Programação

  • Cronograma da disciplina

    Destaque
  • TRABALHO FINAL INDIVIDUAL

  • Materiais complementares

    Aqui você encontra alguns textos a respeito de assuntos tratados na disciplina Introdução ao Ensino de Química.

    Quem não fez especificamente esta disciplina ou não teve a oportunidade de estudar este temas mais básicos pode encontrar algumas referências aqui.

  • Aula 1: Introdução / Abordagens do Ensino de Ciências

    01/08

    • Apresentação e instruções sobre a disciplina
    • Programa da disciplina
    • Ensino por Transmissão
    • Ensino por Descoberta

  • Aula 2 - Perspectivas do ensino de Ciências I: ensino por transmissão e ensino por descoberta

    08/08

    • Ensino por descoberta (movimento de reforma curricular da década de 60)
    • Análise de material didático ChemStudy e CBA


    • Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

      Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.

      Anote o que não ficou claro durante sua leitura (conceitos novos, referências desconhecidas, etc.). Esta dúvidas serão a base para a discussão na aula.

    • deverá ser entregue no início da aula.

    • A pedagogia da descoberta: um equívoco epistemológico

    • Importância, sentido e contribuições da pesquisa para o ensino de química.

  • Aula 3 - ENSINO POR MUDANÇA CONCEITUAL

    15/08 

    • Influências da perspectiva construtivista para o aprendizado de conceitos científicos.
    • As ideias de mudança conceitual.
    • O Movimento das Concepções alternativas

    Observação: Trabalharemos três textos nesta aula. O primeiro deve ser lido na íntegra, os demais devem ser levados na aula, se possível leia brevemente apenas as páginas indicadas. Estes dois textos também serão utilizados na aula seguinte.

    • Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

      Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.

      Versão reduzida do texto original. Vocês devem ler este texto para a aula e montar um quadro como na aula anterior. Para quem quiser o texto completo pode ser encontrado a seguir.


    • Renato Eugenio da Silva Dinis, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.

      Leia apenas o ítem Mudança Conceitual, p. 29 a 31

      Observações: 1) Pode ser qua alguns de você já tenham trabalhado este mesmo texto na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Se for o caso apenas reveja o conteúdo. 2) A parte inicial do texto p. 27 a 29 deverão ser lidas para a próxima aula.

    • Fernando Bastos, Construtivismo e Ensino de Ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.

      Na medida do possível, leia também este texto até a página 16.

      Leve este texto para a aula.

    • Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002

      Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.

  • Aula 4 - CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS

    29/08

    • Ensino por Mudança Conceitual
    • Concepções alternativas

    • Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

      Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.

    • Renato Eugenio da Silva Dinis, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.

      Leia apenas a Introdução e o item Concepções Alternativas/Espontâneas, p. 27a 29.


    • Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.

  • AULA 5- CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS

    12/09

    Construtivismo: Princípios Epistemológicos; Princípios Pedagógicos

    Perfil Conceitual

  • Aula 6 - Construtivismo e Ensino de Ciências II

    26/09

    Uma proposta de ensino de química baseado no construtivismo.

    Outras formas pra considerar as concepções dos estudantes

    • Socioconstrutivismo
    • Perfil Conceitual
    • Enculturação científica

  • Aula 7

    03/10

    Avaliação no. 1

    A prova terá duas partes: uma primeira parte sem consulta com questões objetivas e uma segunda parte com consulta ao seu material individual composta de questões dissertativas.

    Leve todo o material estudado na disciplina (slides e principalmente textos obrigatórios). Não seria permitido o empréstimo de material.

  • Aula 8 - Ensino por Pesquisa 1

    (10/10)
    • Ensino por pesquisa
    • Problematização por temas socio-científicos
    • Abordagem CTS
    • Intedisciplinaridade
    • Habilidades e competências

  • Aula 9 - Ensino por Pesquisa 2

    (17/10)

    Cotidiano e contextualização no ensino de química

    PCN e ensino de competências e habilidades

    A organização do ensino por temas

  • Aula 10 - Ensino por Pesquisa 3

    (24/10)

    Ensino orientado por temas.

    Instruções para a aula:

    1) A aula será na sala multimídia (sala 168 do bloco 1 superior)

    2) leia o texto de leitura obrigatória conforme indicado a seguir.

    3) Separe uma cópia do texto referente ao seu grupo e leve para a aula. Se possível faça uma leitura rápida deste texto (isto ajudará muito no trabalho em grupo).

  • Aula 11 - Conteúdos para o Ensino

    (31/10)

    1) Conteúdos escolares:

    • Conteúdos atitudinais (atitudes, normas e valores)
    • Conteúdos procedimentais (técnicas e estratégias)
    • Conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios)

    2) Conteúdos conceituais


  • Aula 12- o aprendizado da química 1

    (7/11)


  • Aula 13 - O aprendizado da química 2

    (21/11)

    • A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas.
    • A conservação de propriedades não observáveis da matéria

  • Aula 14 - O aprendizado da química 3

    (28/11)

    • As relações quantitativas na química.
    • Procedimentos para aprender química.


    • Leia o texto (O aprendizado da química) da página 169 a 188 e preencha o mapa conceitual presente na atividade.