Programação
Aula 1 - Apresentação da disciplina
27/02/18 Introdução, Metodologia, Avaliação, Conteúdo Programático e Bibliografia
Aula 2 - Qual a problemática da origem do desenvolvimento capitalista no Brasil ?
06/03/18
Textos: Rego e Marques (2006), cap. 1, item 1.1, pp.4-5. Ianni (2004)
Acesse o link abaixo para preencher a sua auto avaliação:
Aula 3 - A industrialização brasileira: avanços ou retrocessos? (1930 – 1950)
13/03/18
Textos: IYDA (1994), cap.3; Rego e Marques (2006), cap.1, 1.2 – 1.5; cap.2; cap.3, 3.2; cap.4, 4.1 e 4.2; cap.5
Após a aula, acesse o link abaixo para preencher a sua auto avaliação:
Aula 4 - Qual a essência da modernização conservadora do desenvolvimento social e saúde (1955 – 1973)
20/03/18
Textos: Behring & Boschetti (2006), p.71-81 e p.103 a 111; Rego e Marques (2006), cap. 6 e 7
Após a aula, acesse o link abaixo para preencher a sua auto avaliação:
Aula 5 - Quais os embates para o desenvolvimento econômico e social? (1974-1980)
03/04/18
Textos: Fagnani (1997); Rego e Marques (2006), cap. 10
Após a aula, acesse o link abaixo para preencher a sua auto avaliação:
https://goo.gl/forms/usFhrM2jLf0AeASj2
Aula 6 - É possível pensar na consolidação institucional da política social e da saúde nos anos 1980?
10/04/18
Textos: Behring & Boschetti (2006), p.134 a 146; Rego e Marques (2006), cap. 12
Após a aula, acesse o link abaixo para preencher a sua auto avaliação:
https://goo.gl/forms/iUXWrGUgT7IxzvHp2
Aula 7 - Atividade à Distância a ser programada
- Aula 14/04/18
Atividade a ser realizada para entregar no Moodle até meia noite do domingo dia 15/04/18.Em grupos de 4 pessoas, relacionar dois tópicos do texto (somente paginas 149 a 181) que consideram significativos.Pergunta Central da discussão: Reforma Sanitária Brasileira: quais rumos foram tomados?Objetivos de aprendizagem dessa atividade:Identificar a aposta do Movimento da Reforma Sanitária (MRS) no papel que o Estado tem para regular e controlar as indústrias do setor saúde;
Situar a importância das políticas públicas para o MRS, sem perder de vista a necessidade de uma visão crítica;
Reconhecer que o MRS se restringiu a uma atuação setorial.
Para preencher a auto-avaliação da aula 7, por fravor, clicar no link abaixo:
Aula 8 - Qual o sentido das contrarreformas e seus efeitos nas políticas sociais e na saúde?
17/04/18
Texto: Behring & Boschetti (2006), p.147 a 164
Após a aula, acesse o link abaixo para preencher a sua auto avaliação:
https://goo.gl/forms/G6b8d4vYIoTvnIPx1
Aula 9 - A saúde é mercadoria na dinâmica do capitalismo contemporâneo sob a dominância financeira e sua crise? (1980 – 2017)
24/04/18
Texto: Mendes (2015)
- Após a aula, acesse o link abaixo para preencher a sua auto avaliação:
Aula 10 - Quais as tensões do Financiamento da Saúde Universal no Brasil?
08/05/18
Texto: Mendes (2017)
Após, a aula, acesse o link abaixo para preencher sua auto-avaliação:
Aula 11 - Quais os embates da saúde pública no contexto do capitalismo contemporâneo?
15/05/18
Texto: Mendes e Carnut (2018)
Após, a aula, acesse o link abaixo para preencher sua auto-avaliação:
https://goo.gl/forms/1YrrWDLs2gnpFXHc2