Programação
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Insira neste fórum os slides (em pdf) que utilizará no seu seminário com no mínimo 24 horas de antecedência.
Orientações
Seminário de Observação de Programa de Exercícios
Objetivo: apresentar e discutir os aspectos principais de um programa de exercícios para adultos.
Tempo de apresentação 30 minutos + 5 minutos para perguntas
Apresentar características gerais do programa que você observou. A seguir alguns itens que poderiam ser considerados na apresentação:
1. Local (espaço disponível, temperatura, etc) dias e horários das aulas
2. Características do público alvo e número de participantes
3. Objetivos das aulas
4. Equipamentos utilizados
5. Conteúdos trabalhados no programa (ex. exercícios cardiorrespiratórios; exercícios de força, flexibilidade, neuromotores, etc)
6. Formas que desenvolve estes conteúdos (ex. exercícios com pesos; atividades com bolas, corrida, exercícios envolvendo o peso do próprio corpo, etc)
7. Tempo destinado a cada conteúdo, formas de divisão dos conteúdos (ex. tudo na mesma aula, ênfase por semana, etc
8. Atuação do profissional (supervisão, orientação, controle de intensidade do treino, feedback, estratégias para motivação, etc)
9. Formas de Avaliação e evolução do programa
10. Exige atestado? Utiliza anamnese e avaliações periódicas?
11. Taxa de adesão e manutenção (ex. alunos que ingressaram e alunos que desistiram nos últimos 3 meses)
12. Estratégias utilizadas para divulgação e manutenção do programa
13. O que eu não concordei e faria diferente
14. O que eu gostei e faria igual
15. Que nota (0 a 10) você da para a atuação do professor
Para cada item abordado, apresentar seu ponto de vista (ex. pontos positivos e negativos observados)
Se possível, apresentar fotos e ou vídeos para facilitar a apresentação.
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Estudo dirigido 1 - AnamneseESTUDO DIRIGIDO I
ANAMNESE
A Anamnese (grego ana, trazer de novo e mnesis, memória) é uma entrevista realizada pelo profissional de E.F. para conhecer melhor o aluno.
· Verificar a existência de doenças, condições gerais de saúde e fatores de risco a prática de exercício.
· Momento para conhecer o aluno – atitudes, preferências, hábitos diários
· Identificar o perfil do aluno (fisiológico, psicológico e cultural)
· Importante para prescrição e acompanhamento do programa de exercícios
Não existe um padrão universal – deve ser ajustada a:
· Público alvo (grupos de trabalhadores, alunos de academia, treino individualizado)
· Tempo disponível para avaliação
Porém, quanto mais completa maiores as chances de conhecer o indivíduo (objetivos, preferências, cuidados, hábitos, horários, etc)
A partir destas considerações iniciais vocês devem pesquisar e elaborar uma anamnese para ser aplicada em um programa de exercícios físicos para adultos que seja abrangente e ao mesmo tempo aplicável.
Inserir a anamnese no moodle até o dia 04/09/2018
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ESTUDO DIRIGIDO III
ASPECTOS GERAIS PARA ELABORAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS PARA ADULTOS
Analisar e descrever os aspectos gerais de 2 diferentes programas de exercícios
Exemplos: Programa Programa Saúde Ativa Rio Claro; Programa Agita São Paulo
1- Público alvo (faixa etária, sexo, características gerais, estado de saúde, perfil econômico)
2- Objetivos do programa
3- Formas de avaliação e triagem de saúde empregadas
4- Local e infraestrutura disponível
5- Material utilizado
6- Quantidade de alunos atendidos
7- Dias e horários das aulas
8 – Conteúdos utilizados nas aulas
9- Estratégias de divulgação/adesão
10- Estratégias de envolvimento, integração, motivação e manutenção (ex. competições, eventos, etc)
11 – Estimativa de custo de implementação e manutenção (Despesas mensais) do programa. De onde vem os recursos financeiros?
Cada grupo deverá postar um arquivo (formato word) contendo as atividades do estudo dirigido
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ESTUDO DIRIGIDO II
AVALIAÇÃO FÍSICA
Quais avaliações utilizaria com seus alunos levando em conta a classificação de fatores de risco?
Quais as formas que utilizaria para controlar a intensidade dos exercícios (cardiorrespiratório, força muscular, flexibilidade, neuromotores)?.
1- Pesquisar e descrever quais avaliações pretende empregar de acordo com a classificação de fatores de risco.
2- Pesquisar e descrever as formas que utilizaria para controlar a intensidade dos diferentes exercícios do programa. Além disso, especificar como definir o % de intensidade relativa utilizado.
Cada grupo deverá postar um arquivo (formato word) contendo as atividades do estudo dirigido
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