Topic outline

  • Aula 1 (20/02) - Modernismo e Cultura de Massa: polos que se constituem?

    Filmes: The Riddle of the Sphinx (Laura Mulvey e Peter Wolen, 1977) + trechos de Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)

    Leituras

    • HUYSSEN, Andreas. “Introdução” e “A Cultura de Massa enquanto Mulher”. In: Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
    • MULVEY, Laura. “Introduction: 1970s Feminist Film Theory and the Obsolescent Object”. In: Mulvey, Laura; Rogers, Anna Backman (eds). Feminisms: Diversity, Difference and Multiplicity in Contemporary Film Cultures. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2015, p. 17-26.
    • XAVIER, Ismail. “O lugar do crime: a noção clássica de representação e a teoria do espetáculo, de Griffith a Hitchcock”. In: O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 59-84.


  • Aula 2 (05/03) - Eventos midiáticos para além do grande divisor: O caso Lady Di e suas reverberações fílmicas

    Filmes: Trechos de documentários de 1997, The Queen (Stephen Frears, 2006), The Crown (Peter Morgan, 2016-)

    Leituras:

    • ELSAESSER, Thomas. “História do cinema como arqueologia das mídias”. In: Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Edições SESC, 2018, p. 72-102.
    • HAMBURGER, Esther. “O Perfume das flores”. In: FRIEDMAN, Luis Carlos (ed). Política e cultura – Século XXI (vol. 2). Rio de Janeiro: Alerj; Relume-Dumará. 2002, 119-128.
    • SCREEN Magazine. Edição especial sobre a morte de Diana, Primavera 1998.

  • Aula 3 (12/03) - Eventos midiáticos 2: 11 de setembro e Junho de 2013

    Filmes: Trechos da cobertura de 11 de setembro de 2001 e trechos da cobertura dos atos de Junho de 2013

    Leituras:

    • CLARK, T. J. “O estado do espetáculo”. In: Modernismos. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 307-329.
    • HAMBURGER, Esther. “Saímos do Facebook?”. In: KOWARICK, Lúcio; FRÚGOLI, Heitor (ed.). Pluralidade Urbana em São Paulo. São Paulo: Editora 34, 2016, p. 293-320.
    • HAMBURGER, Esther. “Visualidade, Visibilidade e Performance em 11 de setembro de 2001”. In: BRASIL, André; MORETTIN, Eduardo; LISSOVSKY, Maurício (orgs.). Visualidades Hoje. Salvador: EDUFBA, 2013, p.


  • Aula 4 (26/03) - Ken Loach, a BBC e o Docudrama

    Filme: Cathy come home (Ken Loach, 1966)

    Leituras:

    • HILL, John. “Blurring the ‘distinction between fact and fiction’: Cathy come home, In two minds, and The Golden vision”. In: Ken Loach: the Politics of Film and Television. Londres: BFI Publishing, 2011, p. 51-79.
    • MELLO, Cecilia. “Up the Junction: Ken Loach and the realism”. In: NAGIB, Lúcia; MELLO, Cecilia (eds.). Realism and the Audiovisual Media. Hampshire: Palgrave Macmillian, 2009, p. 175-189. 

    • Entrega individual de uma página comentando o filme "Cathy Come Home", de Ken Loach, com a bibliografia obrigatória da aula. Em formato Word. 

      Entrega até Quarta-feira, 25 de Março, às 8 horas


      LINK PARA DOWNLOAD DO FILME: https://drive.google.com/drive/folders/1ACi5cc6faPr5LsrhXP-ep2dkntbjskNw?usp=sharing 

  • Aula 5 (09/04) - Fassbinder e Sirk – Releituras do melodrama hollywoodiano

    Filme: Ali, o medo devora a alma (Rainer Werner Fassbinder, 1974)

                Tudo que o Céu Permite (Douglas Sirk, 1955)

    Leituras:

    • ELSAESSER, Thomas. “Tales of Sound and Fury: Observations on the Family Melodrama”. In: GLEDHILL, Christine. (ed.) Home Is Where the Heart Is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film. Londres: BFI Publishing, 1987 [1972], p. 43-69.
    • FASSBINDER, Rainer Werner. “Sobre os filmes de Douglas Sirk”. In: A anarquia da fantasia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
    • XAVIER, Ismail. “Melodrama, ou a sedução da moral negociada”. In: O olhar e a cena – Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 85-99.


  • Aula 6 (23/04) - Fassbinder II – Reconhecendo o melodrama

    Filme: O Casamento de Maria Braun (Rainer Werner Fassbinder, 1978)

    Leituras:

    • BROOKS, Peter. “The Melodramatic Imagination”. In: The Melodramatic Imagination: Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess. New Haven e Londres: Yale University Press, 1976, p. 1-23.
    • GLEDHILL, Christine. “The Melodramatic Field: An Investigation”. In: GLEDHILL, Christine. (ed.) Home Is Where the Heart Is: Studies in Melodrama and the Woman’s Film. Londres: BFI Publishing, 1987, p. 5-39.
    • WILLIAMS, Linda. “Mega-Melodrama! Vertical and Horizontal Suspensions of the ‘Classical’”. In: Modern Drama. Toronto: University of Toronto Press, v. 55, n. 4, 2012, p. 523-543.


  • Aula 7 (30/04) - Wim Wenders: a perambulação e o road movie no cinema alemão

    Filme: Alice nas cidades (Wim Wenders, 1974)

    Leituras:

    • GRAF, Alexander. “Alice in the Cities”. In: The cinema of Wim Wenders: the celluloid highway. Londres: Wallflower Press, 2002, p. 72-92.


    Entrega do trabalho bibliográfico: Trabalho de 10 a 15 páginas sobre um dos tópicos da disciplina, discutindo e relacionando os textos da bibliografia da aula escolhida. Em formato Word. 

  • Aula 9 (14/05) - Krzystov Kieslovsky: Documentários do cotidiano e Decálogo

    Filme: O decálogo (Krzystov Kieslovsky, 1988), Episódios 1 e 2.

    Leituras: 

    • HALTOF, Marek. “Entomological Observations and Metaphysics in Decalogue”. In: The Cinema of Krzystof Kieslowski: Variations on Destiny and Chance. Londres: Wallflower Press, 2004, p. 75-107.

  • Aula 10 (21/05) - Ingmar Bergman na TV e no Cinema

    Filme: Cenas de um Casamento (Ingmar Bergman, 1973), Episódios 1 e 5.

    Leituras:

    • BERGMAN, Ingmar. Lanterna Mágica. São Paulo: Cosac Naify. 2013.


  • Aula 11 (04/06) - 1968: Vietnam, Documentário e TV

    Filmes: Trechos de: In the year of the pig (Emilio De Antonio, 1968), Documentário História da TV (Granada Television), Loin du Vietnam (1967), Peter Watkins,  Hearts and Minds (Peter Davis, 1974)

    Leituras:

    • KELLNER, Douglas; STREIBLE, Dan (eds.). “In the Year of the Pig”. In: Emile de Antonio, a reader. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000, p. 199-226.
    • LEWIS, Randolph. “Vietnam: In the year of the pig”. In: Emile de Antonio, radical filmmaker in cold war America. Madison: University of Wisconsin Press, 2000, p. 76-112.

  • Aula 12 (04/06) - A Nova Hollywood e o Vietnam

    Filme: Apocalypse Now (Francis Ford Coppola ,1979)

    Leituras:

    • MURCH,W. Num Piscar de Olhos. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

  • Aula 13 (25/06) - John Cassavetes – Teatro e cinema

    Filme: Uma Mulher sob Influência (John Cassavetes, 1974)

    Leituras:

    • Chiaretti, Maria. Trechos de "A presença do teatro/ teatralidade e ator-autor". In: O cinema instável de Jacques Rivette e John Cassavetes: happening, improvisação, teatralidade (1968-1978). 2019. Tese (Doutorado em Ciências) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 118-128, 130-136, 141-143.* 
    • Jones, Kent. "The War at  Home", In: The Current - Revista Online da Criterion Collection. 

      https://www.criterion.com/current/posts/340-a-woman-under-the-influence-the-war-at-home

    • Russell, Michele. "Review of A Woman Under the Influence". In: Cinéaste, v. 7, n. 1, 1975, p. 34-36. https://www.jstor.org/stable/41685781


    * O arquivo são trechos de um dos capítulos da tese, onde a análise do filme estava mais destacada. O texto integral se encontra na bibliografia adicional da aula. 

  • Aula 14 (02/07) - Ficção científica e antecipação

    Filme: 2001 Odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968)

    Leituras:

    • CHION, Michel. "Structure", "Style" e "Towards the Absolute Film". In: 2001: Kubrick’s Cinema Odyssey. London: BFI, 2001, p. 50-155.
    • CIMENT, Michel. “Kubrick e o Fantástico - 2001: uma Odisseia no Espaço”. In: Conversas com Stanley Kubrick. São Paulo: Cosac Naify e Mostra, 2013, p. 87-99.


  • Aula 15 (09/07) - David Lynch e a televisão seriada

    Filme: Twin Peaks  (David Lynch, 1991), Episódios 1 e 2

    Leituras:

    • CAPANEMA, Letícia. “Complexidade nas obras televisuais de David Lynch”. In: GEMInIS. São Carlos, ano 7, n. 2,  p.56-77, 2016.
    • SILVA, Marcel Vieira Barreto. “Cultura das séries: forma, contexto e consumo de ficção seriada na contemporaneidade.” In: Galaxia. São Paulo, n. 26, p. 241-252, jun. 2014.
    • THOMPSON, Kristin. "The Strange Cases of David Lynch". In: Storytelling in Film and Television. Londres: Harvard University Press, 2003, p. 106-135.