da renda da terra, como FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 7.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: por que a terra marginal não gera renda?



  • Aula 13: David Ricardo

    Nesta aula tratamos  das contribuições de David Ricardo, o principal autor da segunda geração da escola britânica de economia política. Em particular trataremos da teoria do valor, do modelo de crescimento e da teoria das vantagens comparativas.

    Tarefas para a aula:

    a) leia o texto de Ricardo disponibilizado na seção de avisos, sobre valor.

    b) Assista a vídeo aula 13

    c) leiam  livro texto de hpe e material na internet sobre Ricardo, como  FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 7. 

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: explique porque os lucros diminuem no modelo ricardiano.




  • Aula 14: John Stuart Mill

    Nesta aula tratamos do utilitarismo de Bentham e das contribuições de John Stuart Mill à teoria econômica. Mencionamos também algumas outras contribuições do autor em outros campos, como a lógica indutiva e a filosofia política.  Suas contribuições à metodologia da economia são reservadas para outra aula.

    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler o texto resumido sobre Mill (anexo) e o capítulo dos Principios sobre direitos de propriedade (parte 2, cap. 1)

    b) Assista a vídeo aula 14

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre J. S. Mill, como como FEIJÓ (2007), cap. 6 ou BRUE (2005), cap. 8

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: explique o que significa, nos Principios de Mill, a separação entre produção e distribuição de riqueza.



  • Aula 15: Nassau Senior

    Nesta aula tratamos da economia desenvolvida por Nassau Senior, um crítico da ortodoxia ricardiana. Em particular, trataremos de suas contribuições à metodologia, teoria subjetiva do valor e sobretudo sua doutrina sobre a abstinência como fator produtivo.

    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler material sobre Senior em manuais de HPE e internet.  

    b) Assistam a vídeo aula 15

    c) leiam algum livro texto de hpe e material na internet sobre Nassau Senior, como BRUE (2005), cap. 8

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: explique o conceito de abstinência como serviço produtivo.


  • Aula 16: metodologia da economia nos autores do séc. XIX

    Nesta aula trataremos da Metodologia da Economia típica do século dezenove, estabelecida por Say e consolidada por Mill. Depois de olhar brevemente algumas idéias metodológicas de Smith e Malthus, abordaremos Say, Ricardo, Mill, Senior e Cairnes. Na metodologia do período, o modo lógico-verbal é defendido em termos da complexidade superior dos fenômenos econômicos.


    Tarefas para a aula:

    a) Os alunos devem ler texto de Mill sobre metodologia da economia, Da Definição de Economia Política e do método próprio a ela (texto pdf anexo nesta aula).  

    b) Assistam a vídeo aula 16

    c) leitura opcional: BARBIERI, F e FEIJÓ, R. Metodologia do Pensamento Econômico. São Paulo: Atlas, GEN, 2013, caps. 7 e 8.

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questões:

    1)  Por que Mill, um empirista, acredita que as ciências sociais e em particular a economia deve usar um método abstrato e dedutivo? O que, para o autor,  são leis de tendência e quais motivos fazem com que rejeite o emprego de métodos formais da matemática em economia.

    2) discuta a definição de economia empregada por Mill em Da Definição de Economia Política e do método próprio a ela.






  • Aula 17: o socialismo

    Esta aula trata da discussão de idéias socialistas na discussão de sistemas economicos comparados. Trata de diversos autores que representam diferentes matizes de pensamento socialista. 

    Tarefas para a aula:

    a) leia o texto de Engels, intitulado Do Socialismo Utópico ao Socialismo científico

    b) leia  o resumo da aula em pdf, os slides da aula 17 e algum manual de HPE sobre o socialismo, como BRUE (2005), cap. 9.

    c) Assista a vídeo da aula 17

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: discuta em que sentido (segundo quais critérios) os autores estudados nesta aula são classificados como "utópicos" por Marx e Engels. Avalie essa caracterização usando as noções de filosofia da ciencia de nossa primeira aula.



  • Aula 18: Karl Marx - parte I

    Primeira parte da aula sobre Marx. Aborda vida, influencias intelectuais e formação da dialética materialista.

    Tarefas para os alunos:


    a) ler sobre Marx em algum livro-texto de economia, como FEIJÓ (2007), cap. 7 ou BRUE (2005), cap. 10, além do resumo da minha aula e o powerpoint da mesma.

    b) ler o texto O Manifesto Comunista de Marx e Engels

    c) ver o video 18

    d) responder a questão, com data de entrega a combinar

    Questão: para Malthus e para  Marx, o salário gravita em torno do nível de subsistência. Compare as razões dadas pelos dois autores.



  • Aula 19 - Karl Marx - parte II

    Segunda parte da aula sobre Marx. Aborda teoria do valor, previsões sobre o modo de produção capitalista e trata da "grande contradição" do sistema marxista.


    Tarefa unica:

    a) ver o vídeo 19 (as tarefas ficam para a aula anterior, sobre o mesmo autor. aqui temos a segunda parte da mesma aula).



  • Aula 20 - Say e a escola liberal francesa

    Esta aula trata da discussão de idéias liberais sobre sistemas economicos comparados desenvolvidas pela escola francesa de economistas do século dezenove. O autor principal desta aula é Jean-Baptiste Say, o autor que sistematizou o pensamento de Smith e influenciou Ricardo e os autores ingleses.  

    Tarefas para a aula:

    a) leia o breve capítulo do Tratado de  Say intitulado "que vantagens resultam da atividade de circulação do dinheiroe e das mercadorias", 

    b) leitura avançada opcional:  capítulo da minha tese de livre-docência sobre o autor, disponível abaixo. 

    c) Assista a vídeo da aula 20

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: Tendo em vista a leitura do capitulo 16 da primeira parte do Tratado de Say, discuta em que medida ele é compatível com a descrição da "Lei de Say" feita pelos manuais de macroeconomia. Identifique e discuta o tipo de explicação utilizada para a falta de produção de mercadorias no Brasil.


  • Aula 21 - Bastiat e a escola liberal francesa

    Esta aula dá continuidade à aula anterior sobre o desenvolvimento da escola francesa de economia do século XIX. Em particular, abordaremos a segunda metade do século, partindo das idéias de Bastiat.

    Tarefas para a aula:

    a) leia a breve sátira de Bastiat intitulada Uma Petição. 

    b) leia fragmento da minha tese de livre-docencia com resumo sobre a obra do autor

    c) Assista a vídeo da aula 21

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: relacione o argumento do texto Uma petição como referencial teórico baseado na tríada necessidade-esforço-satisfação mencionada no vídeo.


  • Aula 22 - A Escola Histórica Alemã

    Esta aula aborda a escola histórica alemã, que rejeita o método dedutivo empregado pelos economistas ingleses, em especial Ricardo, em favor de uma abordagem empírica baseada na observação histórica.

    Tarefas para a aula:

    a)  leia sobre o tema em algum manual de HPE, como BRUE (2005), cap. 11.

    b) leia slides da aula

    c) Assista a vídeo da aula 22

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão: analise as disciplinas de seu curso de economia tendo em vista as duas posturas opostas na batalha do método.

     

  • Aula 23 - A crise da Economia Política Britânica

    Esta aula aborda a crise da tradição britânica de economia política, discutindo os críticos do modelo plutológico. Essa crise coloca as condições para a revolução marginalista de 1871.

    Tarefas para a aula:

    a)  leia sobre a crise da economia clássica e revolução marginalista em algum manual de HPE, como FEIJÓ (2007), cap. 8.

    b) leia slides da aula

    c) Assista a vídeo da aula 23

    d) responda a questão e envie a resposta editada em data a ser combinada

    Questão:

    Contraste a noção de custo adotada pelos economistas britânicos ingleses com o conceito de custo utilizado após a revolução marginalista, associando este último ao problema economico fundamental tal como descrito por Lionel Robbins.