Programação
-
UNIVERSIDADE E DOCÊNCIA: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
2.1 O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente.
Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, a convidada discute a importância do Projeto Político Pedagógico do curso e do planejamento da disciplina para pensar a prática docente. Entre as temáticas tratadas, a professora destaca os seguintes aspectos: o Ensino Superior é pouco normatizado no Brasil; situa o Ensino Superior na LDB; a relação entre o Projeto Político Institucional e o Projeto Político Pedagógico, pois esses oferecem diretrizes mais amplas para nortear o processo de ensino e aprendizagem; a estrutura curricular é, em sua maioria, disciplinar, sendo importante pensar na história de cada matéria e sua contribuição para a formação do profissional; o plano de aula e o planejamento – suas múltiplas dimensões frente à diversidade do perfil dos alunos e seus desafios de modo a possibilitar a inclusão real de todos os alunos no Ensino Superior.
(Para salvar o áudio desta unidade, clique no ícone com o botão direito do mouse>Salvar link como... )
2.2 O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas.
Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, a convidada discute questões voltadas ao plano de ensino, à organização do espaço-tempo da aula e às estratégias didáticas. Entre as temáticas contempladas, a professora salienta que a aula consiste em um momento de partilha, situa a aula tradicional e sua concepção de ensino-aprendizagem e demarca o papel da aula expositiva. Além disso, sublinha que a aula transcende o espaço físico-temporal, traz elementos para se pensar a aprendizagem significativa uma vez que o docente precisa atentar para o fato de que está formando um profissional e sujeitos sociais. Por fim, trata do plano de ensino e das decisões a serem tomadas para se pensar a aula.
(Para salvar o áudio desta unidade, clique no ícone com o botão direito do mouse>Salvar link como... )
2.3 A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento.
Entrevistado: Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, o convidado reflete sobre a situação de aula e as condições necessárias para o estabelecimento do contrato pedagógico. Nesse sentido, ele trata da relação professor-aluno, dos riscos de sua desregulação, do papel do professor universitário e dos seus compromissos com o conhecimento e a formação das futuras gerações no espaço pedagógico construído em sala de aula.
(Para salvar o áudio desta unidade, clique no ícone com o botão direito do mouse>Salvar link como... )
2.4 Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções.
Entrevistado: Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego (Faculdade de Educação - USP)
Neste vídeo, a convidada discute a relação entre os processos formativos e os saberes docentes. A professora começa o vídeo tratando da importância dos professores marcantes que fizeram parte da trajetória escolar para a configuração da identidade docente, destacando a variedade dos estilos didáticos possíveis. Com base nas contribuições teóricas de Maurice Tardif, apresenta os diferentes saberes docentes, sendo esses complexos, plurais e transitórios: disciplinares, pedagógicos, curriculares e da experiência.
(Para salvar o áudio desta unidade, clique no ícone com o botão direito do mouse>Salvar link como... )
2.5.1 Formação de professores do Ensino Superior: concepções e práticas bem-sucedidas (Parte 1)
Entrevistada: Profa. Dra. Helena Chamlian (Faculdade de Educação - USP)
(Para salvar o áudio desta unidade, clique no ícone com o botão direito do mouse>Salvar link como... )
2.5.2 Formação de professores do Ensino Superior: concepções e práticas bem-sucedidas (Parte 2)
Entrevistada: Profa. Dra. Helena Chamlian (Faculdade de Educação - USP)
(Para salvar o áudio desta unidade, clique no ícone com o botão direito do mouse>Salvar link como... )
2.5.3 Formação de professores do Ensino Superior: concepções e práticas bem-sucedidas (Parte 3)
Entrevistada: Profa. Dra. Helena Chamlian (Faculdade de Educação - USP)
(Para salvar o áudio desta unidade, clique no ícone com o botão direito do mouse>Salvar link como... )
INDICAÇÕES DE LEITURA:
PIMENTA, S. G. ; ALMEIDA, M. I. Pedagogia universitária - valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, v. 27(2), p. 07-31, 2014.PARA SABER MAIS:
ALLÈGRE, Claude. L'Âge des Savoirs: Pour une Renaissance de L'Université. Paris: Gallimard, 1993.
BIREAUD, Annie. Autour des Mots. In: Recherche et Formation. "Quelle formation pédagogique pour les enseignants du supérieur?" Paris, INRP, n. 15, 1994.
DRÉZE, Jacques e DEBELLE Jean. Conceptions de I'úniversité. Paris, Edit. Universitaires, 1968.
KERR, Clark. Os Usos da Universidade. Tradução de Débora C. D. Soares. Fortaleza. Edições Universidade Federal do Ceará, 1982.
RELATÓRIO DA EQUIPE DE ASSESSORIA E PLANEJAMENTO DO ENSINO SUPERIOR – EAPES - (Acordo MEC-USAID), MEC, 1969.WANDERLEY, Luiz Eduardo W. O que é universidade. São Paulo, Brasiliense, 2003.