Programação

  • ADRIANA BACKX NORONHA VIANA

    Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenou o projeto Método Integrado para Formação e Capacitação de Docentes (Projeto Pró-Administração), com recursos CAPES, juntamente com a PUCSP, EERP/USP e EESC, de 2009 a 2014. Desenvolveu o pós-doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa de Setembro de 2013 a Julho de 2014, sob a supervisão do Prof. Domingos Fernandes. No desenvolvimento do pós-doutorado foi bolsista da CAPES (Estágio Sênior) de Setembro/2013 a Fevereiro/2014 e, foi bolsista da FAPESP de Março/2014 a Julho/2014. 

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    ANA ESTELA HADDAD

    Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1988), Mestre (1997), Doutora em Ciências Odontológicas (2001), Livre-Docente (2011) pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas da Fousp . Foi Assessora do Ministro da Educação (2003-2005), tendo sido uma das idealizadoras e participado da implementação do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Nesse período, atuou também nos trabalhos relacionados à promulgação da Lei nº 10861/2004, que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). Ocupou no Ministério da Saúde o cargo de Diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), de 2005 a 2010, tendo participado da idealização e implementação do Pró-Saúde, Telessaúde Brasil, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), pela Política Nacional de Educação na Saúde , Programa de Educação pelo Trabalho em saúde - PET Saúde, REVALIDA. Em 2011 ocupou o cargo de Diretora de Programas e Secretária Substituta da SGTES. Foi membro representante suplente do Brasil no Comitê Assessor Internacional da BIREME/OPAS (2012), membro da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos (2007-2014). Foi membro da Comissão de Área de Avaliação da CAPES - Odontologia (Mestrados Profissionais) - 2013-2017. É atualmente membro do Comitê Assessor da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Foi Vice Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde - CBTms (gestão 2014-2015) e atualmente Diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaude (ABTms). É membro do Grupo SAITE de Pesquisa do CNPq. Linhas de pesquisa: Educação Superior na Saúde, Educação Permanente na Saúde, Força de Trabalho em Saúde, Políticas públicas de educação e de saúde, Primeira Infância, Telessaúde, Teleodontologia, Educação mediada por tecnologias.

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    CARLOS ARTURO NAVAS IANNINI

    Possui graduação em Biologia, Universidad de Los Andes, Bogotá, Colômbia (1984), Mestrado em Comportamento Animal - Universidad de Los Andes (1989) e doutorado em Ecologia, com ênfase em Biologia Evolutiva e Ecofisiologia pela University of Connecticut, Storrs, EU (1995). Realizou pós-doutorado no Departamento de Fisiologia do IB, USP. Atualmente é Professor Titular no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e pesquisador nível 1D do CNPq. A sua linha de pesquisa envolve Fisiologia Comparada, Fisiologia Evolutiva, Ecofisiologia e Biologia Termal, investigando a evolução da fisiologia e a plasticidade fisiológica no contexto de adaptação ou ajuste ao longo de gradientes ecológicos. A sua pesquisa salienta diversas linhagens de animais ectotérmicos, incluindo anfíbios anuros, répteis, insetos e outros. É coordenador de Projeto temático PFPMCG/ PRONEX FAPESP intitulado "Effects of global climate change of the Brazilian fauna: a conservation physiology approach".

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    DAGMA VENTURINI MARQUES ABRAMIDES

    Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983). Atualmente, é Professora Associada da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Possui curso de aperfeiçoamento em Pedagogia Universitária e é responsável pela disciplina de Prática Docente no Ensino Superior oferecida aos Programas de Pós-Graduação da FOB-USP. Desenvolve projetos na linha de pesquisa em Inovações Tecnológicas no Ensino de Graduação e no Cuidado em Fonoaudiologia.

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    FABIO GREGORI

    Médico veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) e pedagogo formado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Realizou mestrado e doutorado em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses pela FMVZ-USP. Atualmente é Professor Doutor da FMVZ-USP. Atua na área de Medicina Veterinaria Preventiva, com ênfase em doenças infecciosas, virologia e em Educação em Saúde Pública Veterinária.

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    HELENA CHAMLIAN

    Possui graduação em Pedagogia (1969), Mestrado (1978) e Doutorado (1988) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, relação pedagógica, formação continuada e histórias de vida. Além disso, coordena desde 2006 o Grupo de Pesquisa: "A profissão docente: desafios contemporâneos". Foi agraciada com o Prêmio Instituto Unibanco 2007, com a pesquisa "A gestão da violência e da diversidade na escola ", na Categoria Formação de Professores no Ensino Médio.

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    JÚLIO ROBERTO GROPPA AQUINO

    Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado (1990) e doutorado (1995) em Psicologia Escolar pelo IPUSP, bem como pós-doutorado (2002) pela Universidade de Barcelona e livre-docência pela FEUSP (2009). Pesquisador do CNPq.  É autor, coautor e organizador de um conjunto de artigos, livros e capítulos, com vistas a uma crítica sistemática das práticas educacionais em voga.

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    LUIZ FELIPE PINHO MOREIRA

    Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Associado da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor do Laboratório Cirúrgico de Pesquisa Cardiovascular do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisador do CNPq. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Torácica e Cardiovascular da FMUSP de 2012 a 2017 e é atual Vice-Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP. Editor-Chefe do periódico Arquivos Brasileiros de Cardiologia de 2010 a 2017, Editor-Chefe do periódico Clinics a partir de 2019, participa atualmente como revisor de mais de 15 periódicos de indexação internacional, incluindo The Annals of Thoracic Surgery, European Journal of Cardio-Thoracic Surgery, Transplantation e Journal of Biomedical Materials Research. Publicou 232 artigos originais em periódicos especializados e 8 trabalhos completos em Anais de Eventos, tendo um índice H de 25 de acordo com o ResearchId. Possui 26 capítulos em Livros Nacionais e Internacionais. Recebeu 13 Prêmios Científicos. Entre 1983 e 2019, participou de 53 projetos de pesquisa, em 32 dos quais como coordenador. Atualmente coordena projetos em Linhas de Pesquisa sobre: Intervenções no Processo de Remodelamento Ventricular na Insuficiência Miocárdica, Mecanismos de Prevenção das Lesões de Isquemia e Reperfusão na Abordagem Cirúrgica da Aorta; Estudo das Alterações e dos Métodos de Preservação dos Enxertos empregados nos Transplantes Cardiotorácicos e Desenvolvimento de Enxertos e Próteses em Cardiopneumologia por Engenharia de Tecidos.

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    MANOEL RODRIGUES ALVES

    Professor Doutor no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Pesquisador, Líder do Grupo LEAUC: Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo Formação: Pós-Doutorado, Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Universidade de Sevilha, Grupo OUT_Arquias (2009-2010). Doutorado, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (2001). Mestrado, Master of Science in Architecture Studies, School of Architecture, Massachusetts Institute of Technology (1987). Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Mackenzie (1980). Professor Convidado: Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Universidade de Sevilha (ETSA-US, Espanha); Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo, Universidad Nacional del Litoral (FADU-UNL, Argentina).

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    MARIA ISABEL DE ALMEIDA

    Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1981), Mestrado (1994), Doutorado (1999) e Livre Docência (2011) na área de Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona (2007). Atualmente é Professora Associada III junto ao Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, foi coordenadora e presidente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo de 2012 a 2014. Integrou a Comissão Central Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino/PAE junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP de 2006 até 2016. Foi assessora da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo no período 2006/2010. Coordena, em parceria, o grupo de pesquisa GEPEFE-FEUSP (Grupo de Estudos e pesquisas sobre a Formação de Educadores da FEUSP). É coordenadora do Grupo de Trabalho de Didática da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) desde outubro/2015. Participa da Comissão de Publicações da Cortez Editora e Livraria, coordenando a série sobre Ensino Superior. Tem se dedicado ao ensino e à orientação em cursos de Graduação e Pós-Graduação, às pesquisas nos campos da didática, formação de professores para educação básica e ensino superior, políticas e reformas educacionais, e às atividades de extensão no âmbito da formação e práticas docentes.

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    Maria Luiza de Morais Barreto Chaves

    Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1990) e Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pelo ICB- USP (1996). Pós-Doutoramento em Biologia Molecular (InCor-USP e Vanderbilt University-TE-EUA). Contratada em 1999, é atualmente Professora Associada 3 do Departamento de Anatomia do ICB - USP. Tem experiência na área de Fisiologia e Morfologia, com ênfase na Biologia Celular e Molecular do Sistema Cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: Hipertrofia Cardíaca, Ação Hormonal na Fisiopatologia Cardiovascular, Sistema Renina-Angiotensina. Orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de supervisionar Pós-Doutoramentos. Projetos de Pesquisa com Financiamentos da FAPESP (incluindo um Jovem Pesquisador e dois Temáticos), CAPES e CNPq. Assessora Ad hoc de revistas internacionais. Dentre as atividades de gestão estão: Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (de 2011 a 2015 e de 2017 a 2019) e Vice-Coordenadora do Programa de Biologia de Sistemas (Desde Março de 2019). Vice-Presidente da CPG do ICB (Agosto de 2017-2019) e Presidente desde Agosto de 2019. 

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    NAOMAR DE ALMEIDA FILHO

    Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa: McGill University, Canadá. Professor Visitante nas seguintes universidades: Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade de Montreal e Universidade Harvard. Primeiro Titular da Cátedra Juan Cesar Garcia da Universidad de Guadalajara, México; Professor Convidado da Maestría en Epidemiología da Universidad Nacional de Lanús, Argentina. Pesquisador no campo da epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental. Pesquisador nível I-A do CNPq desde 1986. Sua produção científica totaliza 347 trabalhos publicados, incluindo 190 artigos em periódicos científicos (58 em revistas estrangeiras) e 137 capítulos em coletâneas especializadas (23 no exterior), além de 20 livros técnicos (5 no exterior). Recebeu 29 láureas e comendas de âmbito nacional e internacional. Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico: Epidemiologia & Saúde (com Zélia Rouquayrol, Rio: Guanabara-Koogan, 6. ed. 2003); Introdução à epidemiologia (com Zélia Rouquayrol, Rio: Guanabara-Koogan, 4. ed. 2006); Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos, Aplicações (com Maurício Barreto, Rio: Guanabara-Koogan, 2011); e sobre aspectos epistemológicos da Epidemiologia e do campo da Saúde Coletiva: Epidemiologia sem números (Rio: Campus, 1989; tradução em espanhol, Buenos Aires: Paltex/Opas, 1992); A Clínica e a Epidemiologia (Rio: Abrasco/ APCE, 2. ed. 1997); A Ciência da Saúde (São Paulo: Hucitec, 2000); La ciencia tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología (Buenos Aires: Editorial Lugar, 2000); O que é Saúde? (Rio: Fiocruz, 2011); Saúde Coletiva: teoria e prática (com Jairnilson Silva Paim, Rio de Janeiro: Medbook, 2014). Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia (2002-2010) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (2013-2017). Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos (Brasília: Editora UnB, 2007), em co-autoria com Boaventura Sousa Santos, A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova (Coimbra: Almedina, 2008) e, em co-autoria com Fernando Seabra Santos, A Quarta Missão da Universidade (Coimbra: Editora da Universidade de Coimbra, 2012). Atualmente é Coordenador do INCTI Inovação, Tecnologia e Equidade em Saúde - INTEQ-Saúde e atua como pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve estudos sobre a relação entre universidade, história e sociedade.

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    NILSON JOSÉ MACHADO

    Iniciou a carreira docente na Universidade de São Paulo em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística (IMEUSP); a partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação (FEUSP). É graduado em Matemática pela Universidade de São Paulo, mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre-Docente na área de Epistemologia e Didática, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1994). No biênio 1993-1994, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, no Programa Educação para a Cidadania. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na condição de Professor Senior. Chefiou o Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada ao longo de quatro mandatos. Já orientou mais de 50 mestres e/ou doutores, além de supervisionar diversos pós-doutorados. Coordena o Grupo de Pesquisa GEED (Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática), cadastrado no CNPq. Suas principais publicações estão nas interfaces entre a Matemática e a Linguagem, entre a Epistemologia e a Didática, e entre a Ética e a Educação. Além dos livros e artigos acadêmicos, publicou mais de duas dezenas de livros para crianças a partir de 5 anos. Realiza semanalmente da FEUSP dois seminários abertos ao público em geral: o SEED (Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática, desde 1997) e o SEMA (Seminários de Ensino de Matemática, desde 2008). Publica semanalmente microensaios em seu site pessoal (www.nilsonjosemachado.net), onde podem ser encontrados os cronogramas de atividades semanais do SEED e do SEMA.

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    PAULA PERIN VICENTINI

    Formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1993), Mestre (1997) e Doutora em Educação (2002) pela mesma instituição, com período de estágio de Doutorado-Sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. Atualmente, é professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (EDM/FEUSP), atuando nos cursos de Pedagogia e Licenciatura, bem como no Programa de Pós-Graduação em Educação, junto ao qual tem orientado trabalhos de Mestrado e Doutorado no âmbito da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, pertencente à Área de Concentração Formação, Currículo e Práticas Escolares. As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à história da profissão docente, imagens de professores e práticas formativas. 

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    RITA DE CASSIA GALLEGO

    Professora dos cursos de Pedagogia e Licenciatura na Faculdade de Educação da USP, na área de Didática e do Programa de Pós-Graduação da mesma faculdade. Foi professora visitante junto à Université de Picardie Jules Verne, Amiens, França (2011). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP. Realizou estágio de doutorado-sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP), em Paris. No que concerne às pesquisas e publicações na área de educação, tem privilegiado os temas: tempo escolar, cultura escolar, organização do trabalho docente e avaliação da aprendizagem. 

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    ROMUALDO LUIZ PORTELA DE OLIVEIRA

    Possui graduação em Matemática-Licenciatura (1982), mestrado em Educação (1990), doutorado em Educação (1995) e Livre Docência, em 2006, todos realizados na Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7), em 2004-5 foi consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), Orealc-Unesco, Santiado do Chile e entre dez. 2012-fev.2013, foi pesquisador visitante junto à Universidade de Maryland (programa de Educação Internacional e Comparada). Atualmente é professor Titular no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: politicas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Foi coordenador do Curso de Pedagogia da FEUSP (1999-2001 e 2013-2014), coordenador do GT Estado e Política Educacional da Anped (1993-1996) e coordenador do programa de pós-graduação em educação da mesma instituição (2007-2010) e atualmente é pesquisador 1D do CNPq. De 2012 a 2014 foi membro da Comissão Setorial de Avaliação da Universidade de São Paulo (Educação e Psicologia). Atualmente é membro da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP (desde 2012) e Coordenador de Educação da Capes (2014-2018).

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    SYLVIA DOMINGOS BARRERA

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor doutor - ms3 da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Tem experiência nas áreas de Psicologia Educacional e Psicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, consciência fonológica, habilidades metalinguisticas, dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita.  

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    VALDES ROBERTO BOLLELA

    Professor Associado da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Médico formado pela FMRP-USP (1992), especializou-se em Medicina Interna (1993) e Moléstias Infecciosas em 1995, concluiu o doutorado em Clínica Médica pela FMRP-USP em 2000. Professor Convidado e co-fundador do Instituto FAIMER-BRASIL de Educação para as Profissões da Saúde. Membro integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB) do CNPq, submetido para INCT 16/2014. Pesquisador na área de educação médica, com ênfase em desenho e avaliação curricular, avaliação do estudante e internato médico. Autor dos livros: Bridging the gaps: Internato baseado em competências, Educação Baseada na Comunidade: aprendendo com a experiência Brasileira (2012), e Adesão: o presente e o futuro na luta para o controle do HIV/aids.



    VIVIAN BATISTA DA SILVA

    É professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e atua também como docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da USP nos níveis de mestrado e doutorado. Pela mesma universidade, fez graduação em Pedagogia (1998), Mestrado em Educação (2001), Doutorado em Educação (2006), com período de Doutorado-Sanduíche junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2004). Atualmente realiza Estágio de Pós-Doutorado Sênior junto à UFPR, aprofundando seus estudos nas áreas de História da Educação e Didática e pesquisando questões relacionadas principalmente aos seguintes temas: manuais pedagógicos, leituras para professores e estudo sócio-histórico-comparado.

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