Bem-vinda(o) à disciplina Educação Especial e Libras na Perspectiva da Educação Inclusiva!
Nesta disciplina pretendemos apresentar uma base teórica que dialoga com a realidade em sala de aula, atualmente, todos os estudantes tem o direito de participar ativamente em classe comum. Muitos ou alguns de vocês já se depararam com alunos com deficiência em sala, enquanto professores, vocês precisam saber qual é o público-alvo da educação especial, e principalmente compreender que a prática pedagógica precisa ser modificada para atender a demandas que irão favorecer não apenas aos alunos com deficiência, mas a todos os estudantes. A nossa escola precisa aprender a valorizar e ensinar a todos, estar preparada para lidar com a diversidade, não considerar esta questão um problema, mas uma possibilidade de aprender diferentes formas de ensinar.
Esta discussão não os capacitará para fazer diagnósticos nem propor tratamentos, mas lhes permitirá considerar o trabalho em equipe multidisciplinar para a efetividade da aprendizagem do aluno. Vocês conhecerão o atendimento educacional especializado, proposto na legislação para auxiliar o aluno e o professor no processo de aprendizagem em classe comum, você não deve se sentir sozinho há especialistas para auxiliá-lo.
Esta disciplina faz parte do curso de Licenciatura em Ciências que por ser um curso de formação de professores tem a responsabilidade de apresentar a realidade de sala de aula que os espera é um compromisso assumido. Além disso, o cuidado com o desenvolvimento mais respeitoso e afável quanto às diferenças é fundamental para o futuro professor.
Neste momento destaco a função do professor, enquanto gerenciador de conflitos, vocês terão a responsabilidade de fazer com seus alunos respeitem a cada pessoa, em sua subjetividade e diferença, o cuidado com a forma como são expressas as ideias ou opiniões poderá conquistar ou destruir uma relação pedagógica, e muitas vezes teremos que retomar a necessidade do respeito. Destaco ainda que nesta disciplina não se discutem pessoas, mas opiniões e que a sua participação efetiva e respeitosa será um ganho para todos.
Para cada aula será necessário ler o texto que escrevi com respeito e carinho a todos, essa leitura não pretende esgotar o assunto, oferecendo-lhes um arcabouço teórico que possibilite outras buscas e aprofundamento teórico. Não deixe de assistir as teleaulas, entrar na plataforma, realizar as atividades, participar dos fóruns de discussão estudar tudo para a realização das avaliações e participar com seriedade das dinâmicas presenciais.
Os conteúdos abordados nesta disciplina serão: A educação especial - conceitos e fundamentos, além das políticas que regulamente seu funcionamento no Brasil. O atendimento educacional especializado como forma complementar ou suplementar de trabalho pedagógico. A educação de surdos e a Libras, o ensino da Libras será discutida e ocorrerá em todos os encontros presenciais.
Aulas presenciais são momentos ricos, em que você pode ouvir a opinião dos outros construir no grupo conceitos e também compartilhar dúvidas e questionamentos.
Vocês já sabem, mas preciso destacar: A disciplina necessária para cursar EaD é fundamental, para o bom percurso da disciplina, e para o aprendizado não deixe tudo para a última hora...
Dicas de estudo!
Leia os textos de referência com bastante atenção;
Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem e dedique uma parte do seu tempo para a realização das atividades propostas.
Exponha suas dúvidas e questionamentos de forma respeitosa, clara e objetiva respeitando a etiqueta que a EaD exige.
Prepare-se para a atividade presencial, tennho certeza de que se todos participarem, será um momento único de aprendizagem.
Não deixar de expor suas dúvidas e contribuir constantemente com as discussões do grupo, ninguém aprende a respeitar a opinião dos outros sem o contato com este outro.
Os temas abordados para cada aula desta disciplina são:
A relação entre educação e saúde: um diálogo necessário.
Educação Especial: fundamentos e conceitos
As bases legais da Educação Especial – um panorama internacional
As bases legais da Educação Especial – um panorama nacional
O atendimento educacional especializado: bases e propostas
A prática pedagógica com alunos público-alvo da educação especial em sala comum
Conheça a autora:
Pedagoga com habilitação em Formação de Professores para Educação Especial (1995) e Administração Escolar (1998) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Com experiência na educação básica e ensino superior. Atualmente, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo nos cursos de graduação em Pedagogia e Fonoaudiologia. Na pós-graduação na área da Educação Especial orientando mestrado e doutorado. Atua nas seguintes temáticas: Educação Especial - Deficiência Intelectual e Surdez, Educação Inclusiva, Formação de Professores e Identidade Profissional Docente.
Conte comigo e com a equipe de tutores para sanar todas as dúvidas que surgirem ao longo desse processo de aprendizagem.