Aperçu des sections
-
-
Pasta no Drive com os filmes do curso (sendo completada).
-
Texto de até duas páginas, apresentando o tema do trabalho final do curso.
-
Enviar em formato PDF.
-
Filmes: The Riddle of the Sphinx (Laura Mulvey e Peter Wolen, 1977) + trechos de Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)
Leituras:
- HUYSSEN, Andreas. “Introdução” e “A Cultura de Massa enquanto Mulher”. In: Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
- MULVEY, Laura. “Introduction: 1970s Feminist Film Theory and the Obsolescent Object”. In: Mulvey, Laura; Rogers, Anna Backman (eds). Feminisms: Diversity, Difference and Multiplicity in Contemporary Film Cultures. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2015, p. 17-26.
- XAVIER, Ismail. “O lugar do crime: a noção clássica de representação e a teoria do espetáculo, de Griffith a Hitchcock”. In: O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 59-84.
-
Aula 2 (05/03) - Eventos midiáticos para além do grande divisor: O caso Lady Di e suas reverberações fílmicas
Filmes: Trechos de documentários de 1997, The Queen (Stephen Frears, 2006), The Crown (Peter Morgan, 2016-)
Leituras:
- ELSAESSER, Thomas. “História do cinema como arqueologia das mídias”. In: Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Edições SESC, 2018, p. 72-102.
- HAMBURGER, Esther. “O Perfume das flores”. In: FRIEDMAN, Luis Carlos (ed). Política e cultura – Século XXI (vol. 2). Rio de Janeiro: Alerj; Relume-Dumará. 2002, 119-128.
- SCREEN Magazine. Edição especial sobre a morte de Diana, Primavera 1998.
-
Entrega individual de um parágrafo sobre o ensaio "História do Cinema como Arqueologia das Mídias", de Thomas Elsaesser, presente nas leituras obrigatórias da aula. Em formato Word.
Entrega até Quarta-feira, 4 de Março, às 8 horas.
-
Filmes: Trechos da cobertura de 11 de setembro de 2001 e trechos da cobertura dos atos de Junho de 2013
Leituras:
- CLARK, T. J. “O estado do espetáculo”. In: Modernismos. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 307-329.
- HAMBURGER, Esther. “Saímos do Facebook?”. In: KOWARICK, Lúcio; FRÚGOLI, Heitor (ed.). Pluralidade Urbana em São Paulo. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 293-320.
- HAMBURGER, Esther. “Visualidade, Visibilidade e Performance em 11 de setembro de 2001”. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVSKY, Maurício (orgs.). Visualidades Hoje. Salvador: EDUFBA, 2013, p.
-
Filme: Cathy come home (Ken Loach, 1966)
Leituras:
- HILL, John. “Blurring the ‘distinction between fact and fiction’: Cathy come home, In two minds, and The Golden vision”. In: Ken Loach: the Politics of Film and Television. Londres: BFI Publishing, 2011, p. 51-79.
- MELLO, Cecilia. “Up the Junction: Ken Loach and the realism”. In: NAGIB, Lúcia; MELLO, Cecilia (eds.). Realism and the Audiovisual Media. Hampshire: Palgrave Macmillian, 2009, p. 175-189.
-
Entrega individual de uma página comentando o filme "Cathy Come Home", de Ken Loach, com a bibliografia obrigatória da aula. Em formato Word.
Entrega até Quarta-feira, 25 de Março, às 8 horas.
LINK PARA DOWNLOAD DO FILME: https://drive.google.com/drive/folders/1ACi5cc6faPr5LsrhXP-ep2dkntbjskNw?usp=sharing
-
Filme: Ali, o medo devora a alma (Rainer Werner Fassbinder, 1974)
Tudo que o Céu Permite (Douglas Sirk, 1955)
Leituras:
- ELSAESSER, Thomas. “Tales of Sound and Fury: Observations on the Family Melodrama”. In: GLEDHILL, Christine. (ed.) Home Is Where the Heart Is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film. Londres: BFI Publishing, 1987 [1972], p. 43-69.
- FASSBINDER, Rainer Werner. “Sobre os filmes de Douglas Sirk”. In: A anarquia da fantasia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
- XAVIER, Ismail. “Melodrama, ou a sedução da moral negociada”. In: O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 85-99.
-
Filme: O Casamento de Maria Braun (Rainer Werner Fassbinder, 1978)
Leituras:
- BROOKS, Peter. “The Melodramatic Imagination”. In: The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess. New Haven e Londres: Yale University Press, 1976, p. 1-23.
- GLEDHILL, Christine. “The Melodramatic Field: An Investigation”. In: GLEDHILL, Christine. (ed.) Home Is Where the Heart Is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film. Londres: BFI Publishing, 1987, p. 5-39.
- WILLIAMS, Linda. “Mega-Melodrama! Vertical and Horizontal Suspensions of the ‘Classical’”. In: Modern Drama. Toronto: University of Toronto Press, v. 55, n. 4, 2012, p. 523-543.
-
Filme: Alice nas cidades (Wim Wenders, 1974)
Leituras:
- GRAF, Alexander. “Alice in the Cities”. In: The cinema of Wim Wenders: the celluloid highway. Londres:
Wallflower Press, 2002, p. 72-92.
Entrega do trabalho bibliográfico: Trabalho de 10 a 15 páginas sobre um dos tópicos da disciplina, discutindo e relacionando os textos da bibliografia da aula escolhida. Em formato Word.
- GRAF, Alexander. “Alice in the Cities”. In: The cinema of Wim Wenders: the celluloid highway. Londres:
Wallflower Press, 2002, p. 72-92.
-
Filme: O decálogo (Krzystov Kieslovsky, 1988), Episódios 1 e 2.
Leituras:
- HALTOF, Marek. “Entomological Observations and Metaphysics in Decalogue”. In: The Cinema of Krzystof Kieslowski: Variations on Destiny and Chance. Londres: Wallflower Press, 2004, p. 75-107.
-
Filme: Cenas de um Casamento (Ingmar Bergman, 1973), Episódios 1 e 5.
Leituras:
- BERGMAN, Ingmar. Lanterna Mágica. São Paulo: Cosac Naify. 2013.
-
Filmes: Trechos de: In the year of the pig (Emilio De Antonio, 1968), Documentário História da TV (Granada Television), Loin du Vietnam (1967), Peter Watkins, Hearts and Minds (Peter Davis, 1974)
Leituras:
- KELLNER, Douglas; STREIBLE, Dan (eds.). “In the Year of the Pig”. In: Emile de Antonio, a reader. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000, p. 199-226.
- LEWIS, Randolph. “Vietnam: In the year of the pig”. In: Emile de Antonio, radical filmmaker in cold war America. Madison: University of Wisconsin Press, 2000, p. 76-112.
-
Filme: Apocalypse Now (Francis Ford Coppola ,1979)
Leituras:
- MURCH,W. Num Piscar de Olhos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
-
Filme: Uma Mulher sob Influência (John Cassavetes, 1974)
Leituras:
- Chiaretti, Maria. Trechos de "A presença do teatro/ teatralidade e ator-autor". In: O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade (1968-1978). 2019. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 118-128, 130-136, 141-143.*
- Jones, Kent. "The War at Home", In: The Current - Revista Online da Criterion Collection.
https://www.criterion.com/current/posts/340-a-woman-under-the-influence-the-war-at-home
Russell, Michele. "Review of A Woman Under the Influence". In: Cinéaste, v. 7, n. 1, 1975, p. 34-36. https://www.jstor.org/stable/41685781
* O arquivo são trechos de um dos capítulos da tese, onde a análise do filme estava mais destacada. O texto integral se encontra na bibliografia adicional da aula.
-
Filme: 2001 Odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968)
Leituras:
- CHION, Michel. "Structure", "Style" e "Towards the Absolute Film". In: 2001: Kubrick’s Cinema Odyssey. London: BFI, 2001, p. 50-155.
- CIMENT, Michel. “Kubrick e o Fantástico - 2001: uma Odisseia no Espaço”. In: Conversas com Stanley Kubrick. São Paulo: Cosac Naify e Mostra, 2013, p. 87-99.
-
Filme: Twin Peaks (David Lynch, 1991), Episódios 1 e 2
Leituras:
- CAPANEMA, Letícia. “Complexidade nas obras televisuais de David Lynch”. In: GEMInIS. São Carlos, ano 7, n. 2, p.56-77, 2016.
- SILVA, Marcel Vieira Barreto. “Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade.” In: Galaxia. São Paulo, n. 26, p. 241-252, jun. 2014.
- THOMPSON, Kristin. "The Strange Cases of David Lynch". In: Storytelling in Film and Television. Londres: Harvard University Press, 2003, p. 106-135.