Aperçu des sections

  • Programa da disciplina

  • Exercício 1 - cartaz

    Desenvolvimento de cartaz para o projeto “Um cartaz para São Paulo” (em dupla ou trio).


    ETAPAS

    1. Brainstorming / busca de subsídios sobre o tema central do trabalho (individual/turma);

    2. Organização de painéis, geração de alternativas / layouts  para o cartaz (em grupo, em classe);

    3. Finalização, inclusão de textos (em casa);

    4. Apresentação de resultados em aula em formato 60 X 90 cm, montado em prancha rígida;

    5. Apresentação de versão final em portfólio digital.


    ITENS PARA AVALIAÇÃO

    1. Apresentação em aula: cartaz impresso em formato (60cm x 90cm, vertical), montado
    em prancha rígida, com identificação dos autores em etiqueta colada no verso;

    2. Apresentação digital: 

    - Cartaz individual: versão digitalizada da proposta individual para o cartaz

    - Cartaz Final: versão final em JPG (3443 x 5315 pixels; resolução de 150dpi, em RGB).
    Para a arte-final digital, usar as cores Pantone Process Black CVC e vermelho Pantone 485 CVC


    REFERÊNCIAS ESPECÍFICAS
    A cultura do cartaz: meio século de cartazes brasileiros de propaganda cultural
       (curadoria de Paulo Moretto). São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2008.
    BARNICOAT, John. Posters: a concise history. Londres: Thames and Hudson, 1998.
    LUPTON, Ellen. How posters work. Nova Iorque: Cooper Hewitt, 2015.
    MORETTO, Paulo Eduardo. Cartazes de Propaganda cultural no Brasil: cinco décadas
       de técnicas e linguagem. Dissertação de mestrado. São Paulo: Fau Usp, 2004.
    MÜLLER-BROCKMANN, Josef. History of the poster. Londres: Phaidon, 2004.

  • Exercício 2 - livro independente


    OBJETIVO

    Design e produção de edição artesanal de baixa tiragem do livro “A revolução tipográfica e a taça de cristal” (em grupos de 3 a 4 pessoas)

    especificações

    O livro pode incluir ou não imagens, e deve necessariamente conter:

    • Todo o texto fornecido

    • Capa; folha de rosto; colofão

    • Miolo com no mínimo 16 e no máximo 32 páginas

    • Acabamento em caderno dobrado e costurado


    MATERIAL

    Papéis de várias gramaturas e tamanhos

    Régua, esquadro, lápis ou lapiseira, cola bastão, durex, estilete

    Linha de algodão grossa, agulha para linha

    Outros materiais de desenho, recorte  e colagem: lápis e canetas coloridos, tintas, tesoura, cola


    DESCRIÇÃO

    1. Experimentações para definição de formato e suporte

    2. Desenvolvimento de alternativas para capa e miolo

    3. Apresentação de boneco

    4. Finalização e apresentação de tiragem com ao menos 3 cópias


    ITENS A SEREM ENTREGUES PARA AVALIAÇÃO

    Apresentação em aula: 3 cópias impressas e montadas do livro

    Apresentação digital: Arquivos pdf da capa e miolo; foto de uma cópia montada do livro.


    REFERÊNCIAS ESPECÍFICAS

    BIERUT, Michael; HELFAND, Jessica & POYNOR, Rick, 2010. Textos clássicos do design gráfico. São Paulo: Martins Fontes.

    BRINGHURST, Robert 2005. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosac Naify.

    FARIAS, Priscila L. 2013. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB.

    LUPTON, Ellen 2008. A produção de um livro independente. São Paulo: Rosari.



  • Projeto - Design de livro

    Desenvolvimento de novo projeto gráfico para livro de gênero previamente definido

    (em grupo - até 6 grupos, com 7 a 8 pessoas)


    Itens digitais a serem enviados para avaliação:

    I. Proposta

    1. Versão PDF do relatório com análise gráfica do gênero e descrição do livro escolhido para o projeto - apresentação 17/5

    2. Versão PDF da apresentação de seminário de proposta - apresentação 17/5


    II. Resultados finais

    1. Versão digital (PDF) do projeto gráfico do livro (capa e miolo)

    2. Versão digital (jpeg) do cartaz para o livro

    3. 3 fotos do boneco do livro (jpeg) 

    4. Apresentação (arquivo a ser apresentado junto com os itens acima em 2 de agosto