Programação
-
-
Ver Receber uma nota
-
Apresentação da disciplina
-
Pessoal,
deixo aqui a 1a de nossas aulas online. Estou testando uma forma mais simples de gravar o conteúdo, utilizando uma ferramenta do próprio Excel. Basta fazerem o download do arquivo ppt e colocar em modo de apresentação de slides. Por favor, não façam nenhum tipo de modificação nos slides. Cada slide é acompanhado de uma narração minha, que seria o mesmo conteúdo que eu teria dado em sala de aula. Ao iniciar o modo de apresentação, a narração começa automaticamente.
Infelizmente as aulas online não me permitem jogar reflexões a vocês e escutar suas respostas. Isso e as perguntas e comentários que vocês fazem durante as aulas me ajudam muito a perceber onde devo dar mais ênfase. Posso enfatizar mais algumas questões específicas e até produzir materiais extras, caso haja necessidade.
Por isso, peço que usem o fórum para enviar suas dúvidas e seus comentários.
Abraços a todos e todas!
Guilherme
-
Pessoal,
segue a nossa 2a aula não-presencial. Começamos a falar sobre metodologia de pesquisa - um assunto bastante importante e denso. Vou dividir em 3 aulas para ficar mais fácil de acompanhar. Vamos preparar as questões de fixação de conteúdo e, ao final da 3a aula, farei um trabalhinho simples de síntese desse assunto.
Abraços,
Guilherme
-
Pessoal,
segue a nossa 3a aula não-presencial. Continuamos no assunto da aula anterior, e me aprofundei em alguns aspectos metodológicos importantes da pesquisa experimental. Na aula da semana que vem, a Gabriella, que faz doutorado sob minha orientação, vai falar dos estudos observacionais e de epidemiologia. Depois da aula dela, vou faremos um trabalhinho simples de síntese das 3 aulas sobre metodologia da pesquisa.
Abraços,
Guilherme
-
Aula da doutoranda Gabriella Moller, sobre estudos observacionais. Esta é a última parte sobre metodologia da pesquisa científica.
-
Neste vídeo, eu mostro o essencial sobre como fazer busca de artigos científicos usando o google (scholar) e o Pubmed. O vídeo tem cerca de 30 minutos de duração. A atividade desta semana vai ser um pouco diferente das aulas anteriores: em vez de questões de fixação de conteúdo, vocês irão praticar a busca de artigos científicos.
-
Nesta aula, a Profa. Lívia Gonçalves (pós-doutoranda de meu laboratório) fala sobre pseudociência e discute com vocês como identificar esse tipo de prática, e por que é importante saber identificá-la.
O tema é mais atual do que nunca e, em tempos de redes sociais, mais importante do que nunca. Não teremos nenhuma atividade específica sobre pseudociência.
Abraços a todos(as)!
Guilherme
-
Olá pessoal,
aqui vai o ppt da aula sobre leitura crítica de artigos científicos. No último slide, há algumas informações sobre a tarefa desta semana. Mais informações sobre a tarefa estão no tópico específico.
-
Neste tópico estão todas as instruções sobre como o trabalho final deve ser feito, junto com todos os tutoriais (excel e análise estatística) e os guias.
IMPORTANTE: utilizem o arquivo em .doc "Guia para elaboração do trabalho final" como modelo/template para fazerem seu próprio trabalho.