Programação

  • IPO2016 - Engenharia

    IPO2016 - International Physics Olympiad 2016

    Engenharia Elétrica - Escola Politécnica da USP

    Prof. Dr. Magno Teófilo Madeira da Silva

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Roberto Koji Onmori

    1o. Semestre de 2016


  • Videos

    Nesse tópico são disponibilizados vídeos produzidos pela iniciativa da POLI Aberta, além de outros links .

    Nos links há um sumário dinâmico detalhado com os tópicos abordados em cada vídeo

  • Trabalhos de Casa

    Estes trabalhos de casa devem ser feitos e submetidos no site até as datas limite:

    - Questionário 1: consta de uma entrevista na forma de perguntas. O objetivo deste trabalho é identificar de forma individualizada quais as facilidades e dificuldades que cada um de vocês tem com a área de de medidas elétricas e circuitos eletrônicos. Respondam ao questionário de forma espontânea sem consultar referencias (internet, livros, etc.) e sem consultar outras pessoas. Não esqueçam, não vale nota! É só para conhecermos vocês melhor.

    - Trabalho 1: Apresenta circuitos elétricos/eletrônicos simples que vocês já devem ter alguma familiaridade. A novidade é que se coloca um componente eletrônico novo, o diodo. Este trabalho tem por objetivo desenvolver em vocês a habilidade de traçarem gráficos a partir de tabelas (medidas) já realizadas e extraírem informações dos gráficos para obterem os valores das grandezas de interesse. Explora o desenhoo de gráficos em papel milimetrado e em papel monolog.

    - Trabalho 2: Apresenta circuitos com diodos especiais, conhecidos como fotodiodos, capazes de transformar intensidade luminosa em corrente elétrica. Esse tipo circuito mede correntes de baixíssimo valor (da ordem de picoamperes (pA) ou mesmo femtoamperes (fA). Este trabalho tem por objetivo apresentar a vocês os conceitos desses circuitos e também estimular a capacidade de projetá-los em função de parâmetros especificados previamente. 

    e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP