Topic outline
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1. Justificativa:
Dada a natureza multidisciplinar e disposição sequencial na estrutura curricular, que oferta uma disciplina temática, anual, cabendo à disciplina temática a integração do conteúdo programático das demais disciplinas oferecidas. Essa disciplina justifica-se nos seus objetivos de:
- Apresentar ferramentas estratégicas para a identificação e caracterização de problemas ambientais e impactos associados, derivados da poluição do ar; e estabelecer ações de adequação ambiental. E adota como objetivos específicos:
- Desenvolver capacidade de desenvolvimento de trabalho de forma participativa e em grupo; Desenvolver capacidade de coordenação de grupos de trabalho;
- Desenvolver capacidade de planejar suas ações visando resultados e atendimento a prazos;
- Desenvolver capacidade de análise de problemas complexos;
- Desenvolver capacidade de diálogo com atores importantes na área ambiental.
Propondo para se alcançar tais objetivos:
- Aplicar estudo de caso referente ao uso destas ferramentas em instituições e organizações atuantes na temática ambiental. Propor prática de identificação de impactos ambientais e levantamento de dados da carga de poluição do município. Promover o desenho de modelos a partir da proposição de cenários para a correção do problema e a prevenção das questões relativas à poluição do ar nos municípios. Levantar boas práticas nos municípios no tema sob a perspectiva de benchmarking. E desenvolver junto aos alunos projeto aplicado para esse fim de cálculo da dispersão.
2. Programa resumido:
Em 2017 será realizado estudo de caso com aplicação de ferramentas estratégicas de identificação e caracterização de impactos ambientais associados às atividades antrópicas e a sua influência na qualidade do ar. Com: oferta de subsídios e literatura como base para a fundamentação; estudos de caso sobre o uso e a aplicação dessas ferramentas em instituições e organizações de atuação na temática ambiental - como instituições governamentais, setores de meio ambiente dentro de empresas, ONGs, bem como organizações internacionais como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente; e o desenvolvimento do desenho de estratégias de adequação ambiental; a aplicação da matriz de análise estratégica forças/fraquezas/oportunidades e ameaças; Planejamento de Projetos orientado por Objetivos; Aplicação do Modelo Pressão/estado/resposta na análise de problemas ambientais; estudo de cenários futuros com a experimentação da prática de levantar e identificar impactos ambientais, e o desenho de encaminhamentos necessários a sua prevenção ou correção por meio da elaboração de um projeto aplicado.
3. Critério de avaliação:
A avaliação será feita com base nos trabalhos da disciplina, onde, para cada grupo, serão avaliados os seguintes critérios: estrutura, conteúdo, normas de redação, conceitos e visão crítica. Os trabalhos serão realizados em etapas intermediárias, e os critérios serão observados em cada etapa. A nota final será calculada a partir do somatório das intermediárias, e do relatório da atividade de Paranapiacaba. As Atividades aplicadas 1 a 5 tem peso 1 cada uma; a atividade 6 em peso 5 (os documentos deverão ser enviados até o final do dia proposto, em formato PDF).
4. Informações Gerais:
A Estrutura dos relatórios é a seguinte:
CAPA
Resumo
Sumário
Lista de Figuras
Lista de Tabelas
Lista de Quadros
Lista de Siglas
1. Introdução
1.1 Objetivo do Relatório
2. Metodologia
3. .....
8. Conclusões
9. Referências
O relatório do trabalho deve seguir as normas da USP: Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT).
ver: http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=67
5. Textos de leitura (obrigatórios):
texto 1:
texto 2:
GOUVEIA, N. Questões metodológicas para a investigação dos efeitos da poluição do ar, v. 6, p. 135-149, 2003.
texto 3:
ALVARES JUNIOR. O.M.; LINKE, R.R.A. Metodologia simplificada de cálculo das emissões de gases de efeito estufa. CETESB, São Paulo. v. 14, n. 06, p. 2011, 2001.
texto 4:
CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Qualidade do ar no Estado de São Paulo. Série Relatórios. p. 125,2012. (Item 4.1; p 35 - 44).
6. Textos de leitura (apoio)
Texto 5. OMS - Organização Mundial de Saúde. Calidad del aire y salud. p. 6. 2011
Texto 6. EPA - Environmental Protection Agency. SAMPLE CALCULATION OF MOTOR VEHICLE EMISSIONS. Office of Mobile Sources, 1998
Texto 8 - BRASIL. PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE DO AR. PRONAR.
Texto 9 - BRASIL. Resoluções CONAMA - 001; 003; 005; 008; 018; 023; 237; 357. p. 86.
Texto 10 - CARLOS, E.; KOMATSU, E.; AMBIENTAL, D. Q. Decreto Estadual no 59113. 2013.
Texto 17 - CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Avaliação da qualidade do ar no município de Ribeirão Preto - SP período de 04/08/2004 a 31/03/2006. Departamento de Tecnologia do ar, Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar. p. 28, 2006.
texto 19: POZZA, S.A. Identificação das fontes de poluição atmosférica na cidade de São Carlos. Dissertação de Mestrado. Programa Pós-Graduação de Engenharia Química - UFSCAR. p. 119. 2005. (p. 1 - 16; Item 1 ao 2.4)
Arquivo -
Integração Engenharia Ambiental
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- Apresentação dos objetivos, programa, modo de funcionamento da disciplina, e formação dos grupos.
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- Apresentação de slides: A questão ambiental(Texto de referência: PHILIPPI JR, A.; MALHEIROS, T. F. . Saúde Ambiental. In: PHILIPPI JR, A.; PELICIONI, M.C.F.. (Org.). Educação ambiental e sustentabilidade. 2ed.Barueri: Manole, 2014, p. 57-84).
- Exercício aplicado 1
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- Apresentação de slides: Poluição Atmosférica e a questão urbana
[Poluição atmosférica; seus fatores de pressão, qualidade do ar e padrões (legislação nacional, estadual e municipal), consequências à saúde pública, políticas de controle e gestão da qualidade do ar; boas práticas na gestão da qualidade do ar, aplicação no Brasil]. (ASSUNÇÃO, J. V.; MALHEIROS, T. F.. Poluição Atmosférica. In: PHILIPPI Jr., A.; PELICIONI, M.C.F.. (Org.). Educação Ambiental e Sustentabilidade. 2ed.Barueri: Manole, 2014, p. 147-192.)
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- Apresentação de slides: Dispersão atmosférica e Modelagem [Dispersão atmosférica e como está relacionada ao estudo de qualidade do ar; mostrar como o estudo da dispersão e uso da modelagem podem ajudar na gestão da qualidade do ar, trazer exemplos de sua aplicação potencial e seu potencial em aspectos importantes do desenvolvimento sustentável, como a gestão para o tema da justiça ambiental; descrição do modelo ISC3.]
- Exercício aplicado 2 - Modelagem, utilizando software ISC3 -
- Discussão e Entrega do Exercício Aplicado 2
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- Inserir os dados do exercício de dispersão em São Carlos (Olaria e obra) no arquivo INP para executar o ISCST3.
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- Atividade de integração - Semana da Engenharia Ambiental
- A presença, de quem está matriculado na disciplina, na atividade que estiver sendo realizada no horário da aula, é obrigatória. -
- Apresentação de slides: Estudo de Caso - EIA/RIMA Corredor de Ônibus
- Discussão do caso de estudo de caso
- Exercício aplicado 3. -
- Exercício aplicado . Estudo de caso.
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- Exercício aplicado.
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- Exercício aplicado.
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- Exercício aplicado.
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- Exercício aplicado .
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- Exercício Aplicado.
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- Discussão dos trabalhos realizados, resultados e fechamento.