Programação
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A disciplina FLG0702 Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático compõe o percurso formativo do curso de licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo. Trata-se de uma disciplina teórico-prática, com um total de 180 horas, sendo 100 dedicadas ao estágio supervisionado (30 em sala de aula na escola) que deverá ser desenvolvido em uma escola pública sob a supervisão de um(a) professor(a) de Geografia. A disciplina está organizada em dois módulos e 9 tópicos de discussão, durante o curso, teremos 5 processos avaliativos. Serão desenvolvidas, semanalmente, atividades síncronas (com 55 minutos de duração) e assíncronas, sendo, necessárias, pelo menos, 4 horas semanais de dedicação as atividades do curso pelos estudantes.
Ao final do curso, espera-se que o estudante:
- identifique as concepções de currículo, bem como suas implicações no processo de formação docente e na Educação Geográfica.
- Analise as diferentes dimensões que envolvem a formação e o trabalho do professor de geografia no mundo contemporâneo.
- Compreenda as mudanças e continuidades no processo de formação docente em diferentes momentos históricos, com ênfase na relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica mediada pelo processo de estágio supervisionado.
- Produza e reflita sobre o uso de materiais e recursos didáticos na Educação Geográfica.
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Neste primeiro módulo da disciplina, iremos discutir como as pesquisas sobre os saberes docentes contribuem para entender os processos de formação de professores, em especial, aqueles que buscam articular diferentes contextos, sujeitos e práticas formativas. Como um dos principais objetivos da disciplina de estágio é propiciar uma articulação entre os contextos da universidade e da escola na formação docente, tais pesquisas irão contribuir para pensarmos os planos de estágio que irão ser apresentados e desenvolvidos na segundo módulo. Além disso, também focaremos neste momento nos debates sobre currículo, ensino de geografia e política educacional, buscando compreender as mudanças mais recentes nestes três campos e suas implicações sobre o cotidiano da escola, do trabalho e da formação de professores. Os materiais estão disponibilizados em cinco tópicos, sendo que teremos, neste módulo, dois processos avaliativos com o objetivo de analisar a apropriação dos conteúdos e conhecimentos discutidos, bem como a capacidade de produção de argumentos textuais sobre os mesmos.
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No segundo módulo da disciplina, faremos a articulação entre a reflexão teórico-conceitual e as atividades de estágio que serão desenvolvidas durante 30 horas nas unidades escolares escolhidas pelos estudantes. Neste módulo, teremos três processos avaliativos, todos diretamente vinculados a experiência de estágio. Além disso, os Fóruns desempenharão papel fundamental na mediação entre as experiências de estágio de cada um dos estudantes, possibilitando assim a emergência de novas reflexões a partir de cada uma das ações desenvolvidas na escola.