Programação

  • Trabalhos

    Conforme conversamos em classe, no lugar da 1a prova pedi aos estudantes um trabalho de modelagem. O tema fica aberto - pode ser um sistema físico, de engenharia, ou outra aplicação, que possa ser modelado usando equações diferenciais e funções de transferência. Os trabalhos podem ser feitos individualmente ou em grupos de 2 (recomendável); grupos de 3 apenas em casos excepcionais, por favor.

    Dia 23 não teremos aula; dia 30 vamos discutir os trabalhos, e outros pontos importantes para a continuação da modelagem. Dia 7, semana de provas, continuaremos a discussão; NÃO haverá entrega exigida para dia 7, conforme solicitação. Mais tarde combinamos o calendário das entregas. Por favor façam os trabalhos com dedicação para poupar o professor de ter que aplicar provas ;-)

    O trabalho completo terá 3 componentes: modelagem do processo; simulação; e projeto de controles. Isso exigirá a familiarização com ferramenta de software apropriada. O Matlab é mais do que suficiente para o curso; ferramentas semelhantes, livres, mas não completamente compatíveis, são o Octave e o Scilab. O Mathematica, do qual a USP tem licença, também serve, mas muita gente acha um pouco mais difícil usar (eu não). Há outras alternativas, como o SciPy, baseado em Python. Cada um tem sua preferência, e aposto que todos vocês vão demonstrar habilidade no uso das ferramentas além da minha capacidade de ensinar. 

    Repassando o curso até agora, discutimos modelos dinâmicos para sistemas físicos; representações usuais de sistemas lineares usando equações diferenciais, diagramas de blocos, e funções de transferência; respostas temporais dos sistemas básicos; estabilidade em malha aberta e fechada; e a 1a ferramenta fundamental para projeto de sistemas de controle, o diagrama do lugar geométrico das raízes ou root locus.


  • Prova final

    Estou postando aqui a prova final. A ideia como combinado é que a prova é individual com consulta livre. Comecem fazendo cada um sozinho, depois confiram o progresso com os colegas. Usem o Moodle para perguntas e discussões! Em princípio deixei 1 mês para fazerem, mas não porque precisa do mês inteiro - a prova não é tão difícil.

    Agradeço por deixarem usar a prova em inglês que eu já tinha pronta de um curso no ano passado! Naturalmente assim que abri percebi que tinha algo para editar do mesmo modo, mas é uma coisa a menos para atrasar a postagem. 

  • Tópico 3

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10