Programação

  • ATUALIZAÇÃO - 23/04/2020

    Caros alunos,

    Diante da atualização (dia 23 de abril) de nossas perspectivas de enfrentamento da pandemia em quarentena, tivemos que reprogramar nossas atividades para podermos concluir a disciplina de forma virtual.

     

    O calendário da disciplina foi cumprido integralmente até o momento contemplando as atividades que foram desenvolvidas até aqui.

     

    A partir de agora, passaremos a nos encontrar nos dias e horários da nossa aula (quintas-feiras, às 14h) por meio do Google Meet. Em nossos encontros, teremos as apresentações de três seminários individuais por dia (o calendário será informado em breve, mas a ordem será mantida) seguidas de discussões. Além disso, poderemos aproveitar os encontros para avançarmos em tópicos relevantes da disciplina (discussão de textos, tirar dúvidas, debates, etc).

     

    Abriremos a sala no Google Meet, nos dias de aula com, 10 minutos de antecedência enviando convites para os e-mails de vocês. Se vocês tiverem dificuldades em usar a plataforma, nos procurem antes para ajudá-los com um breve tutorial.

     

    Compreendemos que a situação que vivemos traz desafios de diversas ordens a todos os nossos alunos e, por esta razão, estamos abertos a negociar estratégias com os alunos que tiverem dificuldade em aderir ao programa que seguiremos daqui pra frente.

     

    Estamos animados com a perspectiva de nos encontrarmos!

     

    Abraços a todos,

    Carlos, Eliana, Isabel e Letízia

     

     

    Seguimos por aqui: curadoriadecolecoes@gmail.com

    Professores:  Carlos Lamas einicker@usp.br - Laboratório de Diptera; 

    Eliana Cancello ecancell@usp.br- Laboratório de Isoptera  & 

    Maria Isabel Landim milandim@usp.br - Laboratório de Museologia 

    Monitora: Letizia Janaina Migliore - lmigliore@usp.br

    Para mais informações e recomendações sobre a atual situação acessar www.coronavirus.usp.br


    Avaliação:

    1. Seminários individuais sobre um Museu de História Natural (peso 2).
    2. Participação nas atividades propostas.
  • Aula 1 - 12 de março

    14:00h - Apresentação do curso e da turma

    15:30h - História dos Museus de História Natural - Profa. Maria Isabel Landim


    Definição de museu do ICOM: 

    O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite.

    Acompanhe a elaboração de nova definição de museu:

    https://icom.museum/es/news/la-definicion-del-museo-la-columna-vertebral-del-icom/


    Outras leituras:

    Dorfman, E. 2017. The Future of Natural History Museums. London, Routledge. 268p.

    Fortey, R. 2009. Dry Storeroom No. 1: The Secret Life of the Natural History Museum. New

    York, Vintage. 352p.

    Grande, L. 2017. Curators: Behind the Scenes of Natural History Museums. Chigago, University of Chicago Press. 432p.

    ICOM. 2013. ICOM Code of Ethics for Natural History Museums. Paris, International Council of Museums. 8p.

    Jardine, N.; Secord, J.A. & Spary, E.C. 1996. Cultures of Natural History. Cambridge, Cambridge University Press. 524p.

    Kemp, C. 2017. The Lost Species: Great Expeditions in the Collections of Natural History Museums. Chigago, University of Chicago Press. 256p.


  • Atividade 1 – 19 de Março

     Seminários - sugerimos que os seminários sejam preparados conforme o calendário. Entrega dos arquivos:

    1. Paulo Presti Migliavacca - Museu de História Natural da Smithsonian em Washington, EUA - adiado para 25 de março.
    2. Raphael  S. L. Marcelino - Museu Americano de História Natural de New York, EUA - adiado para 25 de março.
    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)


    TAREFA 1 - leitura do texto: No dia de cada aula vamos publicar um questionário para ser respondido por todos (valendo presença).


  • Atividade 2 – 26 de Março

    Caros alunos,

    Esperamos que estejam todos bem.

    Enviamos o pdf do livro Cuidado, Manejo y Consevación de las Colecciones Biológicas em anexo para o desenvolvimento da nossa próxima atividade. Além disso, ele representa uma referência interessante para vocês consultarem a qualquer momento.

    Tarefa 2:
    Leiam o Capítulo 2  "Tipos de Colecciones" e façam um fichamento (resumo) com as principais ideias do texto apresentando ao final suas críticas ou dúvidas. O arquivo deve ter no máximo 2 páginas. 

    IMPORTANTE: O arquivo deve ser enviado em formato Word para podermos editar e devem ser salvos assim - NOME DO ALUNO TAREFA #.

    Não se esqueçam de que no campo do assunto no e-mail deve vir a Tarefa # em questão.

    Isso nos ajudará a identificar os arquivos com mais facilidade e administrar a informação sobre os trabalhos de cada um e de todos vocês.

    Já recebemos os primeiros seminários. Se precisarem de ajuda, estamos por aqui.

    Bom trabalho!


    Próxima Entrega de Seminários: 

    1. Luise Sanches Kulessa - Museu de História Natural de Berlim, Alemanha

    2. Letícia Baldassio - Museu Nacional de História Natural de Paris, França

    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)

  • Atividade 3 – 2 de Abril

    Tarefa 3 

    Segue o link da palestra Curadores e coleções: espécies ameaçadas?  Reflexões a partir da coleção de Isoptera do Museu de Zoologia da USP (MZUSP) da professora Drª Eliana Cancello, apresentada no V Simpósio de Termitologia realizado na Universidade Federal do ABC que traz diversos aspectos importantes em relação à curadoria de coleções. https://www.youtube.com/watch?v=gIIP6MAhWRg

    Escrevam, de forma sintética, três pontos que consideraram mais importantes desta palestra, lembrando que ela está focada na coleção de cupins. Vocês devem buscar aspectos mais gerais relacionados à curadoria.        

    Qualquer dúvida estamos à disposição.


    Bom trabalho!



     


    Entrega Seminários para a Próxima Semana

    1. Daniel Lonskis Pacheco - Museu Paraense Emílio Goeldi, Brasil
    2. Hadassa de Zen Itepan - Museu de La Plata, Argentina

    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)


  • 9 de Abril

    SEMANA SANTA

  • Aula 5 - 16 de Abril

    Caros alunos,

    Esperamos que estejam todos bem.

    Na tarefa 4 vocês terão de preencher uma tabela Excel (em anexo) com os parâmetros pedidos, comparando três museus: Museu Nacional de História natural de Paris https://www.mnhn.fr/en/collections, Museu Nacional de História Natural da Smithsonian https://naturalhistory.si.edu/research e Museu Canadense da Natureza https://nature.ca/en/research-collections

    Os três museus têm sites bastante completos em relação às coleções de onde poderão tirar as informações necessárias.

    Qualquer dúvida nos escrevam.

    Abraços a todos

    Entrega de Seminários 

    1. Arthur Correia Alegre - Museu Field de História Natural, Chicago, EUA
    2. Pedro Victor Silva - Museu Australiano, Sidney, Austrália

    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)




  • Aula 6 – 23 de Abril

    Entrega de seminários:

    1. Michelle Leite Araújo - Museu de História Natural de Santiago, Chile

    2. Carmina Lupo - Museu Real da África Central, Tervuren, Bélgica.

    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)




  • Aula 7 – 30 de Abril

    Local - Google Meet. 14h.

    Apresentação dos três primeiros seminários.






    Entrega de Seminários (continua valendo a entrega dos arquivos).

    1. Karina Lima - Museu Sueco de História Natural, Estocolmo Suécia

    2. Guilherme E. Lopez - Museu Nacional de Natureza e Ciência, Tokyo, Japão

    3. Vinicius da S. Valadão - Museu História Natural Bergen, Noruega

    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)


  • Aula 8 – 7 de Maio

    Local - Google Meet. 14h.






    Entrega de Seminários

    1. Laura Garcia - Museu de História Natural de Genebra- Suiça
    2. Letícia Marques - Museu de História Natural de Londres - Inglaterra
    3. Karen Takahara - Museu Canadense da Natureza, Ottawa, Canadá
    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)



  • Aula 9 – 14 de Maio

    Local - Google Meet. 14h.






    Entrega de seminários 

    1. Aline Taba - Naturalis, Centro de Biodiversidade, Leiden, Holanda
    2. Aline Martins - Museu de História Natural da Universidade de Oxford - Inglaterra
    3. Rosângela  - Museu de História Natural e Instituto da Biodiversidade do Kansas EUA
    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)



  • Aula 10 – 21 de Maio

    Local - Google Meet. 14h.






    Entrega de Seminários

    1. Guilherme Duarte - Museu Real de Ontário, Canadá

    2. Antonio Neto - Museu de História Natural de Viena, Áustria

    3. Flávia Z. de Oliveira - Museu de Zoologia da USP

    Enviar para: curadoriadecolecoes@gmail.com (assunto: Seminário Individual)






  • Aula 11 – 28 de Maio

    Local - Google Meet. 14h.




  • Aula 12 - 4 de Junho

    Local - Google Meet. 14h.

  • Aula 13 - 11 de junho

    Feriado

  • Aula 14 - 18 de Junho

    Local - Google Meet. 14h.

  • Seminários Individuais

    AVALIAÇÃO 1 

    Critérios de avaliação dos seminários individuais:
    a) tempo - 15 min
    b) clareza da apresentação oral e coerência com os slides;
    c) clareza dos slides;
    d) qualidade das fontes e das informações;
    e) esforço e qualidade da pesquisa.


    I- Seminários individuais sobre um Museu de História Natural (ver lista de museus sugeridos).

    Orientações gerais:
    1. Histórico da instituição (coleções, edifício, atores, etc);
    2. Personagens relevantes ligados à instituição;
    3. Filiação (nacional, estadual, municipal, etc);
    4. Modelos de gestão (público; privado; etc);
    5. Orçamento anual;
    6. Desenvolvimento de pesquisa (áreas, publicações, etc);
    7. Acervo (tamanho, tipo, organização, etc);
    8. Exposições (tamanho, tipos - longa-duração, temporárias, itinerantes); 9. Outras atividades para o público;
    10. Número de visitantes e cobrança de ingresso.

    OBS: Apresentações não podem ultrapassar 15 minutos.



  • Lista de Museus para Seminários Individuais

    1. Museu de Zoologia da USP
    2. Museu de La Plata, Argentina
    3. Museu Paraense Emilio Goeldi
    4. Museu de História Natural de Santiago, Chile
    5. Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Inglaterra
    6. Museu de História Natural de Londres, Inglaterra
    7. Museu Nacional de História Natural de Paris, França
    8. Museu Sueco de História Natural, Estocolmo, Suécia
    9. Museu de História Natural de Berlim, Alemanha
    10. Museu de História Natural de Genebra, Suíça
    11. Museu de História Natural de Viena, Áustria
    12. Naturalis Centro de Biodiversidade, Leiden, Holanda
    13. Museu de História Natural e Instituto de Biodiversidade da Universidade do Kansas, EUA
    14. Museu Canadense da Natureza, Ottawa, Canadá
    15. Museu Real de Ontário, Toronto, Canadá
    16. Museu Field de História Natural, Chicago, EUA
    17. Museu de História Natural da Smithsonian em Washington, EUA
    18. Museu Americano de História Natural de New York, EUA.
    19. Museu Raffles de Pesquisa em Biodiversidade, Cingapura (Museu de História Natural Lee Kong Chian, Cingapura)
    20. Museu Nacional de Natureza e Ciência, Tokyo, Japão
    21. Museu de História Natural de Beijing, China
    22. Museu Sul-Africano, Cidade do Cabo, África d Sul
    23. Museu Australiano, Sydney, Austrália