Topic outline
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cultura & educação (IV): afro-ameríndia
itinerário das encontros - ATUALIZADO EM 26 de junho de 2016
sexta-feira - sala 130 - lab_arte - auditório helenir suano
docente: prof. dr. marcos ferreira-santos, lab_arte
lattes: http://lattes.cnpq.br/1074988266323465
fapesp: http://www.bv.fapesp.br/pt/pesquisador/87136/marcos-ferreira-santos/
e-mail: marcosfe@usp.brturmas - tarde: 14 às 17h30 hs - noite: 19h30 às 23h00
29jul - reposição
- contribuição guarani às culturas das terras baixas: a palavra-alma (nheen)
&leitura:
TESTA, Adriana (2007). Terceira Parte: considerações finais. In: Palavra, Sentido e Memória: educação e escola nas lembranças dos Guarani Mbyá. São Paulo: FEUSP, dissertação de mestrado, pp. 171-204.
FERREIRA-SANTOS, M. (2003). Mitohermenêuticas guaraní desde Ybymarãey. In: O Crepúsculo do mito: mitohermenêutica & antropologia da educação em Euskal Herria e Ameríndia. São Paulo: FEUSP, tese de Livre-Docência, pp. 136-154.
05ago
- reposição
- contribuição guarani às culturas das terras baixas:
- a terra-sem-males (ybymarãey) e a comunidade sem Estado
&leitura:
FERREIRA-SANTOS, M. (2003). Mitohermenêuticas guaraní desde Ybymarãey. In: O Crepúsculo do mito: mitohermenêutica & antropologia da educação em Euskal Herria e Ameríndia. São Paulo: FEUSP, tese de Livre-Docência, pp. 136-154.
12ago
- reposição
- movimento indígena no Brasil, as políticas de extermínio e a re-existência
&leitura:
MUNDURUKU, Daniel (2012). O caráter educativo do movimento indígena brasileiro: considerações finais. In: O Caráter educativo do movimento indígena brasileiro: 1970-1990. São Paulo: Paulinas, pp. 209-224.
19ago
- reposição - final
- sumak kawsay nas terras altas: poéticas da convivência e políticas afirmativas
– os casos de Bolívia e Equador
&leitura:
DAVALOS, Pablo (2014). Sumak Kawsay (vivir en plenitud).In: Capitán, Antonio L. H.; García, Alejando G. & Guazha, Nancy D. (Eds.). Sumak Kawsay Yuyay: Antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. Huelva/Cuenca (España): Universidad de Huelva y Universidad de Cuenca, pp. 255-265.
KOPENAWA, David (2011). Bem-viver: um aprendizado para a humanidade. In: Dossiê Bem-Viver - Iser Assessoria, Revista IHU On-Line nº 340. Disponível em: www.unisinos.br/ihu/
FERREIRA-SANTOS, M. (2012). Ancestralidad, transparencia y participación ciudadana en Sumak Kawsay. Quito: IAEN – Instituto de Altos Estudios Nacionales – Universidad de Posgrado del Estado.
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Legislação federal:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=78&Itemid=221&leitura complementar:
CORTAZZO, Uruguay (2015). Racismo y crítica literaria. In: Imaginários Raciais na América Latina: Literatura e Cultura. Pelotas: UFPel, pp.141-153.
DA ROSA, Allan (2013). Pedagoginga, autonomia e mocambagem. São Paulo: editora aeroplano, série tramas urbanas. informações:
http://aeroplanoeditora.com.br/tramas-urbanas/pedagoginga-autonomia-e-mocambagem-de-allan-da-rosa/
pedidos: compras@grupo5w.com.brJECUPÉ, Kaká Werá (2000). A Terra dos Mil Povos: história indígena brasileira contada por um índio. São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, Série Educação para a Paz, 3ª.ed.
JEKUPÉ, Olívio (2002). Xerekó Arandu: a morte de Kretã. São Paulo: Peirópolis / Guarulhos: Palavra de Índio.
FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em Euskadi. São Paulo: Editora Zouk, 2ª. ed. – pedidos: http:/www.editorazouk.com.br
FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2014). Antropolíticas da Educação. São Paulo: 2ª. Ed., Képos. pedidos: http:/www.editoralacos.com.br
FERREIRA-SANTOS, Marcos & ALMEIDA, Rogério (2012). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: Képos.
MUNDURUKU, Daniel. O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Editora Angra, 2000.
OLIVEIRA, Kiusam de (2013). O mundo no black power de Tayó. São Paulo: Ed. Peirópolis.
OLIVEIRA, Kiusam de (2009). Omo-oba: histórias de princesas. Ilustrado por Josias Marinho. Belo Horizonte: Mazza Edições.
OLIVEIRA, Kiusam de (2008). Candomblé de Ketu e Educação: Estratégias para o Empoderamento da Mulher Negra. São Paulo: FEUSP, tese de doutoramento. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16062008-161253/publico/Kiusam_Regina_de_Oliveira_tese.pdf
VALE, Elis Regina Feitosa (2012). Capoeranças em verso e prosa: imagens da força matrial afro-ameríndia em literaturas da capoeira angola. São Paulo: FEUSP, dissertação de mestrado, orientação: Marcos Ferreira-Santos.
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O Lab_Arte é um laboratório didático , diretório de pesquisa em pós-graduação e atividade permanente de cultura & extensão da FEUSP criado em 2004 por iniciativa das alunas e alunos de Pedagogia para tentar suprir uma importante lacuna nos itinerários de formação de educadores (cursos de licenciaturas, pedagogia e comunidade) com forte lastro teórico, mas a partir de experimentações e vivências nas várias linguagens artísticas, numa perspectiva antropológica, em mais de uma dezena de núcleos experimentais, levando em conta a diversidade cultural, étnica e artística, exercitando a auto-formação. No campo das pesquisas sobre imaginário e mitologia dá continuidade aos trabalhos do CICE - Centro de Estudos do Imaginário, Cultura & Educação interligando graduação, pós-graduação e extensão universitária.
auditório helenir suano - sala 130 - bloco B - feusp - avenida da universidade, 308 - contato: lab_arte@usp.br
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horário dos núcleos de vivência e experimentação do lab_arte
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histórico do lab_arte a partir dos alunos e alunas (texto de 2007)
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- núcleo de vivência e experimentação em teatro
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- núcleo de vivência e experimentação em dança
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- núcleo de vivência e experimentação em música
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- núcleo de vivência e experimentação em artes visuais
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- núcleo de vivência e experimentação em cine de animação e vídeo
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- núcleo de vivência e experimentação em circo
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- núcleo de vivência e experimentação em dramatização de contos tradicionais
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