Programação

  • UNIVERSIDADE E DOCÊNCIA: ASPECTOS HISTÓRICOS, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS


    2.1   O Projeto Político-pedagógico do curso e o planejamento da disciplina: alguns elementos para pensar a prática docente.

    Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)

    Neste vídeo, a convidada discute a importância do Projeto Político Pedagógico do curso e do planejamento da disciplina para pensar a prática docente. Entre as temáticas tratadas, a professora destaca os seguintes aspectos: o Ensino Superior é pouco normatizado no Brasil; situa o Ensino Superior na LDB; a relação entre o Projeto Político Institucional e o Projeto Político Pedagógico, pois esses oferecem diretrizes mais amplas para nortear o processo de ensino e aprendizagem; a estrutura curricular é, em sua maioria, disciplinar, sendo importante pensar na história de cada matéria e sua contribuição para a formação do profissional; o plano de aula e o planejamento – suas múltiplas dimensões frente à diversidade do perfil dos alunos e seus desafios de modo a possibilitar a inclusão real de todos os alunos no Ensino Superior.


                                                                               

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    2.2   O plano de ensino, a organização do espaço-tempo da aula e as estratégias didáticas.

    Entrevistada: Profa. Dra. Maria Isabel de Almeida (Faculdade de Educação - USP)

    Neste vídeo, a convidada discute questões voltadas ao plano de ensino, à organização do espaço-tempo da aula e às estratégias didáticas. Entre as temáticas contempladas, a professora salienta que a aula consiste em um momento de partilha, situa a aula tradicional e sua concepção de ensino-aprendizagem e demarca o papel da aula expositiva. Além disso, sublinha que a aula transcende o espaço físico-temporal, traz elementos para se pensar a aprendizagem significativa uma vez que o docente precisa atentar para o fato de que está formando um profissional e sujeitos sociais. Por fim, trata do plano de ensino e das decisões a serem tomadas para se pensar a aula.


                                                                               

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    2.3   A edificação do espaço pedagógico: a sala de aula e suas condições de funcionamento.

    Entrevistado: Prof. Dr. Júlio Groppa Aquino (Faculdade de Educação - USP)

    Neste vídeo, o convidado reflete sobre a situação de aula e as condições necessárias para o estabelecimento do contrato pedagógico. Nesse sentido, ele trata da relação professor-aluno, dos riscos de sua desregulação, do papel do professor universitário e dos seus compromissos com o conhecimento e a formação das futuras gerações no espaço pedagógico construído em sala de aula.


                                                                             

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    2.4   Processos formativos e saberes docentes: práticas e concepções.

    Entrevistado: Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego (Faculdade de Educação - USP)

    Neste vídeo, a convidada discute a relação entre os processos formativos e os saberes docentes. A professora começa o vídeo tratando da importância dos professores marcantes que fizeram parte da trajetória escolar para a configuração da identidade docente, destacando a variedade dos estilos didáticos possíveis. Com base nas contribuições teóricas de Maurice Tardif, apresenta os diferentes saberes docentes, sendo esses complexos, plurais e transitórios: disciplinares, pedagógicos, curriculares e da experiência.


                                                                                 

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    2.5.1  Formação de professores do Ensino Superior: concepções e práticas bem-sucedidas (Parte 1)

    Entrevistada: Profa. Dra. Helena Chamlian (Faculdade de Educação - USP)


                                                                                

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    2.5.2  Formação de professores do Ensino Superior: concepções e práticas bem-sucedidas (Parte 2)

    Entrevistada: Profa. Dra. Helena Chamlian (Faculdade de Educação - USP)


                                                                                

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    2.5.3  Formação de professores do Ensino Superior: concepções e práticas bem-sucedidas (Parte 3)

    Entrevistada: Profa. Dra. Helena Chamlian (Faculdade de Educação - USP)


                                                                                

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    INDICAÇÕES DE LEITURA:


    TEIXEIRA, Anísio. Uma Perspectiva da Educação Superior no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, MEC/INEP, (50): 21-82, jul/set, 1968.



    PARA SABER MAIS:

    ALLÈGRE, Claude. L'Âge des Savoirs: Pour une Renaissance de L'Université. Paris: Gallimard, 1993.

    ANTUNHA, Heládio C.G. Universidade de São Paulo. "Fundação e Reforma". Estudos e Documentos. São Paulo, (10):7-264, CRPE, 1974.

    BIREAUD, Annie. Autour des Mots. In: Recherche et Formation. "Quelle formation pédagogique pour les enseignants du supérieur?" Paris, INRP, n. 15, 1994.

    DRÉZE, Jacques e DEBELLE Jean. Conceptions de I'úniversité. Paris, Edit. Universitaires, 1968.

    CHAMLIAN, H. C. Charles William Elliot expõe o sistema eletivo como Liberdade em Educação, (1885). Do Original: Charles William Elliot, Educational Reform: Essays.  In: Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, 24(2), jul./dez., 1998.

    KERR, Clark. Os Usos da Universidade. Tradução de Débora C. D. Soares. Fortaleza. Edições Universidade Federal do Ceará, 1982.

    RELATÓRIO DA EQUIPE DE ASSESSORIA E PLANEJAMENTO DO ENSINO SUPERIOR – EAPES - (Acordo MEC-USAID), MEC, 1969.

    WANDERLEY, Luiz Eduardo W. O que é universidade. São Paulo, Brasiliense, 2003.