Programação

  • Programa da disciplina

    Introdução à Psicologia

    Faculdade de Economia e Administração

    Universidade de São Paulo

     

    Docente(s)  responsável(is) : Antonio Euzébios Filho / Belinda Piltcher Haber Mandelbaum

     

    Objetivos

    Introduzir elementos teóricos fundamentais da Psicologia. Analisar estudos básicos da Psicologia Social e do Trabalho. Pretende-se alcançar uma compreensão teórica e prática da Psicologia Social e do Trabalho, em um olhar crítico sobre o mundo do trabalho na atualidade. Por fim, é esperado que a disciplina possa proporcionar um encontro dos estudantes com as Ciências Sociais, alargando a sensibilidade social, o pensamento e a iniciativa dos jovens administradores na direção de uma sociedade democrática.

     

    Programa

    I) Psicologia como ciência e profissão.

                      - Breve histórico da Psicologia como ciência e profissão.

                      - As abordagens psicológicas: behaviorista, gestaltista, histórico-cultural e psicanalítica: elementos gerais.

     

    II. Psicologia Social: temas e espaços de atuação.

                       - Um pouco da história

                       - As noções de indivíduo, cultura e sociedade.

                       - As noções de Ideologia e Representações Sociais. 

                       - Duas ramas da Psicologia Social: Psicologia Social do trabalho e Psicologia organizacional.          

     

    III. Psicologia Social e do Trabalho: compreendendo e agindo no mundo de trabalho.

                       - Psicologia Social e os dilemas ético-políticos de ontem e hoje.

                       - Psicologia e mundo do trabalho.

                       - Ferramentas da Psicologia para lidar com o mundo do trabalho e gestão de pessoas.

                       - Psicologia e saúde do(a) trabalhador(a)

     

    Método de trabalho

    Aulas expositivas e dialogadas, leituras, apresentações de seminários e filmes.

     


    Avaliação

    1) Realização de trabalho escrito (5,0 pontos).

    2) Apresentação de seminários (5,0 pontos)

     

     

    CRONOGRAMA 1º SEMESTRE 2018

     

    Datas

    Conteúdo e metodologias/aulas

    Bibliografia

    Fevereiro

    27

    * Psicologia como ciência e profissão

      - História e constituição da psicologia.

    Básica: Farr, R. M. (2006). Psicologia social moderna: um fenômeno caracteristicamente americano. Em As raízes da psicologia social moderna, 37-60. 7ª ed. Petrópolis: Vozes.

     

    Complementar: Farr, R. M. (2006). A emergência da Psicologia como ciência natural e social na Alemanha. Em As raízes da psicologia social moderna, 37-60. 7ª ed. Petrópolis: Vozes.

     

    Março

    6

    *Principais abordagens.

    - Behaviorismo.

     

    Básica: Baum, W. M. Behaviorismo: definição e história. In: _____. Compreender o Behaviorismo: ciência, comportamento e cultura. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 22-34.

     

    Complementar: Lopes, C. E. O behaviorismo radical. In:  FERREIRA, A. A. L. (Org.). A pluralidade do campo psicológico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010. p. 91-108.

                                                                                             

    13

    * Principais abordagens.

    - Gestalt.

     

    Básica: Moraes, M. (2010). Considerações sobre o gestaltismo: entre a ciência e a filosofia. In: Ferreira, A. A. L. (Org.). A pluralidade do campo psicológico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, p.53-70.

     

    Complementar: Asch, S. Propriedades estruturadas da experiência e da ação. In: Psicologia Social (Cap. 2). São Paulo, Comp. Ed. Nacional, 1977.

      

     

    20

    *Principais abordagens:

    - Psicologia Histórico-Cultural.

    Básica: Sirgado, A. P (s/d). A CORRENTE SÓCIO-HISTÓRICA DE PSICOLOGIA: fundamentos epistemológicos e perspectivas educacionais

     

    Complementar: Leontiev, A. N. (1978). O Desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte.

     

    Abril

    3

     * Principais abordagens:

    - Psicanálise.

                 

     

    Básica: Freud, S. (1976). Cinco lições de psicanálise. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 11). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1910).

     

    Complementar: Garcia-Roza, L (1983). A. Freud e o inconsciente. RJ: Zahar.

     

    10

    * As noções de indivíduo, cultura e sociedade.

    - Três modelos históricos da psicologia social.

    - “Toda psicologia é social”.

     

    Básica: Martín-Baró. I (1985). O que estuda a Psicologia Social? Martín-Baró. Em Acción y ideologia. Psicologia Social desde Centroamérica. (Trad. Vecchia, D. M; Netto, N. B.).

     

    Complementar: Guareschi, P. O que é mesmo Psicologia Social? Uma perspectiva de sua história e seu estado hoje. Em Vilela, A. N. L; Sato, L.; Diálogos em Psicologia Social.

     

    17

    *Psicologia social - As noções de Ideologia e Representações sociais.

    Básica: Guareschi, P. (2000). Representações sociais e ideologia. Em Revista de Ciências Humanas, Florianópolis: EDUFSC, Edição Especial Temática, p.33-46.

     

    Complementares:

    Sawaia, B. B. (1993). Representação e ideologia – O encontro desfetichizador. Em M, J, Spink (Org.). O conhecimento no cotidiano - As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo. Ed. Brasiliense, 73-83.

    Guareschi. P. (1998). Ideologia. Em M. N. Strey (org). Psicologia Social contemporânea. Petrópolis: Vozes, 89-103.

     

    24

    *Psicologia social – Preconceito, influência e exclusão social

    – Análise de temáticas para discussão em grupo.

     

    Básica: Guareschi, P. (2001). Pressupostos psicossociais da exclusão: competividade e culpabilização. Em B. B. Sawaia (org.) (2ª. Ed.). As artimanhas da exclusão. Petrópolis: Vozes.

     

    Complementares:

    Goffman, E. (1980) Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

     

    Maio

    7

    * Psicologia organizacional e psicologia social do trabalho

    - Questões teóricas e práticas: ações e dilemas ético-políticos das áreas.

    - Psicologia para o trabalho ou para empresa.

     

    Básica: Spink, P. (1996). Organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia do trabalho. Em Psicologia & Sociedade, 8 (11), 174-192.

     

    Complementares:                         

    Hespanhol, M. B; Souza, C.C; Pinzón, J. G; Souza, H. (2015) A; A Práxis da Psicologia Social do Trabalho: reflexões sobre possibilidades de intervenção. Em Coutinho, M. C; Furtado, O; Raitz, T. R. (orgs.) Psicologia Social e Trabalho: perspectivas críticas. Florianópolis: Editora UFSC, 16-39.

     

    14

    * Psicologia e mundo do trabalho.

    - O mundo do trabalho hoje

     

    Básica: Antunes, R. (2003). O caráter polissêmico e multifacetado do mundo do trabaçho. Em Trabalho, educação e saúde, 1 (12), 229-237.

     

    Stecher, A. (2011) Transformaciones del trabajo y procesos idenitarios en el “nuevo” capitalismo: notas para una discusión en el contexto latinoamericano. Em B. Medrado; W. Galindo (Orgs.). Psicologia Social e seus movimentos: 30 anos de ABRAPSO. Recife: editora ABRAPSO/Ed. Universitária da UFPE, 207-232.

     

    21

    * Psicologia social e mundo do trabalho hoje.

    - Psicologia e a demanda da gestão de pessoas na atualidade.

    Básica: Sato, L. Andrada, C. F. Évora, I.M. A. Neves, T. F. S. Oliveira, F. (2011). As tramas psicossociais da cooperação e da competição em diferentes contextos de trabalho. Em Arquivos Brasileiros de Psicologia, 63, 2-12.

     

    Complementar: Azevedo, C. S; (2002). Liderança e processos intersubjetivos em organizações públicas de saúde. Em Ciência & Saúde Coletiva, 7 (2), 349-361.

     

    28

    Análise de filme e discussão.

     

     

    Junho

    4

    *Psicologia e saúde do trabalhador.

    - Trabalho e sofrimento psíquico.

    - Exigências atuais do mercado de trabalho e sofrimento psíquico.

    Básica: Dejours, C. (1987). A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. São Paulo: Cortez.

    Complementares:

    Jacques, M. G. C. (2003). Abordagens teórico-metodológicas em saúde/doença mental e trabalho. Psicologia & Sociedade, n. 15, v. 1, p. 97-116.

    Barros, P.C. R; Mendes, A. M. B; (2003) Sofrimento psíquico no trabalho e estratégias defensivas dos operários terceirizados da construção civil. Em Psico USF, 8 (1), 63-70.

     

    11

    *Apresentação seminário

    Temáticas que versem sobre os temas tratados na disciplina com bibliografia fundamentada.

    18

    *Apresentação seminário.

    Temáticas que versem sobre os temas tratados na disciplina com bibliografia fundamentada.

    25

    *Experiências atuais da psicologia nos contextos organizacional e institucional.

    Apresentação de experiências práticas da área que serão debatidas com base em textos acadêmicos, vídeos, palestras de profissionais, etc.

    Julho

    3

    ***Entrega trabalho final e avaliação da disciplina.

    11/07 - Prazo máximo para cadastramento das médias finais pelos professores no Júpiter Web

     

    16 a 20/07 - Provas de Reavaliação

    23/07 - Prazo máximo para a entrega das médias finais após a reavaliação

     

    25/07 - Prazo máximo para a publicação do programa e cronograma das disciplinas

     

     

     Bibliografia complementar:

    Antunes, R. (2008). As formas contemporâneas de trabalho e a desconstrução dos direitos sociais. Em Yazbek (org.). Políticas públicas de trabalho e renda no Brasil. São Paulo: Cortez.

    Bauman, Z. (2003). Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos (trad. Carlos Alberto Medeiros). Rio de Janeiro: Zahar.

    Bock, A. M. B.; Gonçalves, M. G. M.; Furtado, O. (2001) (Org.). Psicologia Sócio-Histórica.São Paulo. Cortez.

    Costa, G. M (2005). Trabalho, individualidade e pessoa humana. Tese de doutorado em serviço social. Universidade Federal de Pernambuco.

    Campos, R. H. F.; Guareschi, P. (2000) Paradigmas em Psicologia Social. A perspectiva latinoamericana. Petrópolis. Ed. Vozes.

    César M. J. “Empresa cidadã”: uma estratégia de hegemonia. São Paulo: Cortez, 2008.

    Ciampa, A. C. (1985). Identidade. Em S. T.M Lane e W. Codo Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.

    Davel, E. & Machado, H. V. A dinâmica entre liderança e identificação: sobre a influência consentida nas organizações contemporâneas. RA C - Revista de Administração Contemporânea 5(3), 2001, p.l07-126.

    Ferreira, A. A. L. (Org.). A pluralidade do campo psicológico. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010. p.53-70.

    Filho, P. K. e Martins, S. A subjetividade como objeto da (s) Psicologia (s). Psicologia e Sociedade,19 (3), 2007, p.14-19.

    Freud, S. (1976). Cinco lições de psicanálise. In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicolágicas completas de Sigmund Freud (Vol. 11). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1910)

    Freitas, M. F. Q (1998). Inserção na comunidade e análise de necessidades. Em Psicologia reflexão e crítica, 1 (11), 183-202.

    Guareschi. P. (1998). Ideologia. Em M. N. Strey (org). Psicologia Social contemporânea. Petrópolis: Vozes, 89-103.

    Harvey, D. (1992). A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola.

    Heller, A. (1972). Os pressupostos do papel social na estrutura da vida cotidiana. Em O quotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 87-109.

    Hermann, F. (s/d). O que é psicanálise. São Paulo: Brasiliense.

    Jacques, M. G.; Codo, W. (Orgs.). Saúde mental e trabalho: leituras. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

    Lane, S. T. M. (1995). Avanços da psicologia social na América Latina. In S. T. M

    Lewin, K. (1948). Problemas de dinâmica de grupo. (Trad. Leite, M.M) São Paulo: Cultrix.

    Martín_Baró, I. Trabajador alegre o trabajador explotado? La identidade nacional del salvadorenho. Em Revista Interamericana de Psicologia, 24 (1), 1-24, 1990.

    Mandelbaum, B. O desemprego em situação: um estudo psicossocial. Revista da ABET, v. 8, n.2, 2009.

    Sato, L. (Org). Indivíduo, Grupo e Sociedade - Estudos de Psicologia Social de Arakcy Martins Rodrigues. São Paulo: EDUSP, 2005.p 189-209.

    Sennet, R. (1988). O Declínio do Homem Público: as tiranias da intimidade. São Paulo; Companhia das Letras.

    Skinner, B. F. Sobre o Behaviorismo. São Paulo, Cultrix, 1982.

    Weil, S. A Condição Operária e Outros Estudos sobre a Opressão. São Paulo, Paz e Terra, 1979.

    Tolfo, S. R; Fonseca, J. C; Nunes, T. S; (2015). Assédio moral no trabalho: compreendendo algumas consequências. Em Coutinho, M. C; Furtado, O; Raitz, T. R. (orgs.) Psicologia Social e Trabalho: perspectivas críticas. Florianópolis: Editora UFSC, 155-171.

    Zylbersztajn, D. Organização ética: um ensaio sobre comportamento e estrutura das organizações. RAC - Revista de Administração Contemporânea, 6(2), 2002, p.123-143.

     


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