Programação

  • 16 de março

    Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe

    1.      Apresentação da disciplina, do corpo docente e discente;

    Divisão dos estudantes em 3 grupos para discutir: Reconhecimento do papel/trabalho de cada área da saúde (atribuições) e das competências (do que é comum, o que é específico, o que é colaborativo)

  • 23 de março

    Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe

    1.      Apresentação de cada grupo do produto da discussão sobre: Reconhecimento do papel/trabalho de cada área da saúde (atribuições) e das competências (do que é comum, o que é específico, o que é colaborativo)(10 minutos para cada grupo)

    Síntese Profa. Marina Peduzzi.

    Leitura obrigatória

    Peduzzi M, Oliveira MAC, Silva JAM, Agreli HLF Miranda Neto MV. Trabalho em Equipe, Prática e Educação Interprofissional                                                                           

    Leitura complementar

    Canadian Interprofessional Health Collaborative. A National Interprofessional Competency Framework. Vancouver, University of British Columbia, 2010.

    Peduzzi M, Norman IJ, Germani ACCG, Silva JAM, Souza GC. Educação interprofissional: formação de profissionais de saúde para o trabalho em equipe com foco nos usuários. REEUSP, 47(4): disponível em http://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/78051/0

  • 30 de março

    Eixo da Discussão: Necessidades em Saúde

    1.      Discussão em sala de texto indicado por Docentes. Dinâmica de discussão. Debate.

    Debate da leitura obrigatória: Preparar um comentário sobre o texto, de um parágrafo, para ler em sala e apontar possíveis relações desse conteúdo com seu trabalho de dissertação.


    Leitura obrigatória

    1.      Cecílio LCO. As Necessidades de Saúde como Conceito Estruturante na Luta pela Integralidade e Eqüidade na Atenção em Saúde. In: In: Pinheiro R, Mattos RA, organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO; 2001. p. 117-130. 

    2.      Campos, CMS; Mishima, SM Necessidades de saúde pela voz da sociedade civil e do Estado. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(4):1260-1268, jul-ago, 2005.

    Leitura complementar           

    Egry, EY. et al Instrumentos de avaliação de necessidades em saúde aplicáveis na Estratégia de Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP 2009; 43(Esp 2):1181-6.

    Campos CMS, Bataiero MO. Necessidades de saúde: uma análise da produção científica brasileira.  Interface, Comunic, Saúde 2007; 11(23):605-18.

    Franco FA, Hino P, Nishiata LYI, Bertolozzi MA. A compreensão das necessidades de saúde segundo usuários de um serviço de saúde: subsídios para a enfermagem. Rev Anna Nery, 2012. http://www.scielo.br/pdf/ean/v16n1/v16n1a21



  • 6 de abril

    Destaque

    Eixo da Discussão: Trabalho em Equipe

     1.      Juri simulado

    2. Síntese Profa. Marina Peduzzi.


  • 20 de abril

    Leitura obrigatória

    1.      AYRES, JR de CM. Cuidado e Humanização das Práticas de Saúde. In: Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Org.: Deslandes, SF. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006.

    2.      Mattos, RA. A integralidade na prática (ou sobre a prática da integralidade). Cad. Saúde pública, 20(5): 1411-1416, set-out, 2004

    Leitura complementar                                                                                       

    Mattos RA. Integralidade e a formulação de políticas específicas de saúde. In: Pinheiro R, Mattos RA (org) Construção da integralidade: cotidiano, saberes e práticas em saúde. Rio de Janeiro, UERJ,IMS: ABRASCO, 2003 .p 45-59.

    Mattos RA. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In Pinheiro R, Mattos RA (org) Os sentidos da integralidade na atenção à saúde. 8 ed. Rio de Janeiro, CEPESC,IMS/UERJ, ABRASCO, 2009. p43-68.

  • 27 de abril

    Leitura obrigatória

    Filgueiras, SL. Eu não sou só o HIV que eu tenho: Humanização, Acolhimento e Escuta no atendimento a Mulheres que vivem com AIDS. . In: Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Org.: Deslandes, SF. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006.

    p. 389-414.

    Leitura complementar

    Assis, SG; Constantino, P. Violência contra crianças e adolescentes: o grande investimento da comunidade acadêmica na década de 90. In: Minayo, MCS; Souza, ER. Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003. p. 163-198.


  • 4 de maio

    Leitura obrigatória

    Ferreira, MKL. Atração fatal: trabalho escravo e o uso de psicotrópicos por povos indígenas de São Paulo. In: Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil. Org.: Leibing, A. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. p. 81-112.

    Leitura complementar                                                                                                   

    Minayo, MCS; Souza, ER. As Múltiplas mensagens da Violência contra Idosos. In: Minayo, MCS; Souza, ER. Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira.. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003. p. 223-242.


  • 11 de maio

    Leitura obrigatória

    Souza MHT, Signorelli MC, Coviello DM, Pereira PPM. Itinerários terapêuticos de travestis da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 19(7):2277-2286, 2014. http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf

    OU em 

    http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n7/1413-8123-csc-19-07-02277.pdf
    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702277&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

    Leitura complementar

    Minayo MCS; Souza ER.  As múltiplas mensagens da violência contra idosos. In: Minayo, MCS; Souza, ER. Violência sob o Olhar da Saúde: a infrapolítica da contemporaneidade brasileira.. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2003. p 223-242


  • 18 de maio

    Leitura obrigatória      

    Rozemberg, B; Minayo, MC de S A experiência complexa e os olhares reducionistas. Ciência & Saúde Coletiva, 6(1):115-123, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232001000100010

     

    Leitura complementar

    Leibing A, Groisman D. Tão alto quanto o morro – identidades localizadas de mulheres hipertensas na favela da mangueira. In: Leibing, A (org) Tecnologias do corpo: uma antropologia das medicinas no Brasil.. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2004. P 277-184

  • 25 de maio

    Leitura obrigatória

    REDES DE CUIDADO

    Cecílio LCO, Carapinheiro G, Andreazza R (org). Os mapas do cuidado: o agir leigo na saúde. São Paulo: HUCITEC: Fapesp, 2014. P118-119                                                                      

    Cecílio LCO et al. O agir leigo e o cuidado em saúde: a produção de mapas de cuidado. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(7):1502-1514, jul, 2014. disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csp/v30n7/0102-311X-csp-30-7-1502.pdf

    Leitura complementar

    Braga NA. Redes sociais de suporte e humanização dos cuidados em saúde. In: Deslandes F.(org)  Humanização dos Cuidados em Saúde: conceitos, dilemas e práticas. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006. p 163-184.

    AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA