Kursthemen
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5) Tarefa: Construir um modelo em Simulink para o motor CC com o PWM utilizando o powersim/simscape electrical. Nesta parte, utilize os valores estimados através do Parameter Estimation. Consultar as intruções fornecidas no arquivo simulação do motor CC.
6) Acionamento do motor de corrente contínua: porque o acionamento PWM (ver Subseção 8.4 ou Seção 7.5).
- Utilização e operação de módulo PWM analógico
- Escolha da frequência de chaveamento
6) Utilização e operação de módulo PWM analógico e escolha da frequência de chaveamentoi) Fixar o módulo PWM no canto de um protoboard e realizar as conexões para alimentação (ver Figura 8.24 ou Figura 7.17).
ii) Ajustar o potenciômetro P1 do módulo PWM para estabelecer a frequência de operação do PWM. Monitorar a forma de onda dente-de-serra no borne indicado na mesma figura.
iii) Verificar o funcionamento do módulo PWM aplicando diferentes níveis de tensão CC no borne de entrada Ent JP1-1 deste e observando a saída pulsada correspondente no borne Sai JP1-2.
vi) Conectar um transistor de potência da família TIP 120 e o motor de acordo com o indicado na Figura 8.26 ou Figura 7.19 obedecendo a indicação de polaridade na ligação do diodo com a fonte externa.
v) Utilizando diferentes níveis de tensão de entrada no borne Ent JP1-1, verificar o funcionamento do motor.
7) Obtenção do ganho do amplificador de potência denotado Ka via simulação.
i) O ganho Ka pode ser obtido analiticamente, consultar Subseção 8.4, pg 201.
Observação: para obter o ganho Ka experimentalmente seguir os seguintes passos. Utilizando o motor como carga, obter o ganho do amplificador de chaveamento (ver Pag. 107 da edição antiga ou pag. 201 edição 2016) dado por Ka=VM/u com VM o valor médio aplicado na armadura. Para isso, aplicar uma tensão u na entrada do amplificador de potência e no osciloscópio medir o ciclo de trabalho TON/T. Calcular VM=V TON/T com V a tensão de alimentação do amplificador de potência. Repetir para outros 2 ou 3 valores de u. Então obter Ka usando regressão linear.
8) Obter o ganho Kat do estágio atenuador a ser colocado depois do tacogerador (ver pag. 109 ou pag. 204). Obter via simulação
9) Incluir Ka e Kat no diagrama de simulação do motor CC.
10) Encontrar a função de transferência a malha aberta, incluindo o ganho do tacogerador denominado Ktg, o ganho do estágio atenuador adicionado após o tacogerador denominado Kat e o ganho do amplificador de potência Ka.
11) Utilizando o diagrama de simulação acima, obter a velocidade do motor usando o Simulink. Obter o valor de regime de ω(t) para valor máximo da entrada degrau u.
Link do parameter estimation: https://www.mathworks.com/help/sldo/gs/estimate-parameters-from-measured-data-using-the-gui.html