Programação
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Olá a todos,
Nesse espaço vamos acrescentar os links que a Rosa mencionou em sala de aula sobre atualidades e notícias!
Se alguém também tiver novidades a acrescentar serão bem vindas!
1-) http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf
2-) http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1723
3-) Horizontes Antropológicos - Cultura e gastro-anomia: psicopatologia da alimentação cotidiana. Entrevista com Claude Fischler
4-) http://oglobo.globo.com/economia/na-franca-duracao-das-refeicoes-aumentou-13-minutos-desde-1986-9711470
5-) Sugestão de documentário: Fed up
6-) Boletim Caisan trouxe um vídeo bem didático sobre o Marco de Referência em EAN. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?
v=E899xC32MWk A discussão central deste documentário é a expressiva disponibilidade de açúcar de adição imposta pela industria alimentícia e sua contribuição nos encargos de saúde e ações governamentais. O documentário é muito bem produzido e complementa bem a leitura do livro indicado em sala de aula.
Pode ser baixado pelo link: http://www.omelhordatelona.biz/fed-up-2014-legendado/
6) Artigo:http://care.diabetesjournals.org/content/34/1/14.full.pdf+html
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Disciplina: RNM4304 - Educação Nutricional e Mudanças Alimentares Nutritional Education and Dietary Changes Monitoras PAE: Camila Meirelles e Carina Palazzo.
Créditos Aula: 4 Créditos Trabalho: 3 Carga Horária Total: 150 h Tipo: Semestral Ativação: 01/01/2014 Objetivos Ë objetivo desta disciplina desenvolver programas de intervenção alimentar e nutricional, com ferramentas de diversas áreas de conhecimento que dêem subsídios teóricos e metodológicos para promover mudanças alimentares, considerando os determinantes econômicos, psicossociais, culturais e histórico das práticas alimentares. Docente(s) Responsável(eis) 1994381 - Rosa Wanda Diez Garcia Programa Resumido Compreender a complexidade de determinantes das práticas e do comportamento alimentar, capacitar o aluno para diagnosticar problemas alimentares e desenvolver programas e estratégias em educação nutricional dirigidos a indivíduos e grupos, partindo de recursos teóricos e metodológicos interdisciplinares.
Analisar as mudanças alimentares de diferentes perspectivas, conhecer as políticas de educação alimentar e nutricional brasileiras e de outros países para a promoção de mudanças alimentares saudáveis.Programa A disciplina será dividida em 3 partes:
a) diagnóstico das práticas alimentares e das condições para se intervir;
b) recursos para desenvolvimento de programas
c) como elaborar programas (etapas, fundamentos, estratégias, indicadores, avaliação).
Definição do objeto da educação nutricional. Comportamento e práticas alimentares: aspectos biológicos, sócio-culturais e psicológicos. Escolhas alimentares. O gosto e as mudanças das práticas alimentares. Determinantes do consumo alimentar. Métodos para diagnóstico das práticas e comportamento alimentar. Fases e fundamentos para desenvolvimento de um programa. Dinâmicas de grupo com foco em mudanças alimentares. Intervenção nutricional: princípios e estratégias. Tecnologias em educação nutricional. Programas de educação nutricional: construção de um programa de educação nutricional.Avaliação Método Aulas teóricas e interativas. Leituras e discussão de textos direcionados para análise e de problemas e para aplicação em estratégias de educação nutricional. Seminários. Desenvolvimento de um programa de educação nutricional e observação de campo. Critério Prova teórica.
Discussão de texto e entrega de trabalhos relacionados às leituras.
Seminários.
Desenvolvimento de um programa de educação nutricional.Norma de Recuperação - Nova avaliação após período de estudo com a bibliografia indicada. Nota final igual à média entre a nota da recuperação e a nota anteriormente obtida na disciplina. Bibliografia 1. Diez-Garcia RW, Castro IRR Castro. A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição. Ciência & Saúde Coletiva. 2011; 16(1):91-98.
2. Diez-Garcia, RW. Mudanças Alimentares: Implicações Práticas, Teóricas e Metodológicas. In: Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2011: 03-17.
3. Contento, IR. Nutrition Education. Linking Research, theory and practice. Jones and Bartlett Publishers. 2011.
4. Committee on health and behavior; research, practice and policy board on neuroscience and behavior health - Institute of Medicine. Health and behavior. The interplay of biological, behavior and societal influences. Washington: National Academy Press, 2001.
5. Minner H. O ritual do corpo entre os sonacirema. In: American Anthropologist. Vol 58 (1956), PP.503-507, "Body Ritual among the Nacirema”.
6. Castro IRR, Souza TSN, Maldonado LA, Caniné ES, Rotenberg S, Gugelmin AS. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr. 2007; 20(6):571-88.
7. Diez-Garcia, RWD. Antropologia aplicada às diferentes áreas da nutrição. In: Canesqui, AM e Garcia, RWD. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
8. Monteiro CA, Levy RB, Claro RM, Castro IRR, Cannon G. Uma nova classificação de alimentos baseada na extensão e propósito do seu processamento. Cad. Saúde Pública. 2010; 26(11):2039-49.
9. Monteiro CA. Nutrition and health. The issue is not food, nor nutrients, so much as processing. Public Health Nutrition. 2009; 12(5), 729-31.
10. Lustig RH, Schmidt LA, Brindis CD.The toxic truth about sugar. Nature. 2012; 482: 27-9.
11. Poulain JP, Proença RPC, Garcia RWD. Diagnóstico das práticas e comportamento alimentar: aspectos metodológicos. In: Diez-Garcia, RW; Cervalo-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2011.
12. Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008.
13. Rozin, P. Human food intake and choice: Biological, psychological and cultural perspectives. Belgium: Institute Danone, 2002 pags. 7-22.
14. Barreto S. A. J. & Cyrillo D.C. Análise da composição dos gastos com alimentação no Município de São Paulo (Brasil) na década de 1990. Revista de Saúde Pública, 35:52-59, 2001.
15. Abdala MC. Da casa ao restaurante: representações sobre comer fora em Minas Gerais. In: Montebello NP, Collaço JHL. Gastronomia: Cortes e Recortes. Brasília: Editora Senac. Volume II: 51-69, 2008.
16. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. Pesquisa de Orçamentos familiares 1995-96: Rio de Janeiro, 1997.
17. Daniel JMP; Cravo VZ. Valor Social e Cultural da Alimentação. In: Canesqui AM, Diez-Garcia RW. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. Pags.57-68. 2005.
18. Bourdain A. A estrada da morte. In: Bourdain A. Em busca do prato perfeito. São Paulo: Companhia das Letras. 1ª Edição. 2003.
19. Bourdain A. Uma coisa muito especial. In: Bourdain A. Em busca do prato perfeito. São Paulo: Companhia das Letras. 1ª Edição. 2003.
20. Sawaya AL et al. Os dois Brasis: quem são, onde estão e como vivem os pobres brasileiros. Estud Av. 17(48): 21-45, 2003.
21. Organización Panamericana de la Salud. Evaluación para el planeamiento de programas de educación para la salud. Washingon:OPS, 1990. -
Boa Noite a todos,
Durante a primeira aula foi exposto o conteúdo que será desenvolvido durante o semestre e esclarecimento de dúvidas. Foi solicitado a escolha de locais para possivel aplicação da Intervenção Nutricional desenvolvida ao longo do semestre.
Também como tarefa de casa foi solicitada a leitura do texto Antropologia e Nutrição: um dialogo possível. Que pode ser acessado pelo site: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd10_01.pdf
Boa leitura a todos.
Estamos a disposição.
Camila Meirelles
Carina Pallazo
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Olá a todos,
As atividades a serem desenvolvidas nessa nossa segunda aula serão:
- Apresentação dos locais possíveis para a pratica da intervenção nutricional
- Apontamento de frases do livro: Antropologia e Nutrição: um dialogo possível
- Apresentação de trechos dos filmes:
* Parente é serpente.
Direção: Mario Monicelli
* Tempero da Vida.
Direção: Tassos Boulmetis
- Relação dos trechos e filmes assistidos.
- Leitura do texto sobre observação participante.
- Escrita sobre as questões relacionadas a observação participante.
E finalmente como tarefa: realizar a observação participante de acordo com roteiro proposto.
Boa semana a todos,
Camila e Carina
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Boa Tarde,
Hoje na aula teremos a discussão sobre a observação de campo realizada, e aula expositiva.
Como dito anteriormente falamos sobre o curso no site do ideias na mesa!
Para realizar o curso no link: http://ideiasnamesa.unb.br/upload/cursos/arquivos/CursoDHAAeEAN/dhaa_modulo1/dhaa_modulo1.htm
Coloco também em pdf porém para responder, no final alguns testes é importante a realização online.
Estamos a disposição para o esclarecimento de dúvidas!
Ate mais tarde
Camila e Carina
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Boa noite a todos,
Relembrando as atividades que temos para entrega da aula de amanhã!
1- Atividade de percepção do consumo de embalagens realizado em um dia pelas alunas selecionadas;
2- Consumo de suplemento durante o dia por um aluno;
3- Entrega da questão por escrito passada ao final da aula.
Ainda temos como atividades pendentes a realização do curso do Ideias na Mesa (Aula 3) e leitura de um texto Sonacirema que será disponibilizado para leitura!
Propostas lançadas na aula de hoje:
TED: Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história
http://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt-br#t-1100819
Levantamento de quantidade de água utilizada para produção de alimentos:
http://meumundosustentavel.com/noticias/custo-em-litros-de-agua/
Artigos de referencia:
Mekonnen-Hoekstra-2012-WaterFootprintFarmAnimalProducts.pdf
Mekonnen-Hoekstra-2011-WaterFootprintCrops.pdf
Referencias utilizadas na aula de hoje:
Diez-Garcia, RW. Diez-Garcia, RW; Cervato-Mancuso, AM. Mudanças Alimentares e Educação Nutricional. RJ: Guanabara Koogan; 2011
Contento, IR. Nutrition Education. Linking Research, theory and practice. Jones and Bartlett Publishers. 2011.
Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008.
Canesqui, AM e Garcia, RWD. Antropologia e Nutrição: um diálogo possível, Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
Boog, C.F. Educação Nutricional: passado, presente e futuro.Revista de Nutrição, n.10(.1):5-19, 1997
A disposição!
Camila Meirelles
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Boa Noite a todos,
Como tarefa para esta aula temos a atividade prática e dois textos para leitura:
Textos para leitura e reflexão:
- Guia da alimentação para a população brasileira
http://dab.saude.gov.br/portaldab/biblioteca.php?conteudo=publicacoes/guia_alimentar2014
- Estratégia Global em Alimentação Saudável, atividade física e saúde.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_global_alimentacao_saudavel.pdf
Atividade Prática/Desafio:
Abdicar de um hábito alimentar do qual esta acostumado por um dia.
O exercício visa observar a logística desta mudança, a questão da infra-estrutura, estruturação da mudanças, desafios a serem enfrentados, etc...
Links interessantes:
Links indicados pela professora Rosa para leitura:
- http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf
- http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-read_article.php?articleId=1723
Ótima semana a todos!
Camila Meirelles
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Boa Noite a todos!
Abaixo as atividades que devem ser providenciadas para a aula do dia 07 de abril.
1-) Preparo de 10 slides em grupo (4 pessoas) sobre o arquivo da Estrategia Global (referente a aula5), e anexar no link disponibilizado abaixo - serão sorteados dois grupos para apresentação em sala de aula.
2-) Leitura do capítulo 2 do livro "Mudanças alimentares e Educação Alimentar"
3-) Inicio da organização e diagnóstico nutricional do local no qual será realizado o trabalho final da disciplina de Intervenção, de acordo com os grupos separados em sala de aula.
- Já ir estabelecendo possíveis locais para intervenção
- E realizar o diagnóstico nutricional
REFORÇANDO:
4-) Leituras a serem adiantadas para a utilização ao longo da disciplina:
-- Marco de Referencia de Educação Nutricional e Alimentar para Políticas Publicas: http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/educacao-alimentar-e-nutricional/publicacoes/marco_EAN_visualizacao_semlogo.pdf.pagespeed.ce.jSG4u-W3_E.pdf
--Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrinseca, 2008.
-- Artigo o qual é base ao guia alimentar para a população brasileira:
http://www.scielo.br/pdf/csp/v26n11/05.pdf
Favor acrescentar as listas abaixo os nomes referentes aos grupos do trabalho final.
Boa semana a todos,
Estamos a disposição para qualquer esclarecimento
Camila e Carina
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Vamos usar esse fórum para duvidas referente aos trabalhos dessa aula!!!!
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Bom dia a todos,
Lembrando que para a aula de 7:
- Leitura do capitulo 1. Mudanças Alimentares: Implicações Praticas, Teóricas e Metodológicas (pag 4 a 16)
- Leitura do livro de Michael Pollan (Pollan M. Em defesa da comida: um manifesto. Editora Intrínseca, 2008).
- Desenvolvimento da Intervenção Nutricional - busca dos locais, diagnostico e inicio das ideias a serem desenvolvidas.
- Desafio: ficar três dias sem açúcar
Atividades desenvolvidas em sala de aula:
- Vídeo Culinária, saúde e prazer.
Distribuído questões em sala de aula as quais devem ser entregues respondidas no dia 27 de abril.
As mesmas questões devem ser respondidas novamente tendo como base o artigo fornecido em salas de aula.
Boa semana a todas.
A disposição
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Boa Tarde a todos,
No dia 27 de abril, teremos a prova assim como a Profa. Rosa mencionou com questões testes e questões abertas.
Com todo o conteúdo do Moodle.
Também deverá ser entregue a atividade iniciada na aula 7 do vídeo da culinária:
Entrega das perguntas respondidas em sala de aula com base no video
Entrega das mesmas questões respondidas baseadas no artigo passado em sala de aula.
Bom feriado a todos e todas,
A disposição
Camila Meirelles
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Boa tarde a todos,
Em anexo a aula da doutoranda Flávia Micalli sobre Motivação no Contexto da Educação Nutricional.
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Boa Tarde,
Conforme feito em sala de aula:
1 parte:
Incluir o exercício em que os alunos fizeram a modificação de um hábito e 1 dia de restrição de açúcar.
Aos que fizeram a modificação:
1a. metade: quais foram as dificuldades que tive para restringir 1 dia de açúcar e/ou mudança de um hábito
2a. metade: quais sentimentos/pensamentos me ocorreram com as experiências acima
Aos que não fizeram a modificação:
1a. metade: porque (motivos) você não se expôs a essas experiências.
2a. metade: quais sentimentos/pensamentos me ocorreram com as experiências acima foram propostas.
2 parte:
Aula expositiva sobre âmbitos da aplicação da Educação Nutricional e o como e porque agir. (em anexo)
3 parte:
Exercício prático da aula de hoje baseado no exercício prévio das etapas do Guia Alimentar realizado em sala de aula.
Boa Semana a todos,
Camila e Carina
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Boa Noite a todos,
Na aula de hoje:
- discutimos o levantamento e sistematização das maiores dificuldades/desafios e sentimentos/pensamentos para a realização do desafio
- respondido as questões sobre o livro de Michael Pollan
- discussão dirigida da discussão do livro Em defesa da comida: Um manifesto
- entregue os certificados do curso - Idéias na Mesa - Direito Humano à Alimentação
Como tarefa para a próxima aula ficou:
A classe foi dividida em duas turmas
Lado direito - Levantamento de argumento em defesa/critíca ao consumo de fritura
Lado esquerdo - Levantamento e argumento em defesa/crítica ao consumo de açúcares
* Lembrando que no argumento deve-se considerar esse consumo em uma população saudável e que esse consumo esteja dentro de suas necessidades nutricionais
Boa semana a todas,
Camila e Carina
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Boa Tarde a todos,
Na aula de ontem discutimos:
A questão do açúcar e fritura quanto as recomendações o quanto consumir e como lidar para indicar ou não tais componentes.
Referencias:SANIBAL, EAA, FILHO, JM, Alterações Físicas, Químicas e Nutricionais de Óleos Submetidos ao Processo de Fritura,
Físicas, Químicas e Nutricionais de Óleos Submetidos ao Processo de Fritura, aderno de Tecnologia de Alimentos & BebidasCORSINI, MS, PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS E AVALIAÇÃO DA ALTERAÇÃO EM ÓLEOS DE FRITURA, Quim. Nova, Vol. 31, No. 5, 956-961, 2008.
DIEZ-GARCIA, RW, CASTRO, IRR, A culinária como objeto de estudo e de intervenção no campo da Alimentação e Nutrição Ciência e Saúde Coletiva, 16(1), 2011.
Guideline: Sugars intake for adults and children. Geneva: World Health Organization; 2015.
P. Shanker et al. Non-nutritive sweeteners: Review and update. Nutrition 29 (2013) 1293-1299E a aula teórica ministrada pela Profa. Rosa:
A importância do gosto nas mudanças alimentares e culinária como manejo do gosto.Boa semana a todos,
Estamos a disposição
Camila e Carina