Programação

  • PEA3416 - Proteção e Automação de Sistemas Elétricos de Potência I
    PEA3424 - Proteção e Automação de Sistemas Elétricos de Potência II
    PEA5729 - Proteção de Sistemas Elétricos de Potência

    Oferecimento -- 2022


    Professor

    Giovanni Manassero Junior - manassero@usp.br


    Local e horário das aulas

    Aulas do conjunto de disciplinas às quartas-feiras, das 15h00 às 16h40 e das 16h40 às 18h30 na sala A2-37 -- Bloco A do prédio da Eng. Elétrica


    Objetivos

    O objetivo da disciplina de PEA3416 (Proteção e Automação de Sistemas Elétricos de Potência I) é possibilitar que o aluno adquira conhecimentos sobre os conceitos relacionados com o projeto e implantação dos modernos sistemas de proteção e automação de subestações de energia elétrica. Sendo assim, a disciplina aborda os princípios empregados na proteção dos principais equipamentos primários existentes nas subestações de energia elétrica, bem como os principais esquemas utilizados atualmente.

    A disciplina PEA3424 (Proteção e Automação de Sistemas Elétricos de Potência II) aborda a evolução histórica e a arquitetura atual dos sistemas de automação e proteção de subestações de energia elétrica, além do protocolo de comunicação definido pela norma IEC 61850. Além disso, esta disciplina aborda proteção de fenômenos do sistema de potência (perda de sincronismo, rejeição de carga e medição de fasores ao longo da rede de potência).

    Quando cursadas em conjunto, as disciplinas de PEA3416 e PEA3424 também equivalem em créditos, isto é, em carga horária e conteúdo à disciplina de pós-graduação PEA5729. Ao cursar ambas as disciplinas, o aluno de graduação obtém a totalidade de créditos da disciplina de pós-graduação PEA5729.

    Por fim, a disciplina de pós-graduação PEA5729 (Proteção de Sistemas Elétricos de Potência) tem por objetivo fornecer aos alunos os conceitos necessários para o completo entendimento dos princípios associados com a proteção das redes elétricas de potência, capacitando-os a selecionar e coordenar os diversos elementos que constituem um sistema de proteção. Ênfase particular é dada à proteção das linhas de transmissão e ao impacto da introdução de novas tecnologias nessa área.


    Quais são as orientações gerais?
    • Se você é aluno de graduação e está matriculado apenas na disciplina eletiva PEA3416, considere a possibilidade de também se matricular na disciplina optativa PEA3424. Com isso você pode obter informações sobre os avanços mais relevantes nessa área nos últimos anos
    • Se você é aluno de graduação e está matriculado em ambas as disciplinas, isso lhe permite encurtar o tempo para você obter um mestrado ou doutorado na área, uma vez que a aprovação nas duas disciplinas é equivalente à aprovação na disciplina de pós-graduação PEA5729
    • Se você é aluno de pós-graduação, você estará cursando a disciplina PEA5729 em conjunto com alunos de graduação. Aproveite para interagir com eles, trazendo a sua experiência profissional para a sala de aula e também aprendendo com eles durante as atividades propostas
    • Se você é aluno de graduação e está matriculado apenas na disciplina optativa PEA3424, fique atento que muito dos conteúdos ministrados pressupõem algum conhecimento de Processamento Digital de Sinais, além de bons conhecimentos de circuitos elétricos, eletricidade, sistemas elétricos de potência, sistemas e sinais, sistemas digitais e programação. Se você é de outro curso da Escola, poderá ter alguma dificuldade em compreender os tópicos abordados e contribuir para os trabalhos em grupo. De qualquer forma, recomenda-se as seguintes opções: (i) que se matricule e assista às aulas de PEA3416; (ii) que faça o trancamento dessa optativa; ou (iii) que complemente seus conhecimentos com alguma bibliografia de apoio, que pode ser indicada pelo professor. Entre em contato com o professor para discutir essas opções.


    O que posso aprender?

    Além de aprender sobre equipamentos primários da subestação, sob o ponto de vista da proteção e da automação, o aluno aprenderá sobre os arranjos de barramentos, detalhes sobre disjuntores, chaves seccionadoras, transformadores de instrumentação para medição e proteção. Durante o curso desse conjunto de disciplinas o aluno também aprenderá sobre:

    • Princípios fundamentais dos sistemas de proteção
    • Componentes dos sistemas de proteção
    • Funções de proteção
    • Aplicação das funções de proteção para equipamentos primários (linhas de transmissão, bancos de transformadores, barramentos, reatores, etc.)
    • Proteção de fenômenos dos sistemas de potência (perda de sincronismo; rejeição de carga e restauração; medição de fasores ao longo da rede de potência)
    • Sistemas de automação de subestações (supervisão e controle da rede elétrica)
    • Evolução histórica dos sistemas de proteção/automação das subestações (vantagens dos modernos SAS)
    • Norma IEC 61850: modelagem dos dados e serviços de comunicação



    Frequência, método de avaliação e conteúdo detalhado

    Esses itens são apresentados na aba Detalhes do curso