Programação
- Tópico atual
TRABALHO FINAL INDIVIDUAL
Entregue até 8 de novembro as 23h55min
Siga rigorosamente estas instruções.
Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho.
Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada.
Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química.
Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou.
Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa.
Materiais complementares
Aqui você encontra alguns textos a respeito de assuntos tratados na disciplina Introdução ao Ensino de Química.
Quem não fez especificamente esta disciplina ou não teve a oportunidade de estudar este temas mais básicos pode encontrar algumas referências aqui.
Em que consiste o conhecimento científico?
Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências.
Ciência natural: os pressupostos filosóficos
Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.
Contribuições da psicologia do Aprendizado
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.
As abordagens do processo ensino-aprendizagem
Aula 1: Introdução / Abordagens do Ensino de Ciências
01/08
- Apresentação e instruções sobre a disciplina
- Programa da disciplina
- Ensino por Transmissão
- Ensino por Descoberta
Aula 2 - Perspectivas do ensino de Ciências I: ensino por transmissão e ensino por descoberta
08/08
- Ensino por descoberta (movimento de reforma curricular da década de 60)
- Análise de material didático ChemStudy e CBA
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.
Anote o que não ficou claro durante sua leitura (conceitos novos, referências desconhecidas, etc.). Esta dúvidas serão a base para a discussão na aula.
deverá ser entregue no início da aula.
A pedagogia da descoberta: um equívoco epistemológico
Importância, sentido e contribuições da pesquisa para o ensino de química.
Aula 3 - ENSINO POR MUDANÇA CONCEITUAL
15/08
- Influências da perspectiva construtivista para o aprendizado de conceitos científicos.
- As ideias de mudança conceitual.
- O Movimento das Concepções alternativas
Observação: Trabalharemos três textos nesta aula. O primeiro deve ser lido na íntegra, os demais devem ser levados na aula, se possível leia brevemente apenas as páginas indicadas. Estes dois textos também serão utilizados na aula seguinte.
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.
Versão reduzida do texto original. Vocês devem ler este texto para a aula e montar um quadro como na aula anterior. Para quem quiser o texto completo pode ser encontrado a seguir.
Renato Eugenio da Silva Dinis, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.
Leia apenas o ítem Mudança Conceitual, p. 29 a 31
Observações: 1) Pode ser qua alguns de você já tenham trabalhado este mesmo texto na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Se for o caso apenas reveja o conteúdo. 2) A parte inicial do texto p. 27 a 29 deverão ser lidas para a próxima aula.
Fernando Bastos, Construtivismo e Ensino de Ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.
Na medida do possível, leia também este texto até a página 16.
Leve este texto para a aula.
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.
Aula 4 - CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS
29/08
- Ensino por Mudança Conceitual
- Concepções alternativas
Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.
Renato Eugenio da Silva Dinis, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.
Leia apenas a Introdução e o item Concepções Alternativas/Espontâneas, p. 27a 29.
Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.
AULA 5- CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
12/09
Construtivismo: Princípios Epistemológicos; Princípios Pedagógicos
Perfil Conceitual
Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências.
Este texto deve ser lido na íntegra e durante a aula será trabalhado em grupos.
Responda as questões indicadas na folha em anexo. Utilize o texto 1.
Deverá ser entregues no dia da aula.
É possível ser construtivista no ensino de ciências?
Este texto faz uma boa síntese dos principais legados do construtivismo ao ensino de ciências.
Aula 6 - Construtivismo e Ensino de Ciências II
26/09
Uma proposta de ensino de química baseado no construtivismo.
Outras formas pra considerar as concepções dos estudantes
- Socioconstrutivismo
- Perfil Conceitual
- Enculturação científica
Uma perspectiva construtivista do ensino e do aprendizado em ciências.
Levem este texto para a aula. trabalharemos com o mesmo.
Construindo conhecimento científico na sala de aula
Atividade prévia:
Leia o texto e formule duas questões que devem ser utilizadas para fomentar a discussão dos mesmos durante a aula. Estas questões devem ser entregues no início da aula.
CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?
Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: Para além da mudança conceitual
Aula 7
03/10
Avaliação no. 1
A prova terá duas partes: uma primeira parte sem consulta com questões objetivas e uma segunda parte com consulta ao seu material individual composta de questões dissertativas.
Leve todo o material estudado na disciplina (slides e principalmente textos obrigatórios). Não seria permitido o empréstimo de material.
Aula 8 - Ensino por Pesquisa 1
(10/10)
- Ensino por pesquisa
- Problematização por temas socio-científicos
- Abordagem CTS
- Intedisciplinaridade
- Habilidades e competências
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
A formação do cidadão e o ensino de CTS
leve o texto para a aula
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira
Aula 9 - Ensino por Pesquisa 2
(17/10)
Cotidiano e contextualização no ensino de química
PCN e ensino de competências e habilidades
A organização do ensino por temas
A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais
Cotidiano e contextualização no ensino de química
Uma análise dos pressupostos teóricos do ensino CTS
Aula 10 - Ensino por Pesquisa 3
(24/10)
Ensino orientado por temas.
Instruções para a aula:
1) A aula será na sala multimídia (sala 168 do bloco 1 superior)
2) leia o texto de leitura obrigatória conforme indicado a seguir.
3) Separe uma cópia do texto referente ao seu grupo e leve para a aula. Se possível faça uma leitura rápida deste texto (isto ajudará muito no trabalho em grupo).
Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.
Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.
(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)
Sequência de atividades em uma perspectiva CTSA para abordar os conceitos de ácidos, bases, sais e óxidos.
Alunos: Gabriel, Guilherme, Munique
Açude do Cais: uma proposta de aplicação de uma sequência de atividades didáticas em um contexto real.
Alunos: João Luiz, João Paulo e Verônica
O ensino de ciências ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação dei ensino disciplinar
Alunos: Gabriela, Thiago e Vinícius
Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade
Alunos: César, Isabella e Pedro
Aula 11 - Conteúdos para o Ensino
(31/10)
1) Conteúdos escolares:
- Conteúdos atitudinais (atitudes, normas e valores)
- Conteúdos procedimentais (técnicas e estratégias)
- Conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios)
2) Conteúdos conceituais
A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual
Leia somente as páginas 78 a 89 e 109 a 117.
Responda todas as questões do guia.
- Conteúdos atitudinais (atitudes, normas e valores)
Aula 12- o aprendizado da química 1
(7/11)
Apenas leve este texto para a aula.
Estas questões serão trabalhadas em aula
Aula 13 - O aprendizado da química 2
(21/11)
- A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas.
- A conservação de propriedades não observáveis da matéria
Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 169.
Responda as questões deste guia de estudos.
- A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas.
Aula 14 - O aprendizado da química 3
(28/11)
- As relações quantitativas na química.
- Procedimentos para aprender química.
Leia o texto (O aprendizado da química) da página 169 a 188 e preencha o mapa conceitual presente na atividade.
- As relações quantitativas na química.