Programação
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A disciplina FLG0702 Estágio Supervisionado de Ensino de Geografia e Material Didático compõe o percurso formativo do curso de licenciatura em Geografia na Universidade de São Paulo. Trata-se de uma disciplina teórico-prática, com um total de 180 horas, sendo 100 horas dedicadas ao estágio supervisionado (30 horas em sala de aula na escola) . A disciplina em três tempos:
Tempo-Universidade: destinado ao debate teórico conceitual a partir da revisão da literatura sobre educação e ensino de geografia.
Tempo-Escola: destinado à reflexão sobre e a partir do contexto da ação profissional docente em geografia por intermédio do estágio supervisionado.
Tempo-Seminário: destinado a elaboração crítica e criativa de materiais didáticos para o ensino de geografia e socialização entre os pares.
Ao final do curso, espera-se que o estudante:
- Discuta e reconheça as concepção de educação e ensino de geografia que subsidiam sua ação docente.
- Analise as diferentes dimensões que envolvem a formação e o trabalho do professor de geografia no mundo contemporâneo.
- Compreenda as mudanças e continuidades no processo de formação docente em diferentes momentos históricos, com ênfase na relação entre a Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica mediada pelo processo de estágio supervisionado.
- Produza e reflita sobre o uso de materiais e recursos didáticos na Educação Geográfica.
Documentos Necessários para realização do estágio: -
Neste tópico, o objetivo é compreender diferentes perspectivas acerca da formação de professores. Para tanto, serão apresentados autores que têm discutido quais são os saberes necessários a formação de professores no mundo contemporâneo. Para que possamos aprofundar o debate, segue o roteiro de atividades desta semana:
a) Leitura do texto Os professores diante do saber, de Maurice Tardif;
b) Assistir ao vídeo:
c) Assistir a vídeo-aula:
Leituras complementares:
Por uma teoria da Pedagogia, de Clermont Gauthier
O problema com a responsabilização de Daiane Ravitch
Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no Magistério, de Maurice Tardif
"A formação política e o trabalho do professor" de Florestan Fernandes
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Nesta aula, retomaremos alguns conceitos importantes para pensarmos a construção da experiência do estágio. Neste momento, o objetivo é compreender as concepções dominantes de escola, educação e currículo na dinâmica do modo de produção capitalista. Tata-se de debate fundamental para compreendermos as lógicas hegemônicas e as possibilidade de produção de ação contra hegemônicas na educação contemporânea. Para que possamos aprofundar o debate, seguem as leituras e vídeos indicados:
a) Leitura do texto "O novo idioma da Escola" de C. Laval
b) Visualização do vídeo:
c) Vídeo-aula 1:
Leitura Complementar
1) Em defesa da escola: uma questão pública, J. Masschelein e M. Simons
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Qual a escala geografia da produção das políticas educacionais? Como dialogam os sujeitos e os territórios na produção da Geografia na e da Escola? Quais são os sujeitos e os saberes que produzem novos sentidos para a escola, a educação e a geografia? Estas são algumas das questões nortearão os debates deste tópico, que finaliza o módulo 1 da disciplina.
a) Leitura do Texto "Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade", de bell hooks.
b) Leitura do texto "Tensão regulação-emancipação, produção de conhecimentos e saberes" de Nilma Lino Gomes.
c) Assista ao vídeo:
d) Assista ao vídeo:
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Na quarta aula, nosso foco estará sobre avaliação. Discutiremos o sentido dela no processo educativo, suas principais formas e processos, bem como o lugar que tem ocupado no cotidiano do trabalho docente. Para esta aula, realizaremos as seguintes ações:
a) Leitura do texto ”Avaliação Escolar: além da meritocracia e do fracasso” de Marli André e
b) Leitura do texto "Verificação ou Avaliação: o que a escola pratica” de Cipriano Luckesi.
c) Assistir ao vídeo:
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Neste tópico, aprofundaremos a discussão sobre a história da Geografia Escolar no Brasil. Para tanto, seguem as atividades a serem desenvolvidas:
a) Leia o texto "Uma breve história da formação do professor Geografia no Brasil" de Genilton Rocha;
b) Assistir a vídeo-aula
Leituras complementares:
“Superando a crise na teoría do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento” de Michael Young
"A Geografia na Escola Primária", de P. Vidal de La Blache
"Corografia Brasílica" de Aires de Casal
"O sentido geográfico" de Delgado de Carvalho.
"Parâmetros Curriculares Nacionais: tensão entre Estado e Escola" de Nídia Nacib Pontuschka
"Territórios de luzes e sombras: a proposta de ensino de Geografia da CENP" de Shoko Kimura
A forma do currículo e a lógica do controle técnico, de Michael AppleO problema com a responsabilização de Daiane Ravitch
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Um dos debates centrais que tem norteado o ensino de geografia há década diz respeito a importância desse conhecimento para o desenvolvimento de raciocínios geográficos. Para que possamos aprofundar este debate e articularmos com as experiências que estão sendo desenvolvidas durante o estágio, seguem algumas indicações de materiais:
a) Leitura de "A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra", de Yves Lacoste
b) Assistir a vídeo-aula:
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Nesta aula, nosso foco estará sobre a ideia de Material Didático. Em um contexto no qual proliferam materiais didáticos padronizados, em especial, apostilas, a proposta é discutir uma concepção ampliada de material didático, articulando-os com os processos de ensinar e aprender geografia.
Assista ao vídeo de apresentação da aula https://eaulas.usp.br/portal/video.action?idItem=36964
Veja alguns exemplos de materiais didáticos elaborados por docentes de geografia:
a)
b)
c)
d)
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Nesta aula, discutiremos buscaremos articular os debates construídos na disciplina até o presente momento com as discussões da proposta no livro “Uma didática para apedagogia-histórico crítica”, de João Luiz Gasparin, que servirá de subsídio para a elaboração dos seminários. Para esta aula, realizaremos a leitura do referido livro.
Vídeos de apoio:
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A proposta é que os seminários sejam momentos de reflexão sobre as diferentes experiências construídas durante o estágio e seus possíveis desdobramentos em materiais didáticos para o ensino-aprendizagem em Geografia. CADA GRUPO (Mínimo 4 / máximo 6 estudantes) DEVERÁ ELABORAR E APRESENTAR UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO, CONSIDERANDO:
a) a leitura do livro “Uma didática para a pedagogia-histórico crítica” de João Luiz Gasparin.
b) as experiências em cada unidade escolar desenvolvidas durante o estágio.
Todos os grupos deverão estar preparados para se apresentarem no primeiro de seminário.
Os seminários deverão ter DURAÇÃO MÁXIMA DE 20 MINUTOS.
Critérios de avaliação do Seminário
a) Forma e Estrutura (2 pontos)
- Indicar conteúdo, série / ano, localizando o material didático dentro de uma sequência didática para o ensino de geografia.
b) Articulação e problematização com a experiência de estágio (2 pontos)
- Discutir como as diferenças experiências de estágio se articulam / justificam a proposta de material didático apresentada.
c) Articulação e problematização com o livro de João Luiz Gasparin (3 pontos)
- Demonstrar apropriação crítica das ideias do autor e seu desdobramento na proposta de material didático apresentada (3 pontos)
d) Explicitar a concepção de ensino de geografia que embasa o material didático proposto (3 pontos)
- Relacionar a proposta de material didático com a ideia de raciocínio geográfico problematizada na aula