Diagrama de temas

    • sumak kawsay

      cultura & educação (IV): afro-ameríndia

      itinerário das encontros - ATUALIZADO EM 26 de junho de 2016

      sexta-feira - sala 130 - lab_arte - auditório helenir suano
      docente: prof. dr. marcos ferreira-santos, lab_arte 
      lattes: http://lattes.cnpq.br/1074988266323465 
      fapesp: http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/87136/marcos-ferreira-santos/ 
      e-mail: marcosfe@usp.br 
       
      turmas - tarde: 14 às 17h30 hs  - noite: 19h30 às 23h00


      29jul  - reposição

      - contribuição guarani às culturas das terras baixas: a palavra-alma (nheen)  

      &leitura:

      TESTA, Adriana (2007). Terceira Parte: considerações finais. In: Palavra, Sentido e Memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá. São Paulo: FEUSP, dissertação de mestrado, pp. 171-204.

      FERREIRA-SANTOS, M. (2003). Mitohermenêuticas guaraní desde Ybymarãey. In: O Crepúsculo do mito: mitohermenêutica & antropologia da educação em Euskal Herria e Ameríndia. São Paulo: FEUSP, tese de Livre-Docência, pp. 136-154.


      05ago 

      - reposição

      - contribuição guarani às culturas das terras baixas:

      - a terra-sem-males (ybymarãey) e a comunidade sem Estado     

      &leitura:

      FERREIRA-SANTOS, M. (2003). Mitohermenêuticas guaraní desde Ybymarãey. In: O Crepúsculo do mito: mitohermenêutica & antropologia da educação em Euskal Herria e Ameríndia. São Paulo: FEUSP, tese de Livre-Docência, pp. 136-154.


      12ago

      - reposição

               

      - movimento indígena no Brasil, as políticas de extermínio e a re-existência

      &leitura:

      MUNDURUKU, Daniel (2012). O caráter educativo do movimento indígena brasileiro: considerações finais. In: O Caráter educativo do movimento indígena brasileiro: 1970-1990. São Paulo: Paulinas, pp. 209-224.


      19ago 

      - reposição - final

      - sumak kawsay nas terras altas: poéticas da convivência e políticas afirmativas

      – os casos de Bolívia e Equador         

      &leitura:

      DAVALOS, Pablo (2014). Sumak Kawsay (vivir en plenitud).In: Capitán, Antonio L. H.; García, Alejando G. &  Guazha, Nancy D. (Eds.). Sumak Kawsay Yuyay: Antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. Huelva/Cuenca (España): Universidad de Huelva y Universidad de Cuenca, pp. 255-265.

      KOPENAWA, David (2011). Bem-viver: um aprendizado para a humanidade. In: Dossiê Bem-Viver - Iser Assessoria, Revista IHU On-Line nº 340. Disponível em: www.unisinos.br/ihu/ 

      FERREIRA-SANTOS, M. (2012). Ancestralidad, transparencia y participación ciudadana en Sumak Kawsay. Quito: IAEN – Instituto de Altos Estudios Nacionales – Universidad de Posgrado del Estado.



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      Legislação federal: 
      http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=78&Itemid=221

       

      &leitura complementar:

       

      CORTAZZO, Uruguay (2015). Racismo y crítica literaria. In: Imaginários Raciais na América Latina: Literatura e Cultura. Pelotas: UFPel, pp.141-153.

      DA ROSA, Allan (2013). Pedagoginga, autonomia e mocambagem. São Paulo: editora aeroplano, série tramas urbanas. informações: 

      http://www.edicoestoro.net/

       http://aeroplanoeditora.com.br/tramas-urbanas/pedagoginga-autonomia-e-mocambagem-de-allan-da-rosa/
      pedidos: compras@grupo5w.com.br

      JECUPÉ, Kaká Werá (2000). A Terra dos Mil Povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, Série Educação para a Paz, 3ª.ed.

      JEKUPÉ, Olívio (2002). Xerekó Arandu: a morte de Kretã. São Paulo: Peirópolis / Guarulhos: Palavra de Índio.

      FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2ª. ed.  – pedidos: http:/www.editorazouk.com.br

      FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2014). Antropolíticas da Educação. São Paulo: 2ª. Ed., Képos. pedidos: http:/www.editoralacos.com.br 

      FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poéticaSão Paulo: Képos.

      MUNDURUKU, Daniel. O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Editora Angra, 2000.

      OLIVEIRA, Kiusam de (2013). O mundo no black power de Tayó. São Paulo: Ed. Peirópolis.

      OLIVEIRA, Kiusam de (2009). Omo-oba: histórias de princesas. Ilustrado por Josias Marinho. Belo Horizonte: Mazza Edições.

      OLIVEIRA, Kiusam de (2008). Candomblé de Ketu e Educação: Estratégias para o Empoderamento da Mulher Negra. São Paulo: FEUSP, tese de doutoramento. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16062008-161253/publico/Kiusam_Regina_de_Oliveira_tese.pdf

      VALE, Elis Regina Feitosa (2012). Capoeranças em verso e prosa: imagens da força matrial afro-ameríndia em literaturas da capoeira angolaSão Paulo: FEUSP, dissertação de mestrado, orientação: Marcos Ferreira-Santos.

       


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  • Tema 2

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      O Lab_Arte é um laboratório didático , diretório de pesquisa em pós-graduação e atividade permanente de cultura & extensão da FEUSP criado em 2004 por iniciativa das alunas e alunos de Pedagogia para tentar suprir uma importante lacuna nos itinerários de formação de educadores (cursos de licenciaturas, pedagogia e comunidade) com forte lastro teórico, mas a partir de experimentações e vivências nas várias linguagens artísticas, numa perspectiva antropológica, em mais de uma dezena de núcleos experimentais, levando em conta a diversidade cultural, étnica e artística, exercitando a auto-formação. No campo das pesquisas sobre imaginário e mitologia dá continuidade aos trabalhos do CICE - Centro de Estudos do Imaginário, Cultura & Educação interligando graduação, pós-graduação e extensão universitária.

      auditório helenir suano - sala 130 - bloco B - feusp - avenida da universidade, 308 - contato: lab_arte@usp.br 

      programação 1.o semestre 2016



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