Kursthemen
-
Prezados (as):Segue anexado material de apoio da 1a aula de nosso curso.- arquivo com o cronograma proposto para as aulas da disciplina- arquivo com os slides usados na aulaUm bom semestre a todos nós,Silvia
-
Prezadas (os),
Seguem anexados dois arquivos de apoio a esta 2a aula do curso, revendo conceitos e processos ecológico-evolutivos e aplicando-os a populações humanas.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as)
- Nesta aula deveremos concluir o assunto de populações adaptação e diversidade, iniciado na aula anterior
- em seguida reveremos dois pequenos arquivos, fechando a revisão sobre evolução
- procurarei que haja tempo para revermos já um arquivo do ano passado sobre elaboração de projetos de pesquisa, para os que desejarem acompanhar esse tema, ao final da aula
Um cordial abraço a todos,
Silvia
-
Prezados (as)
Nesta aula veremos a evolução hominínea.
Seguem 3 arquivos de apoio.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Segue material de apoio sobre pré-história brasileira e teoria de forrageio.
Abs,
Silvia
-
Prezados (as),
Seguem anexados os arquivos de apoio à aula sobre:
- estratégias de forrageio em populações indígenas da américa do sul
- Ecologia Cultural
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as)
Nesta aula concluiremos o estudo de Ecologia Cultural da disciplina (arquivo disponibilizado na aula passada) e assitiremos a um documentário sobre população tradicional contemporânea.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as) estudantes,
Nesta aula abordamos as etnociências com destaque para a metodologia de coleta de dados.
Há anexado um arquivo geral sobre etnociências e um segundo, com os slides no. 42 em diante, diretamente relacionados a esta aula.
O conteúdo da 1a prova irá até esta aula. Na semana de 6/5 assistiremos ao terceiro documentário e discutiremos a 1a prova.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados (as),
Nesta semana assistimos ao filme de pastores Tulpan, discutimos a prova, que deverá ser feita sozinho(a) ou em duplas e devolvida até dia 28/05/14 em papel.
Na segunda parte da aula também revimos a elaboração de um projeto de pesquisa ( arquivo já enviado em aula anterior) e abordamos mais alguns aspectos da pesquisa qualitativa (arquivo sobre pesquisa qualitativa enviado na aula anterior - slides 3 a 10 iniciais e slide 33, também o 34 é útil nesse tema). Essa orientação visa maior clareza na apresentação dos trabalhos de pesquisa de cada um, no contexto da Ecologia Humana ao final do curso.
Segue anexado arquivo da prova,
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s:
Envio anexados:- arquivo sobre a Sociobiologia Revista- resumo expandido do livro:O Gene Egoísta - Richard Dawkins - EDUSP (1976/1977).Nele encontramos toda a argumentação desenvolvida de acordo com a primeira versão da Sociobiologia. Portanto, para Dawkins (e Wilson, em 1975), "tudo que evoluiu por seleção natural é egoísta" - proposição superada na Sociobiologia Revista por Wilson (2010, 2012/2013).Tudo ainda está em discussão. Valores e crenças relacionados ao que está proposto na primeira versão da Sociobiologia (de 1975 - Wilson, 1976 - Dawkins) estão em nossa sociedade, permeiam argumentações científicas. A proposição atual de Wilson, de que há altruísmo legítimo na espécie humana, de que chegamos a ser o que somos pela pressão de seleção para cooperação representa uma revolução epistemológica muito importante e por isso detalhamos em aula essa segunda versão da Sociobiologia.Cordialmente,Silvia
-
Prezados (as),
Nesta aula deveremos concluir o estudo da Sociobiologia Revista.
O material de apoio já foi enviado em aula anterior.
Cordialmente,
Silvia
PS: segue o link do vídeo sobre celular (~4 min) que assistimos em aula:
-
Prezados (as),
Nesta aula pretendemos estudar:
- a interação genes-cultura do ponto de vista da antropologia
- a coevolução genes-cultura
Seguem arquivos de apoio anexados,
Cordialmente,
Silvia
-
Prezados Estudantes,
Nesta aula estudamos as bases biológicas da epigenética.
Seguem anexados os arquivos:
- slides de apoio à aula
- artigo de Jablonka e Lamb (2008), referente ao conteúdo da palestra que Jablonka proferiu na Abertura de um Congresso Brasileiro de Genética, base dos slides apresentados em aula
- artigo comentando associação entre meditação e expressão gênica
e abaixo 2 links comentando esse artigo:
Link 1:Link 2:
Un estudio de la Universidad de Wisconsin-Madisonha (EE.UU.) ha mostrado indicios que los efectos de este estado de abstracción mental podrían ir más allá de la distensión muscular, al generar una alteración en la expresión de nuestros genes. Se trata del primer trabajo científico en abarcar esta temática.Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes:
Seguem anexados os arquivos utilizados nesta aula, em que revimos diversas áreas/disciplinas em interface com a Ecologia Humana com maior ênfase na Mídia Ecology.
Cordialmente,
Silvia
-
Prezad@s Estudantes,
Nesta aula pretendemos:
- rever as interfaces da Ecologia Humana com a Percepção Ambiental, Psicologia Ambiental e Psicologia Evolutiva, e com maior ênfase, com a Biologia Cultural.
- discutir a 2a prova escrita.
Seguem os arquivos de apoio anexados.
Cordialmente,
Silvia