O ensino da Teoria das Probabilidades na graduação é de grande importância pois fundamenta o conhecimento do estudante para trabalhar nas várias áreas de sua formação. Nosso objetivo é formalizar bem a teoria e praticar exercícios para que o estudante possa prosseguir no estudo da estatística, processos estocásticos e outros tópicos correlatos a seu interesse.

O procedimento metodológico será de aulas teóricas acompanhada de exercícios com avaliações quinzenais com o objetivo de acompanhar o aprendizado dos estudantes. Haverá duas provas bimestrais e uma prova substitutiva. A média final será um ponderamento das notas das provas e das avaliações.

A disciplina tem um extenso conteúdo: Fundamentos da teoria das probabilidades. Modelos de probabilidades discretos: uniforme, Bernoulli, binomial, geométrica, Poisson, binomial negativa, hipergeométrica e multinomial. Modelos de probabilidades contínuos: uniforme, exponencial, Cauchy, normal. Distribuições amostrais: Student, Snedecor, qui-quadrado, gama e beta. Transformações de variáveis. Lei dos grandes Números. Teorema do Limite Central.