Opções de inscrição
0323324 - Comunicação (2026)
032
A disciplina em questão tem como foco o desenvolvimento das competências definidas para o curso de Engenharia Elétrica (Projeto Piloto) nas proporções estabelecidas pelo projeto pedagógico. Para isso, os seguintes Objetivos de Aprendizagem foram estabelecidos:
1. Identificar os componentes de uma rede e a terminologia associada.
2. Definir o que são protocolos e modelos de serviço utilizados em redes.
3. Explicar a organização de redes por meio do modelo de camadas e o processo de comunicação.
4. Comparar diferentes arquiteturas de aplicações (como HTTP e Torrents) e a necessidade de endereçamento por meio de sockets.
5. Analisar os mecanismos necessários para transmissão confiável, avaliando latência e complexidade.
6. Demonstrar como o repasse em comutadores pode levar à perda de pacotes e variações no atraso.
7. Selecionar técnicas de controle de acesso em canais compartilhados, tais como particionamento do canal (TDMA/FDMA), revezamento e acesso aleatório
8. Calcular um enlace de rádio (ganho de antenas e perda de propagação) sem obstruções e avaliar o orçamento de enlace usando a equação de Friis.
9. Entender e analisar a ocupação de banda de sinais aleatórios: o conceito de densidade espectral de potência.
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.