Programação

  • aula 01 - 12/03/2014

    Prezados (as):
    Segue anexado material de apoio da 1a aula de nosso curso.
    - arquivo com o cronograma proposto para as aulas da disciplina
    - arquivo com os slides usados na aula
    Um bom semestre a todos nós,
    Silvia
  • aula 02 - 19/03/14

    Prezadas (os),

    Seguem anexados dois arquivos de apoio a esta 2a aula do curso, revendo conceitos e processos ecológico-evolutivos e aplicando-os a populações humanas.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 03 26/03/2014

    Prezados (as)

    - Nesta aula deveremos concluir o assunto de populações adaptação e diversidade, iniciado na aula anterior

    - em seguida reveremos dois pequenos arquivos, fechando a revisão sobre evolução 

    - procurarei que haja tempo para revermos já um arquivo do ano passado sobre elaboração de projetos de pesquisa, para os que desejarem acompanhar esse tema, ao final da aula

    Um cordial abraço a todos,

    Silvia

  • aula 04 02/04/2014

    Prezados (as)

    Nesta aula veremos a evolução hominínea.

    Seguem 3 arquivos de apoio.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 05 - 09/04/14

    Prezados (as),

    Segue material de apoio sobre pré-história brasileira e teoria de forrageio.

    Abs,

    Silvia

  • aula 06 - 16/04/14

    Prezados (as),

    Seguem anexados os arquivos de apoio à aula sobre:

    - estratégias de forrageio em populações indígenas da américa do sul

    - Ecologia Cultural

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 07 - 23/04/14

    Prezados (as)

    Nesta aula concluiremos o estudo de Ecologia Cultural da disciplina (arquivo disponibilizado na aula passada) e assitiremos a um documentário sobre população tradicional contemporânea.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 08 - 30/04/14

    Prezados (as) estudantes,

    Nesta aula abordamos as etnociências com destaque para a metodologia de coleta de dados.

    Há anexado um arquivo geral sobre etnociências e um segundo, com os slides no. 42 em diante, diretamente relacionados a esta aula.

    O conteúdo da 1a prova irá até esta aula. Na semana de 6/5 assistiremos ao terceiro documentário e discutiremos a 1a prova.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 09 - 06/05/2014

    Prezados (as),

    Nesta semana assistimos ao filme de pastores Tulpan, discutimos a prova, que deverá ser feita sozinho(a) ou em duplas e devolvida até dia 28/05/14 em papel.

    Na segunda parte da aula também revimos a elaboração de um projeto de pesquisa ( arquivo já enviado em aula anterior) e abordamos mais alguns aspectos da pesquisa qualitativa (arquivo sobre pesquisa qualitativa enviado na aula anterior - slides 3 a 10 iniciais e slide 33, também o 34 é útil nesse tema). Essa orientação visa maior clareza na apresentação dos trabalhos de pesquisa de cada um, no contexto da Ecologia Humana ao final do curso.

    Segue anexado arquivo da prova,

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 10 - 14/05/14

    Prezad@s:

    Envio anexados:
    - arquivo sobre a Sociobiologia Revista 
    - resumo expandido do livro:
    O Gene Egoísta - Richard Dawkins - EDUSP (1976/1977).
    Nele encontramos toda a argumentação desenvolvida de acordo com a primeira versão da Sociobiologia. Portanto, para Dawkins (e Wilson, em 1975), "tudo que evoluiu por seleção natural é egoísta" - proposição superada na Sociobiologia Revista por Wilson (2010, 2012/2013).
    Tudo ainda está em discussão. Valores e crenças relacionados ao que está proposto na primeira versão da Sociobiologia (de 1975 - Wilson, 1976 - Dawkins) estão em nossa sociedade, permeiam argumentações científicas. A proposição atual de Wilson, de que há altruísmo legítimo na espécie humana, de que chegamos a ser o que somos pela pressão de seleção para cooperação representa uma revolução epistemológica muito importante e por isso detalhamos em aula essa segunda versão da Sociobiologia.
    Cordialmente,
    Silvia 
  • aula 11 - 21/05/14

    Prezados (as),

    Nesta aula deveremos concluir o estudo da Sociobiologia Revista.

    O material de apoio já foi enviado em aula anterior.

    Cordialmente,

    Silvia

    PS: segue o link do vídeo sobre celular (~4 min) que assistimos em aula:

    http://www.megacuriosidades.com/voce-adora-mexer-no-celular-esse-video-incrivel-vai-te-surpreender-todos-deviam-assistir/

  • aula 12 - 28/5/14

    Prezados (as),

    Nesta aula pretendemos estudar:

    - a interação genes-cultura do ponto de vista da antropologia

    - a coevolução genes-cultura

    Seguem arquivos de apoio anexados,

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 13 - 04/06/14

    Prezados Estudantes,

    Nesta aula estudamos as bases biológicas da epigenética.

    Seguem anexados os arquivos:

    - slides de apoio à aula 

    - artigo de Jablonka e Lamb (2008), referente ao conteúdo da palestra que Jablonka proferiu na Abertura de um Congresso Brasileiro de Genética, base dos slides apresentados em aula

    - artigo comentando associação entre meditação e expressão gênica

    e abaixo 2 links comentando esse artigo:

    Link 1:
     
    Link 2:
    Un estudio de la  Universidad de Wisconsin-Madisonha (EE.UU.) ha mostrado indicios que los efectos de este estado de abstracción mental podrían ir más allá de la distensión muscular, al generar una alteración en la expresión de nuestros genes. Se trata del primer trabajo científico en abarcar esta temática.

    Cordialmente,

    Silvia 

  • aula 14 - 11/06/2014

    Prezad@s Estudantes:

    Seguem anexados os arquivos utilizados nesta aula, em que revimos diversas áreas/disciplinas em interface com a Ecologia Humana com maior ênfase na Mídia Ecology.

    Cordialmente,

    Silvia

  • aula 15 - 18/06/2014

    Prezad@s Estudantes,

    Nesta aula pretendemos:

    - rever as interfaces da Ecologia Humana com a Percepção Ambiental, Psicologia Ambiental e Psicologia Evolutiva, e com maior ênfase, com a Biologia Cultural.

    - discutir a 2a prova escrita.

    Seguem os arquivos de apoio anexados.

    Cordialmente,

    Silvia