Programação
-
Bem vindos à página da disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania
Este será nosso canal de comunicação.
Bons estudos!!
Prof.Sylmara Gonçalves Dias - sgdias@usp.br
Monitores Denise Scótolo (manhã) - denisescotolo@usp.br
Gabriel Trettel (noite) - gabriel.trettel.silva@usp.br
-
Caros alunos segue a planilha com notas de cada uma das atividades da disciplina SMC.
Em caso de duvida agende atendimento no dia 25.02.2015 pelo email sgdias@usp.br
Atenciosamente
Sylmara
-
Apresentação programa, professora e alunos
Para a próxima aula:
Procurar conceitos de:
- sociedade
- meio ambiente
- cidadania
-
Módulo 1- evolução histórica da questão ambiental
Conceitos Introdutórios
Documentário: Comprar, jogar fora, comprar: A história secreta da obsolescência programada (La 2 de Televisión Española, 2011)
Para próxima aula:
Construir um mapa conceitual a respeito do documentário.
- Como os conceitos de sociedade, meio ambiente e cidadania estão representados no documentário?
Leitura do texto:
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Desenvolvimento e sustentabilidade. In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.1, p.31-64]
Construir um mapa conceitual a respeito do texto.
-
Módulo 1- evolução histórica da questão ambiental
O mapa conceitual deve responder a questão:
Quais são as relações entre desenvolvimento e sustentabilidade discutidas pelos autores?
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Desenvolvimento e sustentabilidade. In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.1, p.31-64]
Para a próxima aula:
Leitura e mapa conceitual
Questão direcionadora: Apresente as fases da evolução da temática ambiental, discutidas no capitulo 2 e no capítulo 3.
Textos na pasta 30.
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Evolução histórica da questão ambiental: dos primórdios até o relatório Brundtlant. In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.2, p.65-100]
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Evolução histórica da questão ambiental: do relatório Brundtlant.até os nossos dias In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.3, p.101-138]
-
Módulo 1 - Evolução histórica da questão ambiental
Leitura e mapa conceitual
Questão direcionadora: Apresente as fases da evolução da temática ambiental, discutidas no capitulo 2 e no capítulo 3.
Seminário 1
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Evolução histórica da questão ambiental: dos primórdios até o relatório Brundtlant. In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.2, p.65-100]
Seminário 2
BURSZTYN, M., BURSZTYN, M.A. Evolução histórica da questão ambiental: do relatório Brundtlant.até os nossos dias In: Fundamentos de politica e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012 [cap.3, p.101-138]
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual aula 4.
Enviar dois arquivos:
cap.2
Cap. 3
-
Os grupos que fizeram suas apresentações na aula 4 devem colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Utilizem este link para enviar o mapa conceitual referente ao módulo 1. Lembrem-se que vocês deverão elaborá-lo em duplas ou tripos.
-
Aqui estão os materiais utilizados pelos grupos 1 e 2 durante as apresentações dos seminários
-
-
Modulo II – Sociedade civil, consumo e cidadania
Tema: Sociedade civil e cidadania: conceitos introdutórios
DAGNINO, E. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando? In: Políticas de Ciudadanía y Sociedad Civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, 2004. Disponível em: http://www.globalcult.org.ve/pub/Rocky/Libro2/Dagnino.pdf
CERQUIER-MANZANI, Maria Lourdes. "Cidadania, uma categoria estratégica para uma sociedade melhor". In: O que é cidadania. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.
Seminário do grupo 3
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 5. Enviar apenas 1 mapa conceitual que abranja os dois textos.
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 5 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Aqui estão os materiais utilizados pelos alunos do grupo 3 durante o seminário.
-
-
Módulo 2 - Sociedade civil e cidadania
tema: Consumo, meio ambiente e cidadania
Atividade
para todos: leitura, elaboração de mapa conceitual (rascunho) --> subir no STOA
para grupo 4: Apresentação de seminário + postagem no STOA dos materiais da apresentação
Textos
TEODOSIO; A. S. S.; VIEGAS, D.; GONÇALVES-DIAS, S. L.F. Consumo, meio ambiente e cidadania: intrincados (des)encontros na sociedade do hiperconsumo. In: PIMENTA; S. M.; CORREA, M. L.; DADALTO; M. C.; VELOSO, H. M. (coord) Sociedade e Consumo: múltiplas dimensões na contemporaneidade. Curitiba: Juruá Editora, 2010, p. 119-145.
BORTOLETO, A. P. ; GONÇALVES-DIAS, S. L.F. ; SANTOS, M. C. L. Reflexões sobre consumo, vida urbana e sustentabilidade. In: Bruno R. Padovano; Marly Namur; Patrícia B. Sala. (Org.). São Paulo: em busca da sustentabilidade. 1ed.São Paulo: EDUSP/PINI, 2012, v. 1, p. 70-80.
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 6. Enviar apenas 1 mapa conceitual que abranja os dois textos.
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 6 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Utilizem este link para enviar o mapa conceitual referente ao módulo 2. Lembrem-se que vocês deverão elaborá-lo em duplas ou tripos.
-
Vejam os materiais utilizados pelo Grupo 4
-
-
MODULO 3 – Movimentos sociais e a questão ambiental
Tema: Movimentos sociais: conceitos introdutórios
Atividades:
para todos: Leitura e elaboração de mapa conceitual (rascunho) - publicar no stoa
para grupo 5 - apresentação de seminário
Textos:
WARREN, Ilse Scheren. Das mobilizações às redes de movimentos sociais.
Disponível em http://www.scielo.br/pdf/se/v21n1/v21n1a07.pdf
SANTOS, Regina Braga. Movimentos sociais Urbanos
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 7. Enviar apenas 1 mapa conceitual que abranja os dois textos.
-
O grupo responsável pelo seminário da aula 7 deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
-
Modulo III – Movimentos sociais e a questão ambiental
TEMA: Momentos sociais ambientalistas
Atividades:
Para todos: Leitura e elaboração do mapa conceitual
Para grupo 6: Seminário
Textos:
CASTELLS, Manuel. O verdejar do Ser: o movimento ambientalista. In: O Poder da Identidade, 1996 [cap.3].
MONTIBELLER-FILHO, G. Movimentos ambientalista e desenvolvimento sustentável. In: O Mito do Desenvolvimento Sustentável. [extrato dentre as pp. 35-48].
-
Suba aqui o seu mapa conceitual elaborado a partir dos textos lidos para a aula 8.
-
Inclua aqui os materiais apresentados por seu grupo durante o seminário da aula 8.
-
Modulo III – Movimentos sociais e a questão ambiental
TEMA: ONGs, Movimentos Sociais e a Questão Ambiental
Texto:
ALONSO, Ângela; COSTA, Valeriano, MACIEL, Débora. Identidade e estratégia na formação do movimento ambientalista brasileiro. Novos estud. - CEBRAP [online]. 2007, n.79, pp. 151-167. ISSN 0101-3300.
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 9. Enviar apenas 1 mapa conceitual
-
Utilizem este link para enviar o mapa conceitual referente ao módulo 3. Lembrem-se que vocês deverão elaborá-lo em duplas ou tripos.
-
O grupo 7, responsável pelo seminário da aula 9, deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
Tema em debate: BELO MONTE
Grupos 1 e 4
-
1 integrante de cada grupo deverá subir o material de sua pesquisa, dividido em 2 arquivos: 1 contendo o trabalho completo (A+B+C) e outro contendo o trabalho parcial (A+B), conforme explicação abaixo:
a) Contexto geral sobre o tema pesquisado
b) Experiências / casos reais
c) Argumentos contrários e favoráveis
-
segue arquivo do grupo
-
-
Modulo IV- Caminhar em direção à sustentabilidade
Tema: sustentabilidade
Atividade
para todos: leitura, elaboração de mapa conceitual (rascunho) --> subir no STOA
para grupo 8: Apresentação de seminário + postagem no STOA dos materiais da apresentação
Texto:
VEIGA, J. E. Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor. Senac, 2011. [cap.1]
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 11. Enviar apenas 1 mapa conceitual
-
O grupo 8, responsável pelo seminário da aula 11, deve colocar aqui os materiais usados durante sua apresentação: slides, mapa conceitual, músicas, imagens etc.
-
texto, apresentação e mapa conceitual
-
-
Temas em Debate:
Utilização do Cânhamo na indústria têxtil
Grupos 3 e 5
Sacolas plásticas
Grupos 8 e 6
-
1 integrante de cada grupo deverá subir o material de sua pesquisa, dividido em 2 arquivos: 1 contendo o trabalho completo (A+B+C) e outro contendo o trabalho parcial (A+B), conforme explicação abaixo:
a) Contexto geral sobre o tema pesquisado
b) Experiências / casos reais
c) Argumentos contrários e favoráveis
-
Arquivos para leitura antes dos debates
-
-
Modulo IV- Caminhar em direção à sustentabilidade
Tema: Desenvolvimento Sustentável
Atividade
para todos: leitura, elaboração de mapa conceitual (rascunho) --> subir no STOA
elaboração e postagem no STOA do mapa conceitual do módulo 4 até dia 02/12
Texto
BOFF, l. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis (RJ): Vozes, 2011[ p.9-48].
-
Este é o local de postagem do mapa conceitual da aula 13. Enviar apenas 1 mapa conceitual
-
Utilizem este link para enviar o mapa conceitual referente ao módulo 4. Lembrem-se que vocês deverão elaborá-lo em duplas ou tripos.
-
Aqui estão as fotos e os vídeos desta aula.
-