Programação

  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS


    4.1   Concepções de avaliação e processos de aprendizagem

    Entrevistada: Profa. Dra. Vivian Batista da Silva (Faculdade de Educação - USP)

    Esta videoaula aborda as Concepções de avaliação e processos de aprendizagem levando em conta os seguintes aspectos: a avaliação como um conjunto de relações entre o que foi ensinado e aprendido; a preocupação do aluno em saber como será avaliado; para que avaliar? para verificar a forma de trabalho do aluno e o que ele aprendeu ou como uma atividade punitiva?; reflexão sobre a escolha do método avaliativo; a importância das devolutivas das provas/avaliações; a aprendizagem como um processo dinâmico; aprender sim, mas como ? (Meirieu); a dificuldade ou erro como algo constitutivo do processo; o uso do erro para regular a aprendizagem.


                                                                               

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    4.2   Instrumentos avaliativos e suas relações com os objetivos previstos

    Entrevistada: Profa. Dra. Vivian Batista da Silva (Faculdade de Educação - USP)

    Esta videoaula aborda os Instrumentos avaliativos e suas relações com os objetivos previstos tendo como base em: avaliação formativa que deve estar a serviço do aluno e das aprendizagens;  o uso de estratégias avaliativas que favoreçam as aprendizagens; não banalizar a avaliação formativa como uma avaliação facilitada; a importância das devolutivas e de oportunizar diferentes momentos de avaliação; o "exame" na relação pedagógica enquanto momento para que o professor entenda como a cabeça do aluno está funcionando.


                                                                               

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    INDICAÇÕES DE LEITURA:

    FERNANDES, D. Para uma teoria da avaliação formativa. Rev. Port. de Educação [online]. 2006, vol.19, n.2, pp.21-50.

    FERNANDES, D. Ensino e avaliação no Ensino Superior: reflexões a partir da pesquisa realizada no âmbito do projeto AVENA. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 223-238, maio-ago., 2016.


    PARA SABER MAIS:

    ANASTASIOU, L. G. C., ALVES, L. P. (orgs.). Processos de ensinagem na Universidade  – pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006.

    CATANI, D. B. & GALLEGO, R. C. Avaliação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. 

    CATANI, D. B., GALLEGO, R. C., SILVA, V. B. et. al. Itinerários de avaliação : da verificação da aprendizagem às intenções formativas em cursos da Universidade de São Paulo. In : FERNANDES, D., BORRALHO, A., BARREIRA, C., CATANI, D. B. et. al. (orgs.). Avaliação, ensino e aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas (Volume  2). EDUCA : Portugal-Lisboa, 2014, p. 673-706.

    FERNANDES, D., BORRALHO, A., BARREIRA, C. et. al. (orgs.). Avaliação, ensino e aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas (Volumes 1 e 2). EDUCA : Portugal-Lisboa, 2014.

    GALLEGO, R. C., SILVA, V. B. Entre tradições e inovações, arte e racionalização : um estudo comparativo sobre práticas de avaliação da aprendizagem em disciplinas dos cursos de Artes Cênicas e Administração da Universidade de São Paulo. In: FERNANDES, D., BORRALHO, A., BARREIRA, C. et. al. (orgs.). Avaliação, ensino e aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas (Volume 2). EDUCA : Portugal-Lisboa, 2014 (p. 649-671).

    MEIRIEU, P. Aprender... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.

    MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula – o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005. 

    PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.