Programação

  •                   Introdução à Engenharia Mecatrônica                                 PMR3100


    Este é o site da disciplina PMR 3100. Nele vocês encontrarão material de apoio à disciplina, comunicação por parte da equipe docente (professores e monitores), avisos, calendário de tópicos, local para as aulas, marcação de visitas a empresas, e até o acompanhamento dos projetos e trabalhos. Portanto fique atento a tudo isso, e participe também dos fóruns e debates. Isto com certeza tornará o curso mais dinâmico e interessante. Colocaremos também links para vídeos e noticias interessantes sobre o curso de Mecatrônica, sobre o trabalho do profissional da área, e até sobre pesquisas e novos desenvolvimentos neste tópico.

  • Tópico 1: Bem-vindo à Escola Politécnica


    Oi! Esta disciplina é dividido em módulos de acordo com os objetivos principais. Neste primeiro módulo o nosso objetivo é ambientá-lo tanto no curso de Engenharia Mecatrônica quanto na Escola Politécnica, tirar do seu rosto aquele olhar de "bixo", e fazer você se sentir em casa! (sem exageros). 

    Os objetivos deste primeiro módulo são:

    • Ajudar você a compreender a amplitude da atuação da Eng. Mecatrônica
    • Mostrar que as Engenharias estão sempre juntas
    • Saber um pouco da estrutura e da história da POLI

    Boa semana! 


    Equipe PMR3100   



    • Sala A4 Sala A6
      Grupo 01 Grupo 06
      • Erick Mendes Almeida
      • Gabriel de Moura Machado
      • Igor Teixeira Casatti
      • Joao Victor Meneghini
      • Phillipe Soares Santos Rangel
      • Vinicius Kenji de Sousa Murasaki
      • Arthur Fender Coelho Bucker
      • Gabriel Feuerwerker
      • Joao Victor Lins Fregnan
      • Lucas Oliveira Reis
      • Pedro Bueno Carvalhaes
      • Victor Campos Jinsi
      Grupo 02 Grupo 07
      • Adriano Arouck de Araujo
      • Felipe Sinyee Tsai
      • Gustavo Garcia Frozoni
      • Luan Gustavo de Brito
      • Pablo Nabil Villar Bou Assi
      • Rodrigo Heira Akamine
      • Adriano Augusto Antongiovanni
      • Giancarlo S. S. Guimarães Pereira
      • Gustavo Marangoni Rubo
      • Luana Marsano da Costa Nunes
      • Rafael Sobral Augusto
      • Vitor Amaral Kiguchi
      Grupo 03 Grupo 08
      • Eduardo Seiji Miyazato Ferrer
      • Gustavo Correia Neves Carvas
      • Joao Paulo Gubitoso
      • Lucas Satoru Aracena Perez
      • Pedro Henrique Martelli Marzagao
      • Vitor Thomaz da Cruz
      • Eduardo Eiras de Carvalho
      • Guilherme Arellano Campello
      • Henrique Natsumeda
      • Julio Shinji Akiyoshi
      • Luiz Eduardo M. Costa Fernandes
      • Vinicius Ken Sassaki
      Grupo 04 Grupo 09
      • Erick Jooji Gushiken
      • Fernando Malavasi
      • Henrique Tetsuo Takahashi
      • Kleberson Alves Freire
      • Luis Estevao Windisch Olenscki
      • Renato Andre Shiguenobu Yoshizaki
      • Augusto Takashi Fujimaki
      • Felipe Gomes de Melo Delia
      • Henrico Angelo Orsi
      • Luis Eduardo Farias Sales Nobrega
      • Pedro Orii Antonacio
      • Vitor Tsuyoshi Saito
      Grupo 05 Grupo 10
      • Andre Xavier Scopel
      • Giovanne Micheletti de Oliveira
      • Henrique dos Santos Silva
      • Leonardo Parra Melati
      • Rafael Ricardo de Oliveira Bouasli
      • Vinicius Massaki Kanaoka Benevides
      • Fabiano Wang Yuan Tzuu
      • Gabriel Lopes Rodrigues
      • Isabella Mendes Nascimento
      • Luciano Carlos Ferreira Mansonari
      • Matheus Kato Stevanatto
      • Vinicius Rodrigues Garbini de Oliveira
    • Sala A4 Sala A6
      Grupo 01 Grupo 06
      • Andre Xavier Scopel
      • Gabriel Lopes Rodrigues
      • Henrique Tetsuo Takahashi
      • Leonardo Parra Melati
      • Luis Estevao Windisch Olenscki
      • Renato Andre Shiguenobu Yoshizaki
      • Adriano Augusto Antongiovanni
      • Fernando Malavasi
      • Igor Teixeira Casatti
      • Julio Shinji Akiyoshi
      • Rafael Sobral Augusto
      • Victor Campos Jinsi
      Grupo 02 Grupo 07
      • Erick Jooji Gushiken
      • Felipe Sinyee Tsai
      • Gustavo Marangoni Rubo
      • Kleberson Alves Freire
      • Luiz Eduardo M. Costa Fernandes
      • Vinicius Massaki Kanaoka Benevides
      • Fabiano Wang Yuan Tzuu
      • Gabriel de Moura Machado
      • Gustavo Garcia Frozoni
      • Luis Eduardo Farias Sales Nobrega
      • Rafael Ricardo de Oliveira Bouasli
      • Vitor Tsuyoshi Saito
      Grupo 03 Grupo 08
      • Adriano Arouck de Araujo
      • Gabriel Feuerwerker
      • Henrico Angelo Orsi
      • Luana Marsano da Costa Nunes
      • Matheus Kato Stevanatto
      • Vinicius Rodrigues Garbini de Oliveira
      • Erick Mendes Almeida
      • Giancarlo S. S. Guimarães Pereira
      • Isabella Mendes Nascimento
      • Joao Victor Meneghini
      • Pedro Bueno Carvalhaes
      • Vinicius Kenji de Sousa Murasaki
      Grupo 04 Grupo 09
      • Arthur Fender Coelho Bucker
      • Felipe Gomes de Melo Delia
      • Henrique Natsumeda
      • Lucas Oliveira Reis
      • Pedro Orii Antonacio
      • Vitor Amaral Kiguchi
      • Eduardo Seiji Miyazato Ferrer
      • Gustavo Correia Neves Carvas
      • Henrique dos Santos Silva
      • Luciano Carlos Ferreira Mansonari
      • Pablo Nabil Villar Bou Assi
      • Vinicius Ken Sassaki
      Grupo 05 Grupo 10
      • Augusto Takashi Fujimaki
      • Eduardo Torres de Assumpcao
      • Guilherme Arellano Campello
      • Joao Paulo Gubitoso
      • Lucas Satoru Aracena Perez
      • Pedro Henrique Martelli Marzagao
      • Vitor Thomaz da Cruz
      • Eduardo Eiras de Carvalho
      • Giovanne Micheletti de Oliveira
      • Joao Victor Lins Fregnan
      • Luan Gustavo de Brito
      • Pedro Rodrigues Mauro
      • Phillipe Soares Santos Rangel
      • Rodrigo Heira Akamine
  • Tópico 2: Mecatrônica em Ação

    A Mecatrônica está presente no nosso dia a dia mesmo que não seja trivial percebê-la. Desde as portas automáticas dos shoppings até os sofisticados sistemas robóticos, passando por sistemas embarcados, como aqueles que operam as válvulas para entrada de combustível nos carros, de acordo com sinais de sensores (se você tem um carro um pouco acima do popular, classe B1, deve ter um), ou como os sistemas que controlam a distância entre as composições do metrô.

    Neste módulo o objetivo é reconhecer um sistema mecatrônico e ao mesmo tempo (sem muita definição teórica) começar a aprender a diferenciar um sistema mecatrônico de um sistema mecânico ou elétrico convencional.

    Aí temos dois níveis de discussão: os componentes e o como funciona, onde se destaca o papel da fusão entre eletrônica, controle, mecânica, software, etc., e o "como fazer" um sistemas destes, e aí voltamos à discussão sobre o design mecatrônico. Precisamos de fato conhecer as duas coisas, as técnicas e teorias que nos levam a compor disciplinas e sintetizar os artefatos mecatrônicos e as teorias e técnicas de como desenvolver estes artefatos (o design mecatrônico). Vocês têm cinco anos pra isso, mas vamos começar já a discussão sobre o design. Antes porém alguns flashs do "como funciona"!
  • Mecatrônica em Ação - desmontando uma impressora HP série 600

    As aulas de 21.03.2017 e 23.03.2017 serão nas salas A4 e A6.

    Nestas aulas, os alunos serão divididos em grupos para desmontarem uma impressora HP da série 600.

    Sala A4 Sala A6
    Grupo 01 Grupo 06
    • Adriano Arouck de Araujo
    • Giovanne Micheletti de Oliveira
    • Gustavo Garcia Frozoni
    • Lucas Satoru Aracena Perez
    • Phillipe Soares Santos Rangel
    • Rodrigo Heira Akamine
    • Erick Jooji Gushiken
    • Gustavo Correia Neves Carvas
    • Henrico Angelo Orsi
    • Julio Shinji Akiyoshi
    • Pablo Nabil Villar Bou Assi
    • Vitor Tsuyoshi Saito
    Grupo 02 Grupo 07
    • Erick Mendes Almeida
    • Felipe Gomes de Melo Delia
    • Joao Victor Lins Fregnan
    • Joao Victor Meneghini
    • Luis Estevao Windisch Olenscki
    • Vinicius Rodrigues Garbini de Oliveira
    • Andre Xavier Scopel
    • Gabriel Lopes Rodrigues
    • Joao Paulo Gubitoso
    • Luis Eduardo Farias Sales Nobrega
    • Matheus Kato Stevanatto
    • Vinicius Kenji de Sousa Murasaki
    Grupo 03 Grupo 08
    • Arthur Fender Coelho Bucker
    • Gabriel Feuerwerker
    • Igor Teixeira Casatti
    • Kleberson Alves Freire
    • Luiz Eduardo M. Costa Fernandes
    • Victor Campos Jinsi
    • Eduardo Torres de Assumpcao
    • Eduardo Eiras de Carvalho
    • Giancarlo S. S. Guimarães Pereira
    • Henrique dos Santos Silva
    • Luana Marsano da Costa Nunes
    • Pedro Henrique Martelli Marzagao
    • Renato Andre Shiguenobu Yoshizaki
    Grupo 04 Grupo 09
    • Eduardo Seiji Miyazato Ferrer
    • Guilherme Arellano Campello
    • Henrique Natsumeda
    • Luciano Carlos Ferreira Mansonari
    • Rafael Sobral Augusto
    • Vitor Thomaz da Cruz
    • Pedro Rodrigues Mauro
    • Augusto Takashi Fujimaki
    • Felipe Sinyee Tsai
    • Isabella Mendes Nascimento
    • Lucas Oliveira Reis
    • Pedro Orii Antonacio
    • Vinicius Massaki Kanaoka Benevides
    Grupo 05 Grupo 10
    • Adriano Augusto Antongiovanni
    • Gabriel de Moura Machado
    • Gustavo Marangoni Rubo
    • Leonardo Parra Melati
    • Rafael Ricardo de Oliveira Bouasli
    • Vinicius Ken Sassaki
    • Fabiano Wang Yuan Tzuu
    • Fernando Malavasi
    • Henrique Tetsuo Takahashi
    • Luan Gustavo de Brito
    • Pedro Bueno Carvalhaes
    • Vitor Amaral Kiguchi

    Para tanto devem ler com antecedência o material disponível no site e, preferencialmente, trazê-lo impresso para a aula.

    Abaixo do roteiro da aula ("Roteiro para desmontagem / montagem de uma impressora HP série 600") estão listados todos os materiais citados no mesmo.

    Na aula do dia 21, o intuito é desmontar a impressora. Já na aula do dia 23, vocês poderão completar ou rever passos do processo de desmontagem que fizeram na aula passada e até reverter o processo, isto é, remontar as impressoras. Em seguida devem fazer um relatório por grupo, respondendo às questões que foram colocadas na sala e nos textos de apoio. Devem acrescentar ainda um breve relato (individual) sobre o que acharam da aula e do experimento.

    Notem que existem coletores especiais do sistema Moodle abaixo para mandar cada um destes documentos. Cliquem sobre ele e façam o upload do respectivo exercício.

  • O que é Mecatrônica

    Neste tópico trataremos das aplicações da automação, e em especial daquela que causou o maior impacto social e político que é a automação industrial. Na verdade, vocês vão ver nesta exposição que o modelo de produção está mudando no mundo (certamente já notou os efeitos destas mudanças) e a automação tem e terá no futuro um papel muito importante, tanto no meio industrial como nos demais setores da economia (o agronegócio e os serviços). 

    Na página de vídeos vocês vão encontrar novos exemplos conectados à aplicações em manufatura. 

        

  • Ética profissinal na Mecatrônica

    Na aula passada vimos uma aplicação clássica da Mecatrônica ligada diretamente à produção industrial. Neste setor tudo parece convergir para ações positivas e às vezes esquecemos que atividades automatizadas podem ser perigosas e talvez fatais para animais, seres humanos, e para o meio ambiente. Assim, há uma responsabilidade muito grande no exercício da profissão em garantir que o funcionamento autônomo de sistemas e máquinas não resultem em problemas e até desastres. Portanto todo engenheiro tem que assumir estas responsabilidades e em particular o Engenheiro Mecatrônico.

    A missão Challenger

      

    A nossa atividade nesta aula é trabalhar o conceito da ética e responsabilidade profissional e social da Engenharia Mecatrônica. Usaremos um exemplo ocorrido em nos anos 80, um acidente ocorrido em uma das missões da NASA, quando esta tentava lançar no espaço pela primeira vez civis, como uma professora de High School, juntamente com a tripulação da nave e cientistas.

    A nave Challenger foi lançada no dia 28 de janeiro de 1986 às 11:36h (EAT time) e explodiu pouco mais de um minuto depois no ar causando uma grande comoção no público que assistia a missão via satélite em todo mundo. Veja os dados da NASA

    Mission: TDRS-2; SPARTAN-203 Satellites
    Space Shuttle: Challenger
    Launch Pad: 39B 
    Launch Weight: 268,829 pounds
    Launched: Jan. 28, 1986, 11:38:00 a.m. EST
    Revolution: 0
    Mission Duration: 1 minute, 13 seconds
    Orbit Altitude: 150 nautical miles (planned)
    Orbit Inclination: 28.5 degrees (planned)
    Miles Traveled: 18 miles

    À bordo os seguintes passageiros

    E então? de quem é a culpa? há algum culpado? foi só fatalidade?

    O vídeo a seguir mostra a decolagem da Challenger, coberta pela CNN. O interessante deste vídeo vai até o instante 2:30 min.

    Já o próximo vídeo, a partir do instante 15 min, mostra a investigação realizada pelo governo americano a fim de entender o que provocou o acidente.

    Como o Prof. Marcos Barretto comentou, não existe risco zero de falha em projetos de engenharia. Então, o que cabe a cada um é se capacitar o melhor possível para tomar decisões mais acertadas. Vale observarem no final do vídeo as falhas apontadas no relatório. Neste contexto, vale ressaltar a importância de se entender de física, cálculo, materiais, dinâmica, vibrações, conceitos que vocês já estão aprendendo no primeiro semestre, e outros que aprenderão ao longo do curso.

  • Tópico 3: Engenharia - Visão e Realização

    Nesta aula daremos início à Unidade III, onde será exercitado todo o ciclo de projeto.

    Encontre a seguir o PTT com a apresentação da atividade. O cronograma de entregas e os entregáveis de cada uma serão disponibilizados em breve.

    Os estudantes serão organizados em 10 grupos com 6 ou 7 membros:


    Sala A4 Sala A6
    Grupo 01 Grupo 06
    • Arthur Fender Coelho Bucker
    • Gabriel Lopes Rodrigues
    • Gustavo Marangoni Rubo
    • Lucas Oliveira Reis
    • Pedro Bueno Carvalhaes
    • Vitor Amaral Kiguchi
    • Eduardo Seiji Miyazato Ferrer
    • Fernando Malavasi
    • Joao Victor Meneghini
    • Pedro Rodrigues Mauro
    • Phillipe Soares Santos Rangel
    • Victor Campos Jinsi
    Grupo 02 Grupo 07
    • Andre Xavier Scopel
    • Eduardo Torres de Assumpcao
    • Giovanne Micheletti de Oliveira
    • Henrique dos Santos Silva
    • Luis Eduardo Farias Sales Nobrega
    • Pedro Henrique Martelli Marzagao
    • Renato Andre Shiguenobu Yoshizaki
    • Erick Mendes Almeida
    • Giancarlo S. S. Guimarães Pereira
    • Gustavo Garcia Frozoni
    • Henrico Angelo Orsi
    • Leonardo Parra Melati
    • Matheus Kato Stevanatto
    • Vinicius Kenji de Sousa Murasaki
    Grupo 03 Grupo 08
    • Erick Jooji Gushiken
    • Gabriel de Moura Machado
    • Isabella Mendes Nascimento
    • Luan Gustavo de Brito
    • Pablo Nabil Villar Bou Assi
    • Vinicius Ken Sassaki
    • Fabiano Wang Yuan Tzuu
    • Gabriel Feuerwerker
    • Henrique Natsumeda
    • Lucas Satoru Aracena Perez
    • Rafael Sobral Augusto
    • Vinicius Massaki Kanaoka Benevides
    Grupo 04 Grupo 09
    • Adriano Arouck de Araujo
    • Guilherme Arellano Campello
    • Joao Victor Lins Fregnan
    • Luana Marsano da Costa Nunes
    • Rafael Ricardo de Oliveira Bouasli
    • Rodrigo Heira Akamine
    • Adriano Augusto Antongiovanni
    • Gustavo Correia Neves Carvas
    • Henrique Tetsuo Takahashi
    • Kleberson Alves Freire
    • Luiz Eduardo M. Costa Fernandes
    • Vitor Tsuyoshi Saito
    Grupo 05 Grupo 10
    • Augusto Takashi Fujimaki
    • Felipe Gomes de Melo Delia
    • Igor Teixeira Casatti
    • Julio Shinji Akiyoshi
    • Pedro Orii Antonacio
    • Vinicius Rodrigues Garbini de Oliveira
    • Eduardo Eiras de Carvalho
    • Felipe Sinyee Tsai
    • Joao Paulo Gubitoso
    • Luciano Carlos Ferreira Mansonari
    • Luis Estevao Windisch Olenscki
    • Vitor Thomaz da Cruz
  • Tópico 4: Seu primeiro robô

    Destaque

    Na aula do dia 18 de maio começaremos o módulo 4 da disciplina - o projeto e construção do robô seguidor de linha. Nesta aula serão passadas as orientações quanto ao projeto e os grupos já começaram a exercitar os conceitos aprendidos na unidade 3, como por exemplo, requisitos, critérios de comparação, soluções, matriz de decisão, etc.

    Já na aula do dia 18 apresentaremos a linguagem C.

    Para esta aula, quem tiver notebook, é importante instalar os seguintes softwares:

    Já a aula do dia 30 será sobre o Arduino. Para esta aula é importante trazer instalado os softwares:

    Deve-se trazer também um cabo USB A-B (cabo de impressora, como o exemplificado neste link).

    Nesta aula, será distribuído um Arduino Uno R3 para cada grupo - necessário eleger quem será o responsável, pois o mesmo deverá ser devolvido no final do semestre. Durante a aula emprestaremos um motor de passo, um LED, e três cabos por grupo (devolvidos no final da aula).

    A aula do dia 22.06 será dedicada à demonstração dos robôs funcionando para os professores e para os demais alunos da turma.

    No dia 29.06 será a competição final.

    Diversas disciplinas utilizam o Arduino do 1o ao 3o ano de Mecatrônica. Poderá ser utilizado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Fora isso, ele é muito atrativo para "hobbistas". Então, para quem gostar da "brincadeira", algumas lojas que vendem Arduinos e módulos (shields), motores de passo, LEDs, etc., são:

    Sala A4 Sala A6
    Grupo 01 Grupo 06
    • Erick Jooji Gushiken
    • Gabriel Feuerwerker
    • Joao Paulo Gubitoso
    • Kleberson Alves Freire
    • Rafael Sobral Augusto
    • Vinicius Kenji de Sousa Murasaki
    • Augusto Takashi Fujimaki
    • Giovanne Micheletti de Oliveira
    • Gustavo Garcia Frozoni
    • Luciano Carlos Ferreira Mansonari
    • Rafael Ricardo de Oliveira Bouasli
    • Vitor Amaral Kiguchi
    Grupo 02 Grupo 07
    • Eduardo Seiji Miyazato Ferrer
    • Eduardo Torres de Assumpcao
    • Gabriel Lopes Rodrigues
    • Gustavo Marangoni Rubo
    • Leonardo Parra Melati
    • Pedro Orii Antonacio
    • Rodrigo Heira Akamine
    • Adriano Arouck de Araujo
    • Fernando Malavasi
    • Henrique Tetsuo Takahashi
    • Julio Shinji Akiyoshi
    • Pablo Nabil Villar Bou Assi
    • Vinicius Ken Sassaki
    Grupo 03 Grupo 08
    • Adriano Augusto Antongiovanni
    • Guilherme Arellano Campello
    • Henrique dos Santos Silva
    • Luis Eduardo Farias Sales Nobrega
    • Pedro Henrique Martelli Marzagao
    • Renato Andre Shiguenobu Yoshizaki
    • Erick Mendes Almeida
    • Gabriel de Moura Machado
    • Joao Victor Lins Fregnan
    • Lucas Satoru Aracena Perez
    • Pedro Bueno Carvalhaes
    • Vinicius Rodrigues Garbini de Oliveira
    Grupo 04 Grupo 09
    • Eduardo Eiras de Carvalho
    • Henrico Angelo Orsi
    • Luan Gustavo de Brito
    • Luis Estevao Windisch Olenscki
    • Victor Campos Jinsi
    • Vitor Thomaz da Cruz
    • Andre Xavier Scopel
    • Felipe Gomes de Melo Delia
    • Isabella Mendes Nascimento
    • Luana Marsano da Costa Nunes
    • Pedro Rodrigues Mauro
    • Phillipe Soares Santos Rangel
    Grupo 05 Grupo 10
    • Fabiano Wang Yuan Tzuu
    • Felipe Sinyee Tsai
    • Igor Teixeira Casatti
    • Lucas Oliveira Reis
    • Luiz Eduardo M. Costa Fernandes
    • Vitor Tsuyoshi Saito
    • Arthur Fender Coelho Bucker
    • Gustavo Correia Neves Carvas
    • Henrique Natsumeda
    • Joao Victor Meneghini
    • Matheus Kato Stevanatto
    • Vinicius Massaki Kanaoka Benevides