Agenda do Curso
-
Caros alunos,
Vocês devem ter recebido um email da secretaria informando que não haverá aula nesta 3af dia
Infelizmente, a Profa. Claudia e eu estamos com problemas graves esta semana (doença de familiares muito próximos), o que nos impede de dar a aula.
Para não prejudicá-los, começaremos as aulas no dia 1/10 e incluiremos uma aula em 8/10, para não alongar mais o calendário.
Abraços e até a semana que vem,
Eliane
********************************
Caros alunos,
As aulas ocorrerão no Auditório da História (Nicolau Sevcenko).
Nos vemos amanhã, 3af, 1/10.
Abraços,
Eliane
-
Gêneros textuais para ensinar
Foram abordadas as seguintes temáticas:
- o trabalho do professor universitário (tipos e quantidades de tarefas),
- os diferentes contextos e influências para o trabalho do professor,
- os textos que permeiam a situação de trabalho do professor, os gêneros que auxiliam na tarefa de se organizar para ensinar: projeto pedagógico, ementa, disciplina, plano de aula,
- uma metodologia de ensino " ativa" : a sala de aula invertida como uma maneira de mudar a relação dos alunos com o ensino, com a aprendizagem e com o saber,
- o trabalho de ensino como uma adaptação constante das orientações gerais, iniciais ao contexto específico, aos alunos de uma turma específica.
-
Apresentação PAE e Palestra do professor Ewout ter Haar sobre Plataformas digitais no ensino superior
-
Gêneros textuais no ambiente universitário para aprender e avaliar
Foram abordadas as temáticas:
- os gêneros específicos de certas disciplinas (ex. relatório de estágio) e os gêneros transversais a várias disciplinas (ex: resumo, resenha etc.)
- a falta de consenso sobre as características dos gêneros textuais e as dificuldades geradas pelas representações não consensuais
- a importância de se levar em conta a situação de produção (quem escreve, para quem, com qual objetivo, em qual local social) para orientar a produção textual
- características de três gêneros que podem ser utilizados para que os alunos aprendam e para que os professores os avaliem: resumo, resenha, diário de leitura
- o diário de leitura como um gênero inovador para desenvolver o pensamento crítico dos alunos
- dicas para a trabalhar a escrita acadêmica
-
Entrega do trabalho final
-
Elaboração de um programa de disciplina de graduação, a partir de uma ementa do Júpiter. O programa deve ser avaliado por um dos professores responsáveis pela disciplina em questão no Júpiter. Casos em que o professor que avalie não conste como professor responsável deverão ser justificados.
Entrega de UM ARQUIVO em pdf, contendo Ementa do Júpiter +Programa de curso desenvolvido pelo aluno + Formulário de avaliação do professor responsável escaneado ou digital.