Programação
-
Caros alunos,
Benvindos, à página da disciplina SMC!!
Bons estudos.
Prof. Sylmara Gonçalves Dias
Monitores: Denise Scótolo (manhã) denisescotolo@usp.br
Gabriel Trettel Silva (noite) gabriel.trettel.silva@usp.br
-
Caros alunos
segue a planilha com notas de cada uma das atividades da disciplina SMC.
Em caso de duvida agende atendimento no dia 25.02.2015 pelo email sgdias@usp.br
Atenciosamente
Sylmara
-
Módulo 1- evolução histórica da questão ambiental
Conceitos Introdutórios
Documentário: Comprar, jogar fora, comprar: A história secreta da obsolescência programada (La 2 de Televisión Española, 2011)
Para próxima aula:
Construir um mapa conceitual a respeito do documentário.
- Como os conceitos de sociedade, meio ambiente e cidadania estão representados no documentário?
Leitura do texto:
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Desenvolvimento e sustentabilidade. In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.1, p.31-64]
-
Módulo 1- evolução histórica da questão ambiental
O mapa conceitual deve responder a questão:
Quais são as relações entre desenvolvimento e sustentabilidade discutidas pelos autores?
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Desenvolvimento e sustentabilidade. In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.1, p.31-64]
-
Módulo 1 - Evolução histórica da questão ambiental
Leitura e mapa conceitual
Questão direcionadora: Apresente as fases da evolução da temática ambiental, discutidas no capitulo 2 e no capítulo 3.
Seminário 1
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Evolução histórica da questão ambiental: dos primórdios até o relatório Brundtlant. In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.2, p.65-100]
Seminário 2
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Evolução histórica da questão ambiental: do relatório Brundtlant.até os nossos dias In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.3, p.101-138]
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual aula 4.
Enviar dois arquivos: cap.2 Cap. 3
-
Os grupos que fizeram suas apresentações na aula 4 devem colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Utilizem este link para enviar o mapa conceitual referente ao módulo 1. Lembrem-se que vocês deverão elaborá-lo em duplas ou trios.
-
-
Modulo II – Sociedade civil, consumo e cidadania
Tema: Sociedade civil e cidadania: conceitos introdutórios
DAGNINO, E. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? In: Políticas de Ciudadanía y Sociedad Civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, 2004. Disponível em: http://www.globalcult.org.ve/pub/Rocky/Libro2/Dagnino.pdf
CERQUIER-MANZANI, Maria Lourdes. "Cidadania, uma categoria estratégica para uma sociedade melhor". In: O que é cidadania. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.
Seminário do grupo 3
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 5. Enviar apenas 1 mapa conceitual que abranja os dois textos.
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 5 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
-
MODULO II – SOCIEDADE CIVIL, CONSUMO E CIDADANIA
Aula 6
Leitura e elaboração de mapa conceitual
TEODOSIO; A. S. S.; VIEGAS, D.; GONÇALVES-DIAS, S. L.F. Consumo, meio ambiente e cidadania: intrincados (des)encontros na sociedade do hiperconsumo. In: PIMENTA; S. M.; CORREA, M. L.; DADALTO; M. C.; VELOSO, H. M. (coord) Sociedade e Consumo: múltiplas dimensões na contemporaneidade. Curitiba: Juruá Editora, 2010, p. 119-145.
BORTOLETO, A. P. ; GONÇALVES-DIAS, S. L.F. ; SANTOS, M. C. L. Reflexões sobre consumo, vida urbana e sustentabilidade. In: Bruno R. Padovano; Marly Namur; Patrícia B. Sala. (Org.). São Paulo: em busca da sustentabilidade. 1ed.São Paulo: EDUSP/PINI, 2012, v. 1, p. 70-80.
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 6. Enviar apenas 1 mapa conceitual que abranja os dois textos.
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 6 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
-
Módulo III - Movimentos Sociais e a Questão Ambiental
Leitura e Elaboração de Mapa conceitual
Aula 7
WARREN, Ilse Scheren. Das mobilizações às redes de movimentos sociais.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/se/v21n1/v21n1a07.pdf
SANTOS, Regina Braga. Movimentos sociais Urbanos
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 7 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Módulo III - Movimentos Sociais e a Questão Ambiental
Leitura e Elaboração de Mapa conceitual
Aula 8
CASTELLS, Manuel. O verdejar do Ser: o movimento ambientalista. In: O Poder da Identidade, 1996 [cap.3].
MONTIBELLER-FILHO, G. Movimentos ambientalista e desenvolvimento sustentável. In: O Mito do Desenvolvimento Sustentável. [extrato dentre as pp. 35-48].
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 8 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Módulo III - Movimentos Sociais e a Questão Ambiental
Leitura e Elaboração de Mapa conceitual
Aula 9
ALONSO, Ângela; COSTA, Valeriano, MACIEL, Débora. Identidade e estratégia na formação do movimento ambientalista brasileiro. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2007, n.79, pp. 151-167. ISSN 0101-3300.
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 9 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Tópico para a postagem dos materiais dos grupos do debate sobre sacolas plásticas.
-
Modulo IV- Caminhar em direção à sustentabilidade
Leitura e Elaboração de Mapa conceitual
Aula 11 / 13
BOFF, l. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011[ p.9-48].
VEIGA, J. E. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. Senac, 2011. [cap.1]