Programação
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Ótica ondulatória - computador ótico
Nesse experimento vamos explorar fenômenos de reflexão e refração do ponto de vista da ótica geométrica e aplicá-los como forma de poder manipular raios luminosos. Em especial, utilizaremos o fenômeno de refração para construir uma lente espessa e determinar suas características. Além disso, vamos estudar a luz na sua forma mais fundamental, como uma onda eletromagnética. Para isto vamos definir que a luz é de fato uma onda e que tipo de onda ela é (transversal). Vamos estudar os fenômenos ondulatórios básicos, como interferência e difração. Do estudo de difração, introduziremos noções de ótica de Fourier, tratando a figura de difração como sendo a transformada de Fourier do objeto iluminado. Vamos estabelecer que esta transformada de Fourier se dá no campo e não na intensidade. Para finalizar, faremos uma aplicação desses conceitos com o objetivo de montar um sistema de lentes conhecido como computador óptico. Neste experimento veremos, de forma qualitativa, como a imagem do plano focal de uma lente corresponde à figura de difração de um objeto colocado no foco desta lente. Por conta da figura de difração estar diretamente relacionada à transformada de Fourier, podemos utilizar esta imagem para manipulação no espaço de frequências. Uma outra lente efetua a transformada inversa de Fourier.
Objetivos do experimento- Estudar algumas características da ótica geométrica e construir imagens a partir de objetos em uma lente.
- Estudar uma lente real e uma lente ideal (delgada) e comparar os resultados.
- Investigar a natureza ondulatória da luz através do estudo da difração e interferência.
- Estudar a difração como uma transformada de Fourier.
- Construir um computador ótico.
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Preencher até as 18h00 do dia 12/10