Geral: Essa disciplina tem por objetivo apresentar ao estudante o histórico e os métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, assim como suas possíveis consequências sociais.

Específicos: Ao final da disciplina, os alunos deverão estar aptos a:
- Compreender o histórico e evolução dos métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, considerando especialmente sua influência na criação de práticas clínicas, sobretudo no campo da avaliação afetiva e de personalidade.
- Caracterizar os tipos de métodos projetivos de avaliação psicológica baseados em manchas de tintas, em especial o Método de Rorschach e o Zulliger.
- Planejar o uso de métodos projetivos de avaliação psicológica (sobretudo Rorschach e Zulliger) em função de objetivos delineados para diferentes necessidades individuais ou de grupos de indivíduos. - Conhecer e refletir sobre as consequências sociais dos processos de avaliação psicológica por meio do Método de Rorschach e do Zulliger.
- Oferecer ao aluno formação teórico-prática no Psicodiagnóstico de Rorschach, enquanto um dos modelos de avaliação clínica da personalidade internacionalmente reconhecido.