Diagrama semanal

  • Informações gerais

    • Dúvidas? Pergunte (e responda!) aqui.

      Procure sempre olhar os assuntos que já estão em discussão, dando preferência, sempre que possível, a responder a eles, em vez de criar novos tópicos de discussão, pois dessa forma ficará mais fácil para todos tirarem proveito das informações em uma sequência temática única.

    • Ver
    • Ver
    • Ver
    • Esta versão inclui todas as retificações de matrícula (inclusive as que ainda não foram registradas no Júpiter). Não inclui estudantes de intercâmbio das universidades estaduais paulistas, pois eles ainda não dispõem de número USP. Eles serão acomodados um a um, com auxílio do docente da turma, obrigatoriamente nas equipes que tenham maior número de vagas.

      Todas as solicitações de remanejamento foram analisadas e, na medida do possível, atendidas (respeitados os limites de estudantes por equipe de laboratório).

      Atenção: devido às retificações atendidas e às restrições de tamanho de equipe, esta versão inclui mudanças de equipe de alguns estudantes em relação àquela divulgada anteriormente.

    • Se for copiar e colar na planilha, por favor faça-o mantendo o formato original da planilha BDEx.

    • Recibir una calificación
    • Icono Tarea
      Relatório do experimento P Tarea
      No disponible hasta que: La actividad (Actividad perdida) esté marcada como realizada
    • Se for copiar e colar na planilha, por favor faça-o mantendo o formato original da planilha BDEx.

    • Recibir una calificación
    • Se for copiar e colar na planilha, por favor faça-o mantendo o formato original da planilha BDEx.

    • Responda às duas questões deste questionário, correspondentes às duas tarefas do Exercício de Classificação.

      Uma resposta por equipe, preenchimento somente pelo coordenador da equipe.

      Como você só terá uma oportunidade (uma tentativa), aí vão algumas explicações para que você não precise abrir este questionário somente para entender as questões e o formato.

      Hà uma primeira pergunta, com correção automática, que consiste simplesmente em associar solos a pastas em função da visita da equipe ao LMS.

      A segunda pergunta é, na verdade, apenas uma janela aberta para receber texto (classificação e parâmetros do solo). O formato é inteiramente livre. A sugestão é que cada equipe prepare previamente o seu texto (em Word, por exemplo) e depois utilize o recurso de "copiar e colar" para transferir o texto para a área reservada para tal neste questionário. O texto dessa segunda pergunta está transcrito abaixo.

      Classificar as DUAS amostras dos solos correspondentes às pastas atribuídas à equipe (tabela abaixo), utilizando para a classificação o Sistema Unificado (capítulo 3 do livro-texto do Prof. Carlos Pinto).

      Para os solos das DUAS pastas atribuídas à equipe (tabela abaixo), combinar as informações obtidas da classificação (e da identificação visual-tátil) com as informações das sondagens respectivas para, através de correlações e prescrições publicadas (principalmente, mas não exclusivamente, no livro-texto do Prof. Carlos Pinto), estimar as propriedades de engenharia desses dois solos da equipe. Cabe à própria equipe decidir quais as propriedades de engenharia relevantes para cada um dos solos em questão.

      Pastas que cada equipe deve analisar para classificar os solos correspondentes e determinar as suas propriedades de engenharia

      Equipes

      A1

      B1

      A2

      B2

      A3

      B3

      A4

      B4

      Pastas

      1 e 3

      1 e 5

      2 e 4

      2 e 6

      3 e 5

      1 e 3

      4 e 6

      2 e 4

    • Ver
    • O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento C.

      Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento C.

      Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 3B2C.pdf é a síntese do experimento C da equipe B2 da turma 3. Tamanho máximo: 10 Mb.

      Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.

      Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.

    • O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento P.

      Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento P.

      Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 1B1P.pdf é a síntese do experimento P da equipe B1 da turma 1. Tamanho máximo: 10 Mb.

      Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.

      Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.

    • O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento R.

      Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento R.

      Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 2A4R.pdf é a síntese do experimento R da equipe A4 da turma 2. Tamanho máximo: 10 Mb.

      Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.

      Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.

    • O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento I.

      Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento I.

      Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 4A1I.pdf é a síntese do experimento I da equipe A1 da turma 4. Tamanho máximo: 10 Mb.

      Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.

      Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.

  • 6 de marzo - 12 de marzo

    Nesta semana, nos horários de laboratório, metade de cada turma irá ao LMS para o primeiro contato com diversos tipos de solos e equipamentos.

    A outra metade irá na semana seguinte.

    Esta divisão em duas metades é provisória. A divisão definitiva em metade A e metade B deverá estar em vigor a partir da terceira semana.

    • Icono Cuestionario
      Teste 0 - Atenção às UNIDADES! Cuestionario

      Este questionário visa a familiarizar o estudante com testes e tarefas do GeoMoodle1, bem como chamar a sua atenção para os tão frequentes erros de unidades.

      Tipicamente adota-se 10 m/s2 para a aceleração da gravidade.

      No disponible hasta que: La actividad Compromisso esté marcada como realizada
  • 13 de marzo - 19 de marzo

    Nesta semana, nos horários de laboratório, irá ao LMS, para o primeiro contato com diversos tipos de solos e equipamentos, a metade de cada turma que não foi na primeira semana.

    Esta divisão em duas metades é provisória. A divisão definitiva em metade A e metade B deverá estar em vigor a partir da próxima semana.


    • Icono Recurso
      Coleção 1 - Respostas Archivo
      No disponible hasta que: La actividad Compromisso esté marcada como realizada
    • Icono Cuestionario
      Teste 1 - Origem, natureza e estado dos solos Cuestionario

      É recomendável, além de ter estado presente às aulas, haver lido os capítulos 1 e 2 do livro-texto.

      Respostas incorretas têm pontuação negativa (10% a 20%, dependendo da relevância do conceito errado).

      Há três chances de responder corretamente, e em alguns casos são oferecidos comentários sobre os erros. Na primeira chance a pontuação máxima é 100%, na segunda 80%, na terceira 60%.


      No disponible hasta que:
      • La actividad Coleção 1 - Respostas esté marcada como realizada
      • La actividad Compromisso esté marcada como realizada
  • 20 de marzo - 26 de marzo

    • Ver
    • Icono Página
      Coleção 2 - Respostas Página
      No disponible hasta que: La actividad Coleção 1 - Respostas esté marcada como realizada
    • Icono Cuestionario
      Teste 2 - Índices físicos, compacidade, consistência, resistência, sensibilidade, compactação Cuestionario

      Recomendação: antes de começar o teste, estude a Coleção 2 (respostas no livro-texto do Prof. Carlos Pinto) e assista ao filme do escorregamento de Rissa pelo menos uma vez (poderá rever trechos em uma outra janela, durante a resolução do teste, mas precisa saber aonde procurar).
      Duas tentativas para o teste todo. Uma hora de intervalo mínimo entre tentativas.
      Se, além disso, for oferecida mais do que uma chance para responder a uma questão (isto é, se "Tentar novamente" estiver disponível para a questão),  as chances adicionais não devem ser vistas como uma opção: elas precisam ser utilizadas, para que o estudante procure convergir para a resposta correta.

      No disponible hasta que: La actividad Coleção 2 - Respostas esté marcada como realizada
  • 27 de marzo - 2 de abril

    • Icono Recurso
      Coleção 3 - Respostas Archivo
      No disponible hasta que: La actividad Coleção 2 - Respostas esté marcada como realizada
    • Icono Cuestionario
      Teste 3 - Sondagem, SPT, tensões Cuestionario

      Este teste pressupõe que você tenha assistido à demonstração de Sondagem de Simples Reconhecimento com SPT, e que esteja bem familiarizado com o conteúdo dos capítulos 2 e 5 do livro-texto (pelo menos...).

      Lembre-se de que a nota deste teste fará obrigatoriamente parte da sua nota de aproveitamento na disciplina.

      Mas entenda que a nota não está aí para ser mais um obstáculo à sua aprovação na disciplina, já que o seu peso não é preponderante. Ela está aí como desafio para que você alcance um bom resultado já numa primeira tentativa, tendo estudado previamente.

      Mas se isso não acontecer, você tem outras chances para refletir, estudar, e procurar acertar, com uma penalidade de 25% do valor de cada questão para cada resposta incorreta. Você dispóe de duas horas para utilizar este teste para o seu aprendizado! O objetivo principal é que você acabe por conseguir marquinhas verdes em todas as respostas, mesmo que a nota acabe não sendo a máxima desta vez (será nas provas!).

      No disponible hasta que: La actividad Coleção 3 - Respostas esté marcada como realizada
  • 3 de abril - 9 de abril

    Condutividade hidráulica e fluxo

  • 10 de abril - 16 de abril

  • 17 de abril - 23 de abril

    Fluxo em regime permanente

    • Ver
    • Icono Recurso
      Coleção 5 - Respostas Archivo
      No disponible hasta que: La actividad Coleção 4 - Respostas esté marcada como realizada
  • 24 de abril - 30 de abril

  • 1 de mayo - 7 de mayo

    P1 e sessões de Laboratório

  • 8 de mayo - 14 de mayo

    Geomecânica e a Teoria da Elasticidade

  • 15 de mayo - 21 de mayo

    Geomecânica e a Teoria da Elasticidade (continuação)

    Introdução à resistência dos solos

  • 22 de mayo - 28 de mayo

    Resistência de solos granulares e índice de vazios crítico

  • 29 de mayo - 4 de junio

    Compressibilidade (coleção 8)

  • 5 de junio - 11 de junio

    • Ver

      Apresentação preparada por Waldemar Hachich a partir das fontes citadas no vídeo.

      Você pode pausar a exibição do vídeo em qualquer ponto para melhor analisar o conteúdo de cada slide.

    • Icono Cuestionario
      Teste 7 - Compressibilidade Cuestionario
      No disponible hasta que: La actividad (Actividad perdida) esté marcada como realizada
  • 12 de junio - 18 de junio

  • 19 de junio - 25 de junio

    • Icono Cuestionario
      Teste 8 - Compressibilidade (revisão), resistência e adensamento Cuestionario
      No disponible hasta que:
      • La actividad (Actividad perdida) esté marcada como realizada
      • La actividad (Actividad perdida) esté marcada como realizada
      • La actividad (Actividad perdida) esté marcada como realizada
      • La actividad (Actividad perdida) esté marcada como realizada ...