Kursthemen

  • ABA 2: PLANILHA COM NOTAS - CPTO ORG. NOTURNO/2018

  • Médias finais e frequência

    Notas


  • Mapas Conceituais

  • PBL

  • Aula 1 - O que é Comportamento Organizacional

    Questões para revisão

    1. Qual é a importância das habilidades interpessoais?
    2. O que os administradores fazem em termos de funções, papéis e habilidades?
    3. O que é comportamento organizacional?
    4. Por que é importante complementar a intuição com o estudo sistemático?
    5. Quais são as disciplinas sociais mais importantes para o estudo do comportamento organizacional?
    6. Por que há poucas verdades absolutas no comportamento organizacional?
    7. Quais são os desafios e oportunidades para administradores que utilizam os conceitos de comportamento organizacional?
    8. Quais são os três níveis de análise no modelo de comportamento organizacional proposto neste livro?


    Videoaula 1 - Parte 1

    Videoaula 1 - Parte 2

  • Aula 2 - Diversidade nas Organizações

    Questões para Revisão

    1. Quais são os dois tipos de diversidade no local de trabalho?
    2. Quais são as principais características biográficas e por que são relevantes para o comportamento organizacional?
    3. O que é habilidade intelectual ou cognitiva e qual é sua relevância para o comportamento organizacional?
    4. Como se diferencia a habilidade intelectual da habilidade física?
    5. Como as organizações podem gerir a diversidade de sua força de trabalho de forma eficaz?
    6. Como a cultura influencia o nosso entendimento de características biográficas e habilidades intelectuais?


    Videoaula 2

  • Aula 3 - Atitudes e Satisfação no Trabalho

    Questões para Revisão

    1. Quais são os principais componentes das atitudes? Esses componentes estão relacionados ou não?
    2. O comportamento sempre é consequência das atitudes? Por quê? Discuta os fatores que confirmam se o comportamento é causado por atitudes.
    3. Quais são as principais atitudes no trabalho? Como elas se assemelham? O que é exclusivo de cada uma delas?
    4. Como medimos a satisfação no trabalho?
    5. O que causa a satisfação no trabalho? Para a maioria das pessoas é mais importante a remuneração ou o trabalho em si?
    6. Quais são os impactos da satisfação com o trabalho? Qual é sua implicação para a administração?
    7. A satisfação no trabalho é um conceito valorizado pelas empresas e gestores de todo o mundo? Ela varia de país a país?

    Videoaula 3

    • 1. LER O ESTUDO DE CASO (arquivo em anexo). SOLUÇÃO E DISCUSSÃO EM SALA DE AULA.


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      LEITURA COMPEMENTAR:

      O que é um estudo de caso?

      Estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

      Pode também ser definido como um problema que reproduz os questionamentos, as incertezas e as possibilidades de um contexto empresarial que dispara a necessidade de uma tomada de decisão. O processo de chegar a uma decisão, por meio da análise e discussão individual e coletiva das informações expostas no estudo de caso, promove o raciocínio crítico e argumentativo dos alunos.

      Em função dessas características, o caso é considerado um valioso instrumento pedagógico, que desafia o aluno a raciocinar, argumentar, negociar e refletir – habilidades bastante demandantes do ponto de vista cognitivo e social.

       

      Quais os benefícios do uso de casos?

      Mais do que estar capacitado com conhecimentos técnicos, as empresas buscam por indivíduos que possam antecipar problemas e exercer, ao mesmo tempo, diversos papéis e atividades em seu ambiente profissional. Para tanto, capacidades de adaptação e de entendimento de novas situações em um mundo cada vez mais interdependente são cruciais. Habilidades para identificar e resolver problemas, pensar criticamente, argumentar, tomar decisões, aprender a aprender são exigências das empresas ao selecionar seus profissionais.

      O estudo de caso se torna um aliado pedagógico eficiente para apoiar o desenvolvimento de competências gerenciais, ao colocar o aluno no papel de protagonista em situações realistas e complexas que simulam o cotidiano corporativo.

      Ao discutir um caso, o aluno vivencia o conflito e enriquece seu aprendizado com o ponto de vista de seus colegas, concluindo que não há respostas prontas, certas ou erradas. Para participar de uma discussão e contribuir com o aprendizado coletivo, o aluno deve se preparar, lendo atentamente, analisando informações e dados.

      Fonte: Insper, 2017.

  • Aula 4 - Personalidade e valores

    Questões para Revisão

    1. O que é personalidade? Como é normalmente classificada? Que fatores a influenciam?
    2. O que é Indicador de Tipos de Personalidade de Myers-Briggs e o que ele mede?
    3. Quais são os traços de personalidade do modelo Big Five?
    4. Como os traços de personalidade do modelo Big Five preveem o comportamento no trabalho?
    5. Além do Big Five, que outros traços de personalidade são relevantes ao comportamento organizacional?
    6. O que são valores, por que são importantes e qual é a diferença entre valores terminais e instrumentais?
    7. Os valores diferem ao longo das gerações? De que forma?
    8. Os valores diferem nas culturas? De que forma?
    9. Os cidadãos de um determinado país sul-americano possuem alta distância do poder e alto coletivismo. O que isso significa? Quais as consequências dessa informação quando você (um executivo sênior) visita os funcionários que trabalham para a sua empresa nesse país?

    Videoaula 4 - Parte 1

    Videoaula 4 - Parte 2

  • Aula 5 - Percepção e tomada de decisão individual

    Questões para Revisão

    1. O que é a percepção e quais fatores a influenciam?
    2. O que é a teoria da atribuição? Quais são as três determinantes de atribuição? Quais são suas implicações para explicar o comportamento organizacional?
    3. Quais atalhos e simplificações as pessoas geralmente usam ao fazer julgamentos sobre as outras?
    4. Qual é a ligação entre a percepção e a tomada de decisões? Como uma afeta a outra?
    5. O que é o modelo racional de tomada de decisões? De que forma ele é diferente da racionalidade limitada e da intuição?
    6. Quais são alguns dos vieses e erros mais comuns que as pessoas cometem na tomada de decisão?
    7. Quais são as influências das diferenças individuais, das restrições organizacionais e da cultura na tomada de decisão?
    8. As decisões antiéticas são fruto da postura individual do tomador de decisões ou se devem ao ambiente em que elas se inserem? Explique.
    9. O que é criatividade e quais são os três componentes do modelo de criatividade?
    10. Uma construtora recebeu investimentos para construir um novo centro financeiro ao longo de uma seção decadente de cais do porto, a alguns quilômetros do atual centro de uma grande cidade européia. A idéia era construir diversos arranha-céus, atrair grandes inquilinos para esses espaços e convencer a prefeitura a estender os sistemas de transporte até o novo centro. Durante a década seguinte, a construtora acreditava que outras organizações também ergueriam edifícios nas redondezas, atraindo os escritórios regionais ou nacionais de diversas instituições financeiras. O interesse dos possíveis inquilinos foi muito menor do que o previsto inicialmente e a cidade não construiu os sistemas de transporte com a rapidez esperada. Ainda assim, a construtora seguiu em frente com os planos originais. Foi apenas depois que o apoio financeiro foi reduzido que a construtora reconsiderou o projeto. Utilizando seu conhecimento sobre escalada do comprometimento, analise três motivos possíveis para a construtora ter permanecido motivada a continuar o projeto.


    Videoaula 5 - Parte 1

    Videoaula 5 - Parte 2


  • Aula 6 - Equipes de trabalho

    Questões para Revisão

    1. Como se explica a popularidade crescente das equipes nas organizações?
    2. Qual é a diferença entre um grupo e uma equipe?
    3. quais são os quatro tipos de equipe?
    4. Quais são as condições ou fatores contextuais que determinam se as equipes são eficazes?
    5. Como as organizações podem desenvolver 'pessoas que sabem trabalhar em equipe'?
    6. Quando o trabalho realizado por indivíduos é preferível ao trabalho realizado pelas equipes?
    7. Quais são as três maneiras como nossa compreensão de equipes difere em um contexto global?
    8. Você foi colocado no comando de uma força-tarefa multifuncional que vai desenvolver serviços bancários avançados via Internet para clientes de varejo. A equipe inclui representantes dos departamentos de marketing, serviços de informação, atendimento ao cliente e contabilidade, todos os quais se mudarão para a mesma parte da matriz do banco durante três meses. Descreva os comportamentos que você poderia observar durante cada estágio do desenvolvimento da equipe.
    9. Você foi escolhido para um projeto com cinco outros alunos, nenhum dos quais conhecia antes, e alguns dos quais vêm de países diferentes. Em que medida a coesão da equipe melhoraria o desemprenho nesse projeto? Quais ações você recomendaria para aumentar a coesão entre os membros do grupo de alunos nessa situação?


    Videoaula 6 - Parte 1

    Videoaula 6 - Parte 2

  • Aula 7 - Liderança

    Questões para Revisão:

    1. Liderança e administração são diferentes uma da outra? Se sim, como?
    2. Qual é a diferença entre as teorias dos traços e as teorias comportamentais? São ambas teorias válidas?
    3. O que é o modelo de contingência de Fiedler? Ele foi comprovado em pesquisa?
    4. De que modo a liderança transformacional e a liderança carismática podem ser comparadas? Qual é sua validade?
    5. O que é liderança autêntica? Por que ética e confiança são importantes para a liderança?
    6. Qual é o valor do mentoring para a liderança? Quais são os elementos-chave para um programa de mentoring eficaz?
    7. Você concorda que existem situações nas quais a liderança não é necessária? Por quê?
    8. Como as organizações podem selecionar e desenvolver líderes eficazes?
    9. Será que os pressupostos das teorias da liderança carismática e transformacional podem ser generalizados para outras culturas?
    10.  Encontre dois anúncios para cargos administrativos ou executivos. Quais competências de liderança são mencionadas nos anúncios? Se você fosse parte da equipe de seleção, quais métodos utilizaria para identificar essas competências nos candidatos?


    Videoaula 7 - Parte 1

    Videoaula 7 - Parte 2


  • Aula 8 - Cultura Organizacional

    Questões para Revisão:

    1. O que é cultura organizacional e quais são suas principais características?
    2. Quais são os efeitos funcionais e disfuncionais da cultura organizacional?
    3. Quais fatores criam e sustentam a cultura de uma organização?
    4. Como a cultura organizacional é transmitida aos funcionários?
    5. Como se pode criar uma cultura ética?
    6. O que é uma cultura organizacional positiva?
    7. Quais são as características de uma cultura espiritual?
    8. De que maneira a cultura nacional afeta como a cultura organizacional é levada para um país diferente?
    9. Alguns autores sugerem que as organizações mais eficazes têm as culturas mais fortes. O que você acha que queremos dizer quando falamos da "força" da cultura organizacional? E quais os possíveis problemas de uma cultura organizacional forte?
    10. O CEO de uma indústria quer que todos apoiem a cultura dominante da organização, centrada em eficiência enxuta e muito esforço. O CEO introduziu um novo sistema de recompensas para reforçar essa cultura e entrevista pessoalmente todos os candidatos para cargos técnicos e gerenciais para garantir que terão valores semelhantes aos da organização. Alguns funcionários que criticaram esses valores tiveram suas carreiras congeladas até saírem da empresa. Dois geentes médios foram demitidos por apoiar valores contrários, como o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Com base em seu conhecimento sobre culturas organizacionais, quais problemas o CEO pode estar criando?
    11. Identifique pelo menos dois artefatos das quatro categorias amplas que observou em seu departamento ou escola: (a) Histórias e lendas da organização, (b) rituais e cerimônias, (c) linguagem e (d) estruturas físicas e símbolos.
    12. Imagine que os representantes de um governo municipal pedem que você identifique maneiras de reforçar uma nova cultura de trabalho em equipe e colaboração. O grupo executivo claramente apoia esses valores, mas ele quer que todos os membros da organização os adotem. Identifique quatro tipos de atividades que fortalecem esses valores culturais.
    13. A socialização é mais intensa quando os indivíduos atravessam fronteiras organizacionais. Um exemplo seria sua entrada na faculdade ou universidade na qual está estudando. Quais aprendizagens e ajustes ocorreram enquanto você passava de estranho para recém-chegado e então a aluno veterano dessa instituição?
    14. A Acme Corp. planeja adquirir a Beta Corp., que opera em um setor diferente da economia. A cultura da Acme é empreendedora e dinâmica, enquanto os funcionários da Beta valorizam um processo de decisão lento e consciente, baseado no consenso. Qual estratégia de fusão você recomendaria para minimizar o choque cultural quando a Acme adquirir a Beta? Explique sua resposta.
    15. Na sua opinião, quais as diferenças e semelhanças entre a cultura organizacional e a nacional? No capítulo 2, analisamos os "valores entre culturas" quando discutimos individualismo versus coletivismo, dinâmica do poder, aversão à incerteza e várias outras dimensões. Analise essas questões em relação à cultura organizacional.


    Videoaula 8 - Parte 1

    Videoaula 8 - Parte 2

  • Aula 9 - Mudança Organizacional e Administração do Estresse

    Questões para Revisão

    1. Que forças atuam como estimulantes para mudanças e qual é a diferença entre mudança planejada e não-planejada?
    2. Quais forças atuam como fontes de resistência à mudança?
    3. Quais são as quatros principais abordagens para a administração da mudança organizacional?
    4. Como os gestores podem criar uma cultura voltada para a mudança?
    5. O que é estresse e quais são as possíveis fontes de estresse?
    6. Quais são as consequências do estresse?
    7. Quais são as abordagens individuais e organizacionais na administração do estresse?
    8. O que as pesquisas nos revelam sobre as diferenças globais na mudança organizacional e no estresse no trabalho?


    Videoaula 9 - Parte 1

    Videoaula 9 - Parte 2

    Videoaula 9 - Parte 3

  • Abschnitt 13

  • Abschnitt 14

  • Abschnitt 15

  • Abschnitt 16

  • Abschnitt 17

  • Abschnitt 18