GERAL: Induzir o aluno ao desenvolvimento da sua potencialidade de pensamento biológico, o entendimento mais íntimo dos processos biológicos, dos fenômenos moleculares em nível de genes e de atividade gênica. Dar uma formação básica de biologia molecular que permita o entendimento mais aprofundado dos processos biológicos. ESPECÍFICOS: Noções básicas sobre a expressão gênica e sua regulação, assim como sobre o impacto nas ciências biológicas do desenvolvimento das técnicas do DNA recombinante: clonagem, PCR, sequenciamento de DNA, análises de genomas, organismos transgênicos, entre outros. Para contemplar atividades relevantes para a formação docente, nesta disciplina são desenvolvidas técnicas e tutoriais para enzimas de restrição: tesouras de DNA. Eletroforese em gel: migração de fragmentos de DNA, construção de moléculas de DNA recombinante; reação em cadeia da polimerase: PCR em papel; simulação de uma reação de PCR, analisando as variações genéticas: tipagem de DNA – exercício que simula uma troca de bebês no hospital, além de exercício sobre um caso de paternidade; o caso da faca suja de sangue; debate sobre plantas transgênicas; e extração de DNA de cebola ou morango. A aplicação de modelos para tratar as questões bioéticas não tem sido feita, pois fazia parte da aula sobre o Uso da Biologia Molecular para Diagnósticos Médicos (currículo antigo) e este conteúdo não está mais sendo ministrado no currículo novo.