Programação

  • As aulas desta disciplina possuem conteúdo teórico multidisciplinar. As aulas são distribuídas ao longo de todo o semestre, com o apoio de várias atividades extraclasse, de especificação e projeto temático.

    Tópicos abordados

    Entre os tópicos abordados nas aulas podem-se citar:

    1. Conceitos básicos da estrutura hierárquica dos sistemas de proteção, automação, controle e supervisão das redes elétricas de potência e sistemas industriais. Funcionalidades e recursos básicos dos dispositivos utilizados na proteção, automação e controle de sistemas elétricos.
    2. Conceitos básicos de sensores, transdutores, instrumentação, acionamentos e atuadores usados no setor. Introdução à lógicas de contatos. Circuitos de sinalização, comando e potência.
    3. Arquitetura e especificação de dispositivos eletrônicos e digitais de automação, controle e proteção. Particularidades de dispositivos eletrônicos inteligentes (IED, ou Intelligent Electronic Devices) e Controladores programáveis (CP). Requisitos de faixa dinâmica, resposta em frequência, velocidade, comunicação e sincronismo.
    4. Projeto básico de um dispositivo eletrônico inteligente. Conceitos elementares dos circuitos de entrada e saída, analógicas e digitais, conversores AD e DA, microprocessadores, microcontroladores, DSPs e FPGAs, canais de comunicação, interfaces humano-máquina e fontes de alimentação. Cuidados com compatibilidade eletromagnética e isolação galvânica.
    5. Técnicas básicas de projeto e implementação digital de funções de transferência, transformada Z, filtros FIR e IRR, compensadores e Phase Locked Loops (PLL).
    6. Algoritmos para filtragem e síntese digital (passa-baixa, passa-alta, passa-faixa e rejeita-faixa), deboucing, medição fasorial, cálculo de valores eficazes, medição de frequência, potência, fator de potência e energia.
    7. Aplicações de processamento digital de sinais com informações provenientes dos sistemas elétricos de potência. Arquivos COMTRADE e COMFEDE. Implementação e simulação de algoritmos digitais de proteção por sobre/subtensão e sobrecorrente.
    8. Conceitos básicos de sistemas de comunicação de dados para proteção, controle e automação de sistemas elétricos. Redes de comunicação e protocolos.
    9. Conceitos básicos de sistemas SCADA.
    10. Palestras e aulas demonstrativas das várias tecnologias abordadas.

    Método de avaliação

    A disciplina conta com duas provas (P1 e P2), que apresentam, cada uma, peso de 40% da média final. O restante dos 20% da média é composto pela média aritmética de um conjunto de atividades propostas nas aulas da disciplina, incluindo uma atividade de projeto temático, desenvolvida ao longo de todo o semestre, em grupo, com várias tarefas consecutivas. Parte da nota das provas P1 e P2 utiliza os resultados obtidos do projeto temático.

    Sala de aula e horário

    A sala de aula da disciplina é a B2-12. Algumas das aulas poderão ser ministradas na Sala de Energia, L•PROT ou em algum laboratório didático do departamento, mediante aviso prévio do professor.

    As aulas são ministradas às quintas-feiras, das 15:00h até as 16:40h. A presença é obrigatória.

    Programação aula a aula

    A programação aula a aula da disciplina, considerando eventuais semanas não letivas e feriados é apresentado com mais detalhes no arquivo desse link. O representante discente precisa acertar com os alunos do curso as datas para a prova individual P1 e para a apresentação em grupo do trabalho final, comunicando as datas ao professor.

    Para sua conveniência, você pode importar o arquivo CSV em sua agenda GMAIL ou GSuite USP. O arquivo CSV da agenda da disciplina está disponível aqui. Entretanto, fique atendo aos comunicados do professor através do eDisciplinas a respeito de mudanças na programação original.

    Tarefas programadas para o curso

    O curso faz uso de uma série de tarefas, consecutivas, para a elaboração de um projeto temático ao longo de todo o semestre. As tarefas programadas, considerando a data de seu lançamento e sua entrega via eDisciplinas, são mostradas com detalhes no arquivo desse link.

    As atividades são realizadas em grupo, entre 3 a 4 alunos. Para isso, não se esqueça de visitar a seção "Escolha dos grupos" do eDisciplinas.