Programação
-
-
Entregue até 8 de novembro as 23h55min
-
Siga rigorosamente estas instruções.
-
Você deve utiliza-lo como modelo para o seu trabalho.
-
Escreva seu trabalho neste arquivo, seguindo a formatação indicada.
-
Aqui você encontra uma série de referências sobre as concepções alternativas relacionadas a vários conteúdos de Química.
-
Trata-se do texto lido para a aula que discute as possíveis origens das concepções alternativas. Interessa o que está nas páginas 89 a 95. Utilize-o para discutir os resultados que você encontrou.
-
Utilize estes periódicos para fazer sua pesquisa.
-
-
Aqui você encontra alguns textos a respeito de assuntos tratados na disciplina Introdução ao Ensino de Química.
Quem não fez especificamente esta disciplina ou não teve a oportunidade de estudar este temas mais básicos pode encontrar algumas referências aqui.
-
Em que consiste o conhecimento científico?
Este texto apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências.
-
Ciência natural: os pressupostos filosóficos
Este texto também apresenta um resumo das principais concepções a respeito da ciência debatidas ao longo do século XX que influenciaram o ensino de ciências. Vale a pena a parte do capítulo que trata da filosofia de Thomas Khun.
-
Contribuições da psicologia do Aprendizado
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Um resumo das vertentes da psicologia que influenciaram o ensino de ciências.
-
As abordagens do processo ensino-aprendizagem
-
-
01/08
- Apresentação e instruções sobre a disciplina
- Programa da disciplina
- Ensino por Transmissão
- Ensino por Descoberta
-
08/08
- Ensino por descoberta (movimento de reforma curricular da década de 60)
- Análise de material didático ChemStudy e CBA
-
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.
Anote o que não ficou claro durante sua leitura (conceitos novos, referências desconhecidas, etc.). Esta dúvidas serão a base para a discussão na aula.
-
deverá ser entregue no início da aula.
-
A pedagogia da descoberta: um equívoco epistemológico
-
Importância, sentido e contribuições da pesquisa para o ensino de química.
-
15/08
- Influências da perspectiva construtivista para o aprendizado de conceitos científicos.
- As ideias de mudança conceitual.
- O Movimento das Concepções alternativas
Observação: Trabalharemos três textos nesta aula. O primeiro deve ser lido na íntegra, os demais devem ser levados na aula, se possível leia brevemente apenas as páginas indicadas. Estes dois textos também serão utilizados na aula seguinte.
-
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.
Versão reduzida do texto original. Vocês devem ler este texto para a aula e montar um quadro como na aula anterior. Para quem quiser o texto completo pode ser encontrado a seguir.
-
Renato Eugenio da Silva Dinis, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.
Leia apenas o ítem Mudança Conceitual, p. 29 a 31
Observações: 1) Pode ser qua alguns de você já tenham trabalhado este mesmo texto na disciplina de Introdução ao Ensino de Química. Se for o caso apenas reveja o conteúdo. 2) A parte inicial do texto p. 27 a 29 deverão ser lidas para a próxima aula.
-
Fernando Bastos, Construtivismo e Ensino de Ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.
Na medida do possível, leia também este texto até a página 16.
Leve este texto para a aula.
-
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
Leia o texto sublinhando os aspectos mais importantes, anotando suas dúvidas e os pontos que você acha que necessitam de um maior esclarecimento.
-
29/08
- Ensino por Mudança Conceitual
- Concepções alternativas
-
Pozo e Crespo, Capítulo 4 - O aprendizado de Conceitos Científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual, in: Pozo e Crespo, A aprendizagem e o Ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Leia apenas da página 89 (A origem das concepções alternativas) até a página 95.
-
Renato Eugenio da Silva Dinis, Concepções e práticas pedagógicas do professor de ciências, in: Nardi, R. (org.), Questões Atuais do Ensino de Ciências, São Paulo: Escrituras, 2002.
Leia apenas a Introdução e o item Concepções Alternativas/Espontâneas, p. 27a 29.
-
Aqui você encontra um relatório abrangente sobre as concepções alternativas relacionadas aos principais conceitos químicos. Partes deste texto serão trabalhados em aula.
-
12/09
Construtivismo: Princípios Epistemológicos; Princípios Pedagógicos
Perfil Conceitual
-
Uma perspectiva construtivista para o ensino e o aprendizado de ciências.
Este texto deve ser lido na íntegra e durante a aula será trabalhado em grupos.
-
Responda as questões indicadas na folha em anexo. Utilize o texto 1.
Deverá ser entregues no dia da aula.
-
É possível ser construtivista no ensino de ciências?
Este texto faz uma boa síntese dos principais legados do construtivismo ao ensino de ciências.
-
-
26/09
Uma proposta de ensino de química baseado no construtivismo.
Outras formas pra considerar as concepções dos estudantes
- Socioconstrutivismo
- Perfil Conceitual
- Enculturação científica
-
Uma perspectiva construtivista do ensino e do aprendizado em ciências.
Levem este texto para a aula. trabalharemos com o mesmo.
-
Construindo conhecimento científico na sala de aula
Atividade prévia:
Leia o texto e formule duas questões que devem ser utilizadas para fomentar a discussão dos mesmos durante a aula. Estas questões devem ser entregues no início da aula.
-
CONSTRUTIVISMO, MUDANÇA CONCEITUAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ONDE VAMOS?
-
Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico: Para além da mudança conceitual
-
03/10
Avaliação no. 1
A prova terá duas partes: uma primeira parte sem consulta com questões objetivas e uma segunda parte com consulta ao seu material individual composta de questões dissertativas.
Leve todo o material estudado na disciplina (slides e principalmente textos obrigatórios). Não seria permitido o empréstimo de material.
-
(10/10)
- Ensino por pesquisa
- Problematização por temas socio-científicos
- Abordagem CTS
- Intedisciplinaridade
- Habilidades e competências
-
Extraído do livro: CACHAPUZ, A., PRAIA, J. e JORGE, M., Ciência, Educação em Ciências e Ensino de Ciências, Temas de Investigação 26, Lisboa: Ministério da Educação, 2002
-
A formação do cidadão e o ensino de CTS
leve o texto para a aula
-
Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira
-
(17/10)
Cotidiano e contextualização no ensino de química
PCN e ensino de competências e habilidades
A organização do ensino por temas
-
A proposta curricular de química para o estado de Minas Gerais
-
Cotidiano e contextualização no ensino de química
-
Uma análise dos pressupostos teóricos do ensino CTS
-
-
(24/10)
Ensino orientado por temas.
Instruções para a aula:
1) A aula será na sala multimídia (sala 168 do bloco 1 superior)
2) leia o texto de leitura obrigatória conforme indicado a seguir.
3) Separe uma cópia do texto referente ao seu grupo e leve para a aula. Se possível faça uma leitura rápida deste texto (isto ajudará muito no trabalho em grupo).
-
Texto: Abordagem de temas em sala de aula. Extraído de Dlizoicov, D., Angotti, J. A. e Pernambuco, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, Editora Cortez, 2002.
Leia as páginas: 189 a 202 e 205 a 223.
(A parte inicial do capítulo trata de assunto já abordado na disciplina Introdução ao Ensino de Química. se sentir necessidade, reveja o assunto lendo esta parte. As páginas 224 em diante são outros exemplos de abordagem de conteúdo proposta pelos autores.)
-
Sequência de atividades em uma perspectiva CTSA para abordar os conceitos de ácidos, bases, sais e óxidos.
Alunos: Gabriel, Guilherme, Munique
-
Açude do Cais: uma proposta de aplicação de uma sequência de atividades didáticas em um contexto real.
Alunos: João Luiz, João Paulo e Verônica
-
O ensino de ciências ensino fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação dei ensino disciplinar
Alunos: Gabriela, Thiago e Vinícius
-
Transporte particular x coletivo: intervenção curricular pautada por interações entre ciência-tecnologia-sociedade
Alunos: César, Isabella e Pedro
-
-
(31/10)
1) Conteúdos escolares:
- Conteúdos atitudinais (atitudes, normas e valores)
- Conteúdos procedimentais (técnicas e estratégias)
- Conteúdos conceituais (fatos, conceitos e princípios)
2) Conteúdos conceituais
-
A aprendizagem de conceitos científicos: da aprendizagem significativa à mudança conceitual
Leia somente as páginas 78 a 89 e 109 a 117.
-
Responda todas as questões do guia.
- Conteúdos atitudinais (atitudes, normas e valores)
-
(7/11)
-
Apenas leve este texto para a aula.
-
Estas questões serão trabalhadas em aula
-
-
(21/11)
- A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas.
- A conservação de propriedades não observáveis da matéria
-
Leia o texto da aula anterior (O aprendizado da química) das páginas 145 a 169.
Responda as questões deste guia de estudos.
- A natureza da matéria como um sistema de interação entre partículas.
-
(28/11)
- As relações quantitativas na química.
- Procedimentos para aprender química.
-
Leia o texto (O aprendizado da química) da página 169 a 188 e preencha o mapa conceitual presente na atividade.
- As relações quantitativas na química.