Agenda do Curso
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Informações gerais
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Dúvidas? Pergunte (e responda!) aqui.
Procure sempre olhar os assuntos que já estão em discussão, dando preferência, sempre que possível, a responder a eles, em vez de criar novos tópicos de discussão, pois dessa forma ficará mais fácil para todos tirarem proveito das informações em uma sequência temática única.
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Links recomendados
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Esta versão inclui todas as retificações de matrícula (inclusive as que ainda não foram registradas no Júpiter). Não inclui estudantes de intercâmbio das universidades estaduais paulistas, pois eles ainda não dispõem de número USP. Eles serão acomodados um a um, com auxílio do docente da turma, obrigatoriamente nas equipes que tenham maior número de vagas.
Todas as solicitações de remanejamento foram analisadas e, na medida do possível, atendidas (respeitados os limites de estudantes por equipe de laboratório).
Atenção: devido às retificações atendidas e às restrições de tamanho de equipe, esta versão inclui mudanças de equipe de alguns estudantes em relação àquela divulgada anteriormente.
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EXPERIMENTOS
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Se for copiar e colar na planilha, por favor faça-o mantendo o formato original da planilha BDEx.
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Relatório do experimento P Tarefa
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Se for copiar e colar na planilha, por favor faça-o mantendo o formato original da planilha BDEx.
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Se for copiar e colar na planilha, por favor faça-o mantendo o formato original da planilha BDEx.
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Responda às duas questões deste questionário, correspondentes às duas tarefas do Exercício de Classificação.
Uma resposta por equipe, preenchimento somente pelo coordenador da equipe.
Como você só terá uma oportunidade (uma tentativa), aí vão algumas explicações para que você não precise abrir este questionário somente para entender as questões e o formato.
Hà uma primeira pergunta, com correção automática, que consiste simplesmente em associar solos a pastas em função da visita da equipe ao LMS.
A segunda pergunta é, na verdade, apenas uma janela aberta para receber texto (classificação e parâmetros do solo). O formato é inteiramente livre. A sugestão é que cada equipe prepare previamente o seu texto (em Word, por exemplo) e depois utilize o recurso de "copiar e colar" para transferir o texto para a área reservada para tal neste questionário. O texto dessa segunda pergunta está transcrito abaixo.
Classificar as DUAS amostras dos solos correspondentes às pastas atribuídas à equipe (tabela abaixo), utilizando para a classificação o Sistema Unificado (capítulo 3 do livro-texto do Prof. Carlos Pinto).
Para os solos das DUAS pastas atribuídas à equipe (tabela abaixo), combinar as informações obtidas da classificação (e da identificação visual-tátil) com as informações das sondagens respectivas para, através de correlações e prescrições publicadas (principalmente, mas não exclusivamente, no livro-texto do Prof. Carlos Pinto), estimar as propriedades de engenharia desses dois solos da equipe. Cabe à própria equipe decidir quais as propriedades de engenharia relevantes para cada um dos solos em questão.
Pastas que cada equipe deve analisar para classificar os solos correspondentes e determinar as suas propriedades de engenharia
Equipes
A1
B1
A2
B2
A3
B3
A4
B4
Pastas
1 e 3
1 e 5
2 e 4
2 e 6
3 e 5
1 e 3
4 e 6
2 e 4
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SÍNTESES -
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Fazer um envio
O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento C.
Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento C.
Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 3B2C.pdf é a síntese do experimento C da equipe B2 da turma 3. Tamanho máximo: 10 Mb.
Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.
Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.
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Fazer um envio
O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento P.
Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento P.
Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 1B1P.pdf é a síntese do experimento P da equipe B1 da turma 1. Tamanho máximo: 10 Mb.
Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.
Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.
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Fazer um envio
O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento R.
Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento R.
Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 2A4R.pdf é a síntese do experimento R da equipe A4 da turma 2. Tamanho máximo: 10 Mb.
Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.
Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.
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Fazer um envio
O coordenador da equipe é o único responsável pelo upload, aqui nesta tarefa, de um único arquivo com a apresentação da síntese do experimento I.
Nesta tarefa deve ser enviada apenas a apresentação do experimento I.
Fazer upload de um único arquivo tQnX.pptx (ou ppt). Outros tipos de arquivos não serão aceitos. t é o número da turma (1, 2, 3 ou 4), Qn é a equipe, X o experimento,. Exemplo: 4A1I.pdf é a síntese do experimento I da equipe A1 da turma 4. Tamanho máximo: 10 Mb.
Favor observar estritamente as instruções do Roteiro das Sínteses quanto à forma e conteúdo do arquivo enviado.
Arquivos cujo tipo, nome, forma ou conteúdo não atenda às especificações serão descartados.
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Nesta semana, nos horários de laboratório, metade de cada turma irá ao LMS para o primeiro contato com diversos tipos de solos e equipamentos.
A outra metade irá na semana seguinte.
Esta divisão em duas metades é provisória. A divisão definitiva em metade A e metade B deverá estar em vigor a partir da terceira semana.
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Teste 0 - Atenção às UNIDADES! Questionário
Este questionário visa a familiarizar o estudante com testes e tarefas do GeoMoodle1, bem como chamar a sua atenção para os tão frequentes erros de unidades.
Tipicamente adota-se 10 m/s2 para a aceleração da gravidade.
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Nesta semana, nos horários de laboratório, irá ao LMS, para o primeiro contato com diversos tipos de solos e equipamentos, a metade de cada turma que não foi na primeira semana.
Esta divisão em duas metades é provisória. A divisão definitiva em metade A e metade B deverá estar em vigor a partir da próxima semana.
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Coleção 1 - Respostas Arquivo20.4 Kb Documento PDF
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Teste 1 - Origem, natureza e estado dos solos Questionário
É recomendável, além de ter estado presente às aulas, haver lido os capítulos 1 e 2 do livro-texto.
Respostas incorretas têm pontuação negativa (10% a 20%, dependendo da relevância do conceito errado).
Há três chances de responder corretamente, e em alguns casos são oferecidos comentários sobre os erros. Na primeira chance a pontuação máxima é 100%, na segunda 80%, na terceira 60%.
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72.0 Kb Documento PDF Carregado 19/03/2017 23:29Ver
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Coleção 2 - Respostas Página
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Teste 2 - Índices físicos, compacidade, consistência, resistência, sensibilidade, compactação Questionário
Recomendação: antes de começar o teste, estude a Coleção 2 (respostas no livro-texto do Prof. Carlos Pinto) e assista ao filme do escorregamento de Rissa pelo menos uma vez (poderá rever trechos em uma outra janela, durante a resolução do teste, mas precisa saber aonde procurar).
Duas tentativas para o teste todo. Uma hora de intervalo mínimo entre tentativas.
Se, além disso, for oferecida mais do que uma chance para responder a uma questão (isto é, se "Tentar novamente" estiver disponível para a questão), as chances adicionais não devem ser vistas como uma opção: elas precisam ser utilizadas, para que o estudante procure convergir para a resposta correta.
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44.3 Kb Documento PDF Carregado 31/03/2017 00:06Ver
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Coleção 3 - Respostas Arquivo14.5 Kb Documento PDF Carregado 13/04/2017 11:50
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Teste 3 - Sondagem, SPT, tensões Questionário
Este teste pressupõe que você tenha assistido à demonstração de Sondagem de Simples Reconhecimento com SPT, e que esteja bem familiarizado com o conteúdo dos capítulos 2 e 5 do livro-texto (pelo menos...).
Lembre-se de que a nota deste teste fará obrigatoriamente parte da sua nota de aproveitamento na disciplina.
Mas entenda que a nota não está aí para ser mais um obstáculo à sua aprovação na disciplina, já que o seu peso não é preponderante. Ela está aí como desafio para que você alcance um bom resultado já numa primeira tentativa, tendo estudado previamente.
Mas se isso não acontecer, você tem outras chances para refletir, estudar, e procurar acertar, com uma penalidade de 25% do valor de cada questão para cada resposta incorreta. Você dispóe de duas horas para utilizar este teste para o seu aprendizado! O objetivo principal é que você acabe por conseguir marquinhas verdes em todas as respostas, mesmo que a nota acabe não sendo a máxima desta vez (será nas provas!).
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Condutividade hidráulica e fluxo
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161.0 Kb Documento PDF Carregado 3/04/2017 11:48Ver
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Coleção 4 - Respostas Arquivo35.1 Kb Documento PDF Carregado 13/04/2017 11:51
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Semana Santa
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Fluxo em regime permanente
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Coleção 5 - Respostas Arquivo16.7 Kb Documento PDF Carregado 13/04/2017 11:53
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Continuação de fluxo em regime permanente
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P1 e sessões de Laboratório
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Geomecânica e a Teoria da Elasticidade
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238.4 Kb Documento PDF Carregado 22/02/2017 23:12Ver
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2.1 Mb Documento PDF Carregado 8/05/2017 11:39Ver
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Coleção 6 - Respostas Arquivo32.9 Kb Documento PDF Carregado 14/06/2017 16:50
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Receber uma nota
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Geomecânica e a Teoria da Elasticidade (continuação)
Introdução à resistência dos solos
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Resistência de solos granulares e índice de vazios crítico
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641.7 Kb Documento PDF Carregado 16/05/2017 11:39Ver
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6.0 Mb Arquivo de vídeo (WMV) Carregado 12/06/2017 10:19Ver
Apresentação preparada por Waldemar Hachich a partir do Curso Básico de Mecânica dos Solos do Prof. Carlos de Sousa Pinto.
Você pode pausar a exibição do vídeo em qualquer ponto para melhor analisar o conteúdo de cada slide.
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Compressibilidade (coleção 8)
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23.8 Mb Arquivo de vídeo (WMV) Carregado 8/06/2017 00:03Ver
Apresentação preparada por Waldemar Hachich a partir das fontes citadas no vídeo.
Você pode pausar a exibição do vídeo em qualquer ponto para melhor analisar o conteúdo de cada slide.
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Teste 7 - Compressibilidade Questionário
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Teste 8 - Compressibilidade (revisão), resistência e adensamento Questionário
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