Diagrama de temas
-
Sejam bem vindos! O objetivo desse ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é proporcionar o aprofundamento e complementaridade das discussões nas supervisões de estágio. As reflexões, estudos e trocas de experiências são fundamentais para a formação inicial do professor de biologia. Aproveitem esse espaço para interagir entre si e com os responsáveis pela disciplina. Esperamos ótimas experiências e desejamos um ótimo semestre à todos (as).
-
Conheça a seguir as propostas e características de algumas unidades escolares parceiras. A participação dessas instituições e professores são fundamentais na formação inicial do professor. Após assistir aos vídeos introdutórios postem aqui suas impressões sobre a escola pública. Também pedimos que registrem expectativas e anseios com relação ao primeiro estágio da Licenciatura. Bons trabalhos!
-
Nesse vídeo a professora de Biologia e coordenadora da Escola Estaudual Valter Paiva, Profa. Gislene Linares, apresenta a escola e o perfil da comunidade local. Acessem o vídeo antes de contactar as escolas e conheçam um pouco da proposta e características da unidade escolar.
-
Nesse vídeo o professor de Biologia da Escola Estadual Alberto Santos Dumont, Prof. Uriel Assan, apresenta a escola e o perfil da comunidade local. Acessem o vídeo antes de contactar as escolas e conheçam um pouco da proposta e características da unidade escolar.
-
-
No primeiro encontro discutiremos sobre o papel do estágio na formação docente, bem como as principais ferramentas e análises que serão realizadas. Apresentaremos ainda os espaços formais e não formais parceiros que receberão os licenciandos. Ao final dividiremos as duplas de estágio para o início dos trabalhos.
-
Essa Wiki foi criada para facilitar o preenchimento de todas as duplas e organização dos estágios. Por favor, escrevam do nomes das duplas e o devido número escolhido para a mesma em nosso encontro presencial. Obrigado.
Organização das duplas:
Luiz H. e Maria – 1
Gabriel e Marcela – 2
Tiago e Aline – 3
Caroline e Bruna – 4
Giovanna e Israel – 5
Bianca e Marina – 6
Marcelo e Luis F. – 7
Ana Paula e Pedro – 8
Tuan e Beatriz - 9
-
Apresentamos as principais características do estágio, bem como os espaços formais e não formais parceiros.
-
-
-
Esse documento deve ser preenchido ao longo do estágio. As duplas devem descrever sucintamente as atividades desenvolvidas e o coordenador ou responsável pela instituição que recebe o licenciando deve assinar essa ficha ao final do processo. Atentem para o fato desse documento comprovar a realização do estágio, portanto é necessário o carimbo oficial da instituição.
-
De acordo com as orientações, segue o texto sobre Alfabetização Científica para discutirmos na próxima supervisão. Se for possível, trazer anotações com questões sobre a leitura. Obrigado e bons estudos.
-
Esses são os documentos formais que todos devem entregar aos coordenadores ou responsáveis pela instituição em que realizarão os estágios. Quaisquer dúvidas estou à disposição.
-
-
-
Esse é o documento atualizado com a ordem de atendimento das duplas. Reiteramos a importância de verificarem os horários estabelecidos. Qualquer problemas favor nos informar.Obrigado.
-
Nesse estágio vocês farão entrevistas que visam identificar as concepções espontâneas de estudantes sobre conceitos específicos da Biologia. Após a leitura do texto de Sasseron e Carvalho discuta a seguinte questão: Qual a relação entre as concepções espontâneas e a promoção da alfabetização científica?
-
-
Nesta supervisão atenderemos as duplas de 1 a 5. Não esqueçam de trazer seus cadernos de campo e um relatos das primeiras observações de estágio. Com algumas duplas já faremos um planejamento das entrevistas. Um abraço e até breve.
-
Caros licenciandos,
gostaríamos de reiterar a importância dos encontros de supervisão. Como já discutido com algumas duplas, ela só faz sentido quando há a produção das duplas e o material é discutido de forma a orientar as ações do estágio. Quando as duplas comparecem ao atendimento, mas sem avanços com relação as atividades do estágio a supervisão fica perdida. Lembrem-se que a avaliação desses encontros dar-se-á não somente pela frequência, mas pela qualidade das orientações. Obrigado e bom estágio a todos.
-
Retomando as discussões dos últimos seminários e dos encontros de supervisão das vivências de estágio faça uma reflexão a partir da figura em anexo.
-
-
Prezados,
esperamos para essa supervisão que as duplas tragam os roteiros das entrevistas que serão realizadas, e/ou transcrições das entrevistas já executadas para orientações. Obrigado.
-
Na sétima supervisão já atingimos a meta de discutir as observações iniciais, elaborar roteiro, e discutir transcrição em ao menos um dos espaços sugeridos neste estágio. Há apenas duas duplas que ainda não realizaram as atividades de acordo com as orientações.
A expectativa é que nas próximas atividades em outros espaços vocês possam sentir-se mais seguros para repetir a entrevista. Ao menos aqueles que já fizeram o exercício de maneira adequada.
Aproveitamos para disponibilizar os relatórios de turmas anteriores para que possam verificar o formato e as discussões que pedimos no texto final para essa disciplina. Caso haja interesse, peço que nos procurem para que possamos disponibilizá-los para consulta aqui no LEB. Vamos lá, as discussões estão cada vez melhores. Bons trabalhos à tod@s.
-
Estamos na reta final dos estágios. É importante retomar os registros realizados em cada um dos espaços educacionais para a construção do relatório final. Segue em anexo uma referência de relatório de anos anteriores e dos critérios de avaliação do mesmo. Esperamos que todos façam um ótimo exercício de reflexão e que possam finalizar esse estágio de forma positiva. Bons trabalhos.