Geral: Os alunos, no final do curso, deverão ser capazes de: - identificar os diferentes índices psicometricos. - distinguir as diferentes aplicações dos índices psicométricos na pesquisa e nos diversos domínios da Psicologia Aplicada. - escolher um modelo psicométrico que se adapte melhor a um problema concreto. - interpretar os resultados obtidos de maneira crítica, levando em consideração as restrições implicadas no modelo escolhido. - identificar e conceituar os diversos elementos psicométrico inseridos em qualquer teste psicológico. Específicos: Da Unidade I Os alunos deverão ser capazes de: - identificar os vários critérios que caracterizam a medida Psicológica. - distinguir as diversas posições teóricas sobre o desenvolvimento da metrologia nas ciências. - identificar os problemas fundamentais inseridos nas medidas em Psicologia. - caracterizar as tendências que deram origem e o desenvolvimento da Psicometria. - caracterizar e diferenciar as contribuições de diversos autores no que diz respeito à Psicometria inspirada na metodologia dos testes mentais. - caracterizar e diferenciar as contribuições de diversos autores no que diz respeito à Psicometria inspirada na Psicofísica. Da Unidade II Os alunos deverão ser capazes de: - identificar a posição de S. S. Stevens sobre o problema da mensuraçäo nas ciências. - compreender a afirmação de Pieron que “A matemática é uma invenção do homem e não uma descoberta.” - identificar os elementos envolvidos na teoria clássica de medidas e que distinguem a operação de medir. - discutir por escrito a posição de S. S. Stevens sobre a operação de medir. - caracterizar a condição fundamental da medida em Psicologia. - definir, exemplificar e identificar as operações admissíveis das diversas escalas (níveis de medida). - identificar as diferenças principais entre diversos níveis de mensuração. Da Unidade III Os alunos deverão ser capazes de: - identificar os elementos fundamentais que estão inseridos na definição de Anastasi de um Teste Psicológico. - identificar os elementos fundamentais que estão inseridos na definição de Pichot. - identificar e conceituar os diferentes elementos que caracterizam um teste: padronização, normalização, fidedignidade, sensibilidade ou capacidade discriminativa e validade. - classificar e caracterizar os testes psicológicos, baseados nas colocações de Cronbach e Van Kolck. Da Unidade IV Os alunos deverão ser capazes de: - caracterizar o que consiste uma população normativa e discutir o valor do resultado bruto obtido por um examinando num dado teste. - identificar e conceituar os tipos de erros possíveis de serem cometidos na escolha de uma amostra. - deduzir matematicamente e interpretar a formula matemática utilizada para correção das notas obtidas através de testes compostos de itens com alternativas de múltiplas escolha. - utilizar e interpretar em dados concretos de testes, as diferentes escalas de medidas padronizadas. - enumerar as vantagens e desvantagens dos decis em relação à nota reduzida \"z\". - deduzir e mostrar a redução de uma nota \"z\" à uma transformação linear. Da Unidade V Os alunos deverão ser capazes de: - conceituar os diferentes coeficientes de fidedignidade e utilizá-los em dados concretos de um teste e em exercícios práticos. - distinguir e caracterizar a importância dos diferentes coeficientes de fidedignidade e validade na escolha de um teste para futura aplicação. Da Unidade VI Os alunos deverão ser capazes de: - conceituar os diferentes tipos de validade. - descrever a importância dos critérios referentes à estimulação da validade de um teste. - diferenciar e utilizar as diferentes formulas de correção de validade. Da Unidade VII Os alunos deverão ser capazes de: - interpretar e analisar o modelo proposto para análise das perdas e benefícios da seleção. - interpretar o modelo matemático proposto por Faverge sobre o efeito da razão de seleção sobre a validade. Da Unidade VIII Os alunos deverão ser capazes de: - interpretar e utilizar o coeficiente de correlação múltipla. - compreender a finalidade da regressão múltipla linear. Da Unidade IX Os alunos deverão ser capazes de: - caracterizar os elementos referentes à análise dos itens contidos num teste psicológico, tais como: variância, desvio padrão, fidedignidade e validade. - descrever por escrito alguns princípios gerais utilizados na seleção de itens de um teste.