Kursthemen
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Projetos de pesquisa Verzeichnis
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- Descrever como costuma fazer o planejamento de um projeto no âmbito do trabalho profissional - tópicos
- Descrever como costuma fazer o planejamento de um projeto no âmbito do trabalho profissional - tópicos
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- Áreas de interesse para pesquisa - relatar brevemente o seu tema de pesquisa e levantar mais cinco (questões que estão sendo ou mereceriam ser pesquisadas) na área de atuação profissional
- Áreas de interesse para pesquisa - relatar brevemente o seu tema de pesquisa e levantar mais cinco (questões que estão sendo ou mereceriam ser pesquisadas) na área de atuação profissional
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Organizar o planejamento de uma viagem: escolher o destino, tipo e circunstâncias
Apresentar os itens do planejamento, incluindo: Introdução, objetivo, justificativa, método, atividades, cronograma, resultados esperados, fontes de consulta, orçamento para requisitar todos os recursos
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- Elaborar e escrever a principal pergunta e a respectiva resposta que será dada com a sua pesquisa
- Escrever uma introdução ao tema de pesquisa: texto que faz um leitor pesquisador de uma outra área localizar a posição do tema dentro de uma área maior, que ele conhece. Nesse texto também são apresentados temas correlatos, descreve-se brevemente a especificidade da sua abordagem e qual a hipótese a ser desenvolvida (pergunta e resposta anteriormente elaborada).
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Avaliar o planejamento do grupo subsequente (grupo A avalia do grupo B, grupo B avalia do grupo C, e assim sucessivamente até que o último grupo avalia do A)
Escrever um parecer REPROVANDO os valores solicitados. Mesmo para um projeto BOM tem que indicar o que pode ser melhorado para atingir um nível mais elevado de excelência.
- Explicar o que é preciso refazer para que o planejamento possa ser APROVADO
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Justificativa
- Elencar as cinco principais afirmações de outros pesquisadores que corroboram a importância do tema escolhido
- Relacionar três conjuntos de dados que mostrem a dimensão do tema
- Escrever um texto de aproximadamente uma página combinando os elementos acima e outros que julgar interessante para ser utilizado como justificativa da escolha do tema do seu trabalho e da abordagem/proposta que você vai desenvolver.
- Listar e colocar as referências das afirmações e dos dados no formato ABNT.
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Objetivos
- Definir o OBJETIVO da pesquisa
- Fazer uma divisão por ESCOPO: GERAL / ESPECÍFICOS ou PRINCIPAL / SECUNDÁRIOS
- Associar a RESULTADOS
- Formar uma tabela contendo quatro colunas: OBJETIVO; MEIO PARA ALCANÇAR; RESULTADO; CONFIRMAÇÃO
Objetivo Meio para alcançar Resultado Confirmação / Validação Novo método de medição de obra Estudo dos existentes, pequisa de novas possibilidades a partir de instrumentos de medição, proposta, teste e aprimoramento dos resultados Descrição do método Tempos gastos com a medição e avaliação da precisão e da formação de pessoal capacitado Nova medição de alvenaria Por peso: entrada e saída Descrição do método levando em conta a dinâmica da obra e os instrumentos utilizados para medir Comparar com dados de área/volume Nova medição de ferragem na fundação Por medição magnética Descrição do método levando em conta a dinâmica da obra e os instrumentos utilizados para medir Comparar com os dados de pesagem comum
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- Um periódico (1 por grupo), um congresso (1 por grupo), uma revista/canal de divulgação importante da área de cada integrante (1 por integrante do grupo)
- Datas ou prazos importantes
- Temática
- Critérios de avaliação
- Template para envio de resumos e artigos completos - arquivo
- Outras informações relevantes
- Um periódico (1 por grupo), um congresso (1 por grupo), uma revista/canal de divulgação importante da área de cada integrante (1 por integrante do grupo)
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Método/Metodologia
- Definir a metodologia a ser adotada na sua pesquisa
- Justificar o uso de determinados métodos - o que faz eles serem adequados e como vão ajudar a alcançar o(s) objetivo(s).
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- Fazer um resumo
- Preparar uma apresentação
- Avaliar a adequação aos temas do grupo
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Atividades
- A partir da metodologia definida para a pesquisa, relacionar as diversas atividades envolvidas
- Quanto mais detalhado, melhor
- Relacionar os títulos das atividades e fazer uma breve explicação
- Dimensionar o tempo necessário para cada atividade
- Associar recursos necessários para cada atividade - equipamentos, acesso à revistas, anais de congressos, a levantamentos, a estatísticas, a normas, a mapas, visitas (deslocamentos), gravações, filmagens, medidas, etc.
- Elaborar uma tabela com as colunas: NOME DA ATIVIDADE; BREVE DESCRIÇÃO; TEMPO NECESSÁRIO; OUTROS RECURSOS NECESSÁRIOS;
- Verificar os prazos máximos e intermediários
- Verificar as datas e as formas de entrega ao longo do período da pesquisa
- Verificar quais atividades dependem umas das outras
- Verificar o melhor momento para realizar as atividades
- Elaborar um Diagrama (ou Gráfico) de Gantt com base nas informações acima, fazendo os ajustes convenientes
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Resultados
- A partir das atividades, relacionar todos os resultados parciais da pesquisa
- Esses resultados estão associados aos objetivos e também podem ser elementos intermediários, como um levantamento, por exemplo.
- Os relatórios/dissertação/tese não fazem parte dessa relação pois são considerados consequências naturais de qualquer pesquisa
- Artigos, publicações em congressos, capítulos de livro, patentes, registros, etc. Podem ser considerados resultados, mas diante de um tempo curto para elaborar a pesquisa, eles devem estar muito harmonizados, de forma a não competirem com o foco principal
- Considerar também que estas publicações não são metas em si, mas são parte do processo, ou seja, uma vez que se tem um resultado importante na pesquisa, é desejável publicá-lo, até para receber sugestões dos revisores (atenção: isso não transfere a responsabilidade do orientador)
Recursos
- Realizar uma compilação dos recursos necessários, para avaliar a real viabilidade atual e futura
- Tempo é um recurso tratado de forma distinta, pois é um pressuposto, mas precisa ser bem calculado, pois é naturalmente limitado
- No caso hipotético de pedido de verba, nesse momento se faz um orçamento, que segue as diretrizes do edital correspondente
- Lembrar que para determinadas publicações é necessário prever gastos com inscrição, deslocamento (congresso), estadia, tradução, etc.
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Apresentação
- A partir dos textos produzidos em cada fase da elaboração do plano de pesquisa, preparar uma uma sequência de slides em PowerPoint para ser apresentada em sala de aula
- Faça um vídeo de 10 minutos da apresentação e compartilhe o link aqui no Fórum
- A pontualidade é muito importante - o aluno tem que estar presente no momento em que o vídeo for apresentado para tirar eventuais dúvidas.
- Ter em conta que é um momento de prova - não cabem perguntas ao professor
- A avaliação será feita pelos alunos no momento de cada apresentação
- O avaliador está sendo também avaliado pela avaliação que faz
- Posteriormente os alunos terão acesso à avaliação feita pelos colegas
- A presença de todos os alunos nas apresentações é essencial - isso conta para a nota de participação
- Todos os alunos tem que estar preparados para apresentar e avaliar desde o início da aula (17h30)
- Apresentações que não estiverem prontas até antes da aula poderão ser anuladas
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Documento do Plano de Pesquisa
- Utilizando o template fornecido aqui no Moodle, escrever o Plano de Pesquisa considerando todos os itens enviados ao longo do curso
- Os elementos podem ser atualizados, com cuidado para que o projeto mantenha a coerência e cada item se mantenha definido de forma clara e distinta
- Observar a data de entrega prevista na Programação do Curso
- Esse arquivo será enviado ao seu orientador que, por sua vez, enviará uma nota para compôr a avaliação da disciplina
- O envio deve ser feito em formato Word, de modo a ser possível realizar com facilidade comentários ao longo do texto
- Utilizando o template fornecido aqui no Moodle, escrever o Plano de Pesquisa considerando todos os itens enviados ao longo do curso