Programação

  • Olá a todos, 

    Nesse espaço vamos acrescentar os links que a Rosa mencionou em sala de aula sobre atualidades e notícias!

    Se alguém também tiver novidades a acrescentar serão bem vindas!

    1-) http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf

    2-) http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1723

    3-) Horizontes Antropológicos - Cultura e gastro-anomia: psicopatologia da alimentação cotidiana. Entrevista com Claude Fischler

    4-) http://oglobo.globo.com/economia/na-franca-duracao-das-refeicoes-aumentou-13-minutos-desde-1986-9711470

    5-) Sugestão de documentário: Fed up

    6-) Boletim Caisan trouxe um vídeo bem didático sobre o Marco de Referência em EAN. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=E899xC32MWk

    A discussão central deste documentário é a expressiva disponibilidade de açúcar de adição imposta pela industria alimentícia e sua contribuição nos encargos de saúde e ações governamentais. O documentário é muito bem produzido e complementa bem a leitura do livro indicado em sala de aula.

    Pode ser baixado pelo link: http://www.omelhordatelona.biz/fed-up-2014-legendado/

    6) Artigo:http://care.diabetesjournals.org/content/34/1/14.full.pdf+html


  • Programação da Disciplina

    Disciplina: RNM4304 - Educação Nutricional e Mudanças Alimentares
    Nutritional Education and Dietary Changes 

    Monitoras PAE: Camila Meirelles e Carina Palazzo. 

    Créditos Aula:4
    Créditos Trabalho:3
    Carga Horária Total: 150 h 
    Tipo:Semestral
    Ativação: 01/01/2014 


    Objetivos 
    Ë objetivo desta disciplina desenvolver programas de intervenção alimentar e nutricional, com ferramentas de diversas áreas de conhecimento que dêem subsídios teóricos e metodológicos para promover mudanças alimentares, considerando os determinantes econômicos, psicossociais, culturais e histórico das práticas alimentares.
    Docente(s) Responsável(eis)
    1994381 - Rosa Wanda Diez Garcia
    Programa Resumido
    Compreender a complexidade de determinantes das práticas e do comportamento alimentar, capacitar o aluno para diagnosticar problemas alimentares e desenvolver programas e estratégias em educação nutricional dirigidos a indivíduos e grupos, partindo de recursos teóricos e metodológicos interdisciplinares. 
    Analisar as mudanças alimentares de diferentes perspectivas, conhecer as políticas de educação alimentar e nutricional brasileiras e de outros países para a promoção de mudanças alimentares saudáveis.
    Programa
    A disciplina será dividida em 3 partes:

    a) diagnóstico das práticas alimentares e das condições para se intervir;

    b) recursos para desenvolvimento de programas
     

    c) como elaborar programas (etapas, fundamentos, estratégias, indicadores, avaliação).

    Definição do objeto da educação nutricional. Comportamento e práticas alimentares: aspectos biológicos, sócio-culturais e psicológicos. Escolhas alimentares. O gosto e as mudanças das práticas alimentares. Determinantes do consumo alimentar. Métodos para diagnóstico das práticas e comportamento alimentar. Fases e fundamentos para desenvolvimento de um programa. Dinâmicas de grupo com foco em mudanças alimentares. Intervenção nutricional: princípios e estratégias. Tecnologias em educação nutricional. Programas de educação nutricional: construção de um programa de educação nutricional.
    Avaliação
    Método
    Aulas teóricas e interativas. Leituras e discussão de textos direcionados para análise e de problemas e para aplicação em estratégias de educação nutricional. Seminários. Desenvolvimento de um programa de educação nutricional e observação de campo.
    Critério
    Prova teórica.
    Discussão de texto e entrega de trabalhos relacionados às leituras.
    Seminários.
    Desenvolvimento de um programa de educação nutricional. 
    Norma de Recuperação
    - Nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final igual à média entre a nota da recuperação e a nota anteriormente obtida na disciplina.
    Bibliografia
    1. Diez-Garcia RW, Castro IRR Castro. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciência & Saúde Coletiva. 2011; 16(1):91-98.
    2. Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares: Implicações Práticas, Teóricas e Metodológicas. In: Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2011: 03-17.
    3. Contento, IR. Nutrition Education. Linking Research, theory and practice. Jones and Bartlett Publishers. 2011.
    4. Committee on health and behavior; research, practice and policy board on neuroscience and behavior health - Institute of Medicine. Health and behavior. The interplay of biological, behavior and societal influences. Washington: National Academy Press, 2001.
    5. Minner H. O ritual do corpo entre os sonacirema. In: American Anthropologist. Vol 58 (1956), PP.503-507, "Body Ritual among the Nacirema”.
    6. Castro IRR, Souza TSN, Maldonado LA, Caniné ES, Rotenberg S, Gugelmin AS. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr. 2007; 20(6):571-88.
    7. Diez-Garcia, RWD. Antropologia aplicada às diferentes áreas da nutrição. In: Canesqui, AM e Garcia, RWD. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. 
    8. Monteiro CA, Levy RB, Claro RM, Castro IRR, Cannon G. Uma nova classificação de alimentos baseada na extensão e propósito do seu processamento. Cad. Saúde Pública. 2010; 26(11):2039-49.
    9. Monteiro CA. Nutrition and health. The issue is not food, nor nutrients, so much as processing. Public Health Nutrition. 2009; 12(5), 729-31.
    10. Lustig RH, Schmidt LA, Brindis CD.The toxic truth about sugar. Nature. 2012; 482: 27-9.
    11. Poulain JP, Proença RPC, Garcia RWD. Diagnóstico das práticas e comportamento alimentar: aspectos metodológicos. In: Diez-Garcia, RW; Cervalo-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2011.  
    12. Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008.
    13. Rozin, P. Human food intake and choice: Biological, psychological and cultural perspectives. Belgium: Institute Danone, 2002 pags. 7-22.
    14. Barreto S. A. J. & Cyrillo D.C. Análise da composição dos gastos com alimentação no Município de São Paulo (Brasil) na década de 1990. Revista de Saúde Pública, 35:52-59, 2001. 
    15. Abdala MC. Da casa ao restaurante: representações sobre comer fora em Minas Gerais. In: Montebello NP, Collaço JHL. Gastronomia: Cortes e Recortes. Brasília: Editora Senac. Volume II: 51-69, 2008.
    16. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Pesquisa de Orçamentos familiares 1995-96: Rio de Janeiro, 1997.
    17. Daniel JMP; Cravo VZ. Valor Social e Cultural da Alimentação. In: Canesqui AM, Diez-Garcia RW. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. Pags.57-68. 2005.
    18. Bourdain A. A estrada da morte. In: Bourdain A. Em busca do prato perfeito. São Paulo: Companhia das Letras. 1ª Edição. 2003.
    19. Bourdain A. Uma coisa muito especial. In: Bourdain A. Em busca do prato perfeito. São Paulo: Companhia das Letras. 1ª Edição. 2003.
    20. Sawaya AL et al. Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros. Estud Av. 17(48): 21-45, 2003. 
    21. Organización Panamericana de la Salud. Evaluación para el planeamiento de programas de educación para la salud. Washingon:OPS, 1990.
  • Aula 1 (21/01/2015)

    Boa Noite a todos,

        Durante a primeira aula foi exposto o conteúdo que será desenvolvido durante o semestre e esclarecimento de dúvidas. Foi solicitado a escolha de locais para possivel aplicação da Intervenção Nutricional desenvolvida ao longo do semestre. 


       Também como tarefa de casa foi solicitada a leitura do texto Antropologia e Nutrição: um dialogo possível. Que pode ser acessado pelo site: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd10_01.pdf


    Boa leitura a todos. 


    Estamos a disposição.


    Camila Meirelles

    Carina Pallazo

     



  • Aula 2 (02/03/2015)

    Olá a todos,


    As atividades a serem desenvolvidas nessa nossa segunda aula serão:

    - Apresentação dos locais possíveis para a pratica da intervenção nutricional 

    - Apontamento de frases do livro: Antropologia e Nutrição: um dialogo possível

    - Apresentação de trechos dos filmes:

           * Parente é serpente. 

              Direção: Mario Monicelli

           *  Tempero da Vida. 

               Direção: Tassos Boulmetis 

    - Relação dos trechos e filmes assistidos.

    - Leitura do texto sobre observação participante. 

    - Escrita sobre as questões relacionadas a observação participante. 

    E finalmente como tarefa: realizar a observação participante de acordo com roteiro proposto. 


    Boa semana a todos,


    Camila e Carina 

  • Aula 3 (09/03/2015)

    Boa Tarde,

    Hoje na aula teremos a discussão sobre a observação de campo realizada, e aula expositiva. 


    Como dito anteriormente falamos sobre o curso no site do ideias na mesa! 

    Para realizar o curso no link: http://ideiasnamesa.unb.br/upload/cursos/arquivos/CursoDHAAeEAN/dhaa_modulo1/dhaa_modulo1.htm


    Coloco também em pdf porém para responder, no final alguns testes é importante a realização online. 


    Estamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas!


    Ate mais tarde 

    Camila e Carina





  • Aula 4 (16/03/2015)

    Boa noite a todos,


    Relembrando as atividades que temos para entrega da aula de amanhã!

    1- Atividade de percepção do consumo de embalagens realizado em um dia pelas alunas selecionadas;

    2- Consumo de suplemento durante o dia por um aluno;

    3- Entrega da questão por escrito passada ao final da aula.


    Ainda temos como atividades pendentes a realização do curso do Ideias na Mesa (Aula 3) e leitura de um texto Sonacirema que será disponibilizado para leitura!


    Propostas lançadas na aula de hoje: 

    TED: Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história

    http://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br#t-1100819


    Levantamento de quantidade de água utilizada para produção de alimentos:

    http://meumundosustentavel.com/noticias/custo-em-litros-de-agua/

    Artigos de referencia: 

    Mekonnen-Hoekstra-2012-WaterFootprintFarmAnimalProducts.pdf


    Mekonnen-Hoekstra-2011-WaterFootprintCrops.pdf


    Referencias utilizadas na aula de hoje:

    Diez-Garcia, RW. Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2011

    Contento, IR. Nutrition Education. Linking Research, theory and practice. Jones and Bartlett Publishers. 2011.

    Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008.

    Canesqui, AM e Garcia, RWD. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005. 

    Boog, C.F. Educação Nutricional: passado, presente e futuro.Revista de Nutrição, n.10(.1):5-19, 1997


    A disposição! 

    Camila Meirelles

  • Aula 5 (23/04/2015)

    Boa Noite a todos,


    Como tarefa para esta aula temos a atividade prática e dois textos para leitura:

    Textos para leitura e reflexão:

    - Guia da alimentação para a população brasileira

    http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/guia_alimentar2014

    - Estratégia Global em Alimentação Saudável, atividade física e saúde.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_global_alimentacao_saudavel.pdf


    Atividade Prática/Desafio:

    Abdicar de um hábito alimentar do qual esta acostumado por um dia. 

    O exercício visa observar a logística desta mudança, a questão da infra-estrutura, estruturação da mudanças, desafios a serem enfrentados, etc...


    Links interessantes:

    Links indicados pela professora Rosa para leitura:

    - http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf

    - http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1723


    Ótima semana a todos!

    Camila Meirelles


  • Aula 6 (07/04/2015)

    Boa Noite a todos!

    Abaixo as atividades que devem ser providenciadas para a aula do dia 07 de abril.


    1-) Preparo de 10 slides em grupo (4 pessoas) sobre o arquivo da Estrategia Global (referente a aula5), e anexar no link disponibilizado abaixo - serão sorteados dois grupos para apresentação em sala de aula.


    2-) Leitura do capítulo 2 do livro "Mudanças alimentares e Educação Alimentar" 


    3-) Inicio da organização e diagnóstico nutricional do local no qual será realizado o trabalho final da disciplina de Intervenção, de acordo com os grupos separados em sala de aula.

    - Já ir estabelecendo possíveis locais para intervenção 

    - E realizar o diagnóstico nutricional


    REFORÇANDO:

    4-) Leituras a serem adiantadas para a utilização ao longo da disciplina:

    -- Marco de Referencia de Educação Nutricional e Alimentar para Políticas Publicas: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/educacao-alimentar-e-nutricional/publicacoes/marco_EAN_visualizacao_semlogo.pdf.pagespeed.ce.jSG4u-W3_E.pdf


    --Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrinseca, 2008.


    -- Artigo o qual é base ao guia alimentar para a população brasileira:

    http://www.scielo.br/pdf/csp/v26n11/05.pdf


    Favor acrescentar as listas abaixo os nomes referentes aos grupos do trabalho final.


    Boa semana a todos,

    Estamos a disposição para qualquer esclarecimento 

    Camila e Carina


  • Aula 7 (13/04/2015)

    Bom dia a todos,

    Lembrando  que para a aula de 7:

    - Leitura do capitulo 1. Mudanças Alimentares: Implicações Praticas, Teóricas  e Metodológicas (pag 4 a 16) 

    - Leitura do livro de Michael Pollan (Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008).

    - Desenvolvimento da Intervenção Nutricional - busca dos locais, diagnostico e inicio das ideias a serem desenvolvidas.

    - Desafio: ficar três dias sem açúcar 


    Atividades desenvolvidas em sala de aula:

    - Vídeo Culinária, saúde e prazer.

    Distribuído questões em sala de aula as quais devem ser entregues respondidas no dia 27 de abril.

    As mesmas questões devem ser respondidas novamente tendo como base o artigo fornecido em salas de aula.


    Boa semana a todas. 

    A disposição


  • Aula 8 (27/04/2015)

    Boa Tarde a todos,

    No dia 27 de abril, teremos a prova assim como a Profa. Rosa mencionou com questões testes e questões abertas.

    Com todo o conteúdo do Moodle.

    Também deverá ser entregue a atividade iniciada na aula 7 do vídeo da culinária:

    Entrega das perguntas respondidas em sala de aula com base no video

    Entrega das mesmas questões respondidas baseadas no artigo passado em sala de aula.


    Bom feriado a todos e todas,

    A disposição

    Camila Meirelles

  • Aula 9 (28/04/2015)

    Boa tarde a todos,

    Em anexo a aula da doutoranda Flávia Micalli sobre Motivação no Contexto da Educação Nutricional.

  • Aula 10 (11/05/2015)

    Boa Tarde,


    Conforme feito em sala de aula:

    1 parte:

    Incluir o exercício em que os alunos fizeram a modificação de um hábito e 1 dia de restrição de açúcar. 

    Aos que fizeram a modificação:

    1a.  metade: quais foram as dificuldades que tive para restringir 1 dia de açúcar e/ou mudança de um hábito

    2a. metade: quais sentimentos/pensamentos me ocorreram com as experiências acima

    Aos que não fizeram a modificação:

    1a.  metade: porque (motivos) você não se expôs a essas experiências.

    2a. metade: quais sentimentos/pensamentos me ocorreram com as experiências acima foram propostas.


    2 parte: 

    Aula expositiva sobre âmbitos da aplicação da Educação Nutricional e o como e porque agir. (em anexo)


    3 parte:

    Exercício prático da aula de hoje baseado no exercício prévio das etapas do Guia Alimentar realizado em sala de aula.


    Boa Semana a todos,

    Camila e Carina



  • Aula 11 (18/05/2015)

    Boa Noite a todos,

    Na aula de hoje:

    - discutimos o levantamento e sistematização das maiores dificuldades/desafios e sentimentos/pensamentos para a realização do desafio

    - respondido as questões sobre o livro de Michael Pollan

    - discussão dirigida da discussão do livro Em defesa da comida: Um manifesto

    - entregue os certificados do curso - Idéias na Mesa - Direito Humano à Alimentação


    Como tarefa para a próxima aula ficou:

    A classe foi dividida em duas turmas 

    Lado direito - Levantamento de argumento em defesa/critíca ao consumo de fritura 

    Lado esquerdo - Levantamento e argumento em defesa/crítica ao consumo de açúcares

    * Lembrando que no argumento deve-se considerar esse consumo em uma população saudável e que esse consumo esteja dentro de suas necessidades nutricionais 


    Boa semana a todas,


    Camila e Carina 



  • Aula 12 (26/05/2015)

    Boa Tarde a todos,
    Na aula de ontem discutimos:
    A questão do açúcar e fritura quanto as recomendações o quanto consumir e como lidar para indicar ou não tais componentes.
    Referencias:

    SANIBAL, EAA, FILHO, JM, Alterações Físicas, Químicas e Nutricionais de Óleos Submetidos ao Processo de Fritura,
    Físicas, Químicas e Nutricionais de Óleos Submetidos ao Processo de Fritura, aderno de Tecnologia de Alimentos & Bebidas

    CORSINI, MS, PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS E AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO EM ÓLEOS DE FRITURA, Quim. Nova, Vol. 31, No. 5, 956-961, 2008.

    DIEZ-GARCIA, RW, CASTRO, IRR, A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição Ciência e Saúde Coletiva, 16(1), 2011.

    Guideline: Sugars intake for adults and children. Geneva: World Health Organization; 2015.


    P. Shanker et al. Non-nutritive sweeteners: Review and update. Nutrition 29 (2013) 1293-1299 

    E a aula teórica ministrada pela Profa. Rosa:
    A importância do gosto nas mudanças alimentares e culinária como manejo do gosto. 


    Boa semana a todos,

    Estamos a disposição

    Camila e Carina