CCM0113 - Matemática I (2020)

(acho que está escrito acima, mas pode ser útil, né?)



Bem vinda TURMA 30 do Curso de Ciências Moleculares (e aos companheiros de viagem) às aventuras de Matemática I.

A ideia é explorar e descobrir os mistérios, as ferramentas, os encantos e os problemas básicos do universo das funções reais de variável real.

A missão de vocês, caso decidam aceitá-la (e os boatos de que há alguma alternativa a aceitar nunca foram confirmados), é acompanhar as viagens da nave espacial CCM0113-230-2020 em sua missão de um semestre para explorar os conceitos, as propriedades e as aplicações das noções de integrais, de continuidade e de derivadas de funções reais de uma variável real.

Esta viagem deveria seguir as tradições e as normas habituais de uma disciplina da USP, ministrada em sala de aula, com giz, lousa, e com vocês podendo reclamar ao vivo e na classe das coisas que não entenderam...

Deveria ser uma atividade inteligente entre seres humanos, feita de acordo com as melhores tradições e costumes da USP e do CCM em seu ensino de graduação.

Infelizmente existe em 2020 uma situação social de saúde que exige sacrifícios de todos e modificações nesses protocolos e tradições.

A pandemia provocada pelo Covid-19 criou uma conjuntura em que tentar manter as melhores tradições e costumes supramencionados seria uma atitude irresponsável e de consequências que poderiam ser muito danosas e sérias.

Assim... nesta viagem vamos tentar usar as ferramentas tecnológicas que temos para, dentro das possibilidades, desenvolver as atividades relativas a Matemática I com qualidade e respeitando as limitações e formatos que a situação impõe.

- Não haverá, ao menos até novas informações (que no momento não estão previstas), aulas presenciais nas salas de aula do IME. As aulas serão ministradas por sessões ao vivo usando a ferramenta Google Meet, em atividades nas segundas, terças e quintas feiras, das 16:00 às 18:00,  vocês já receberam, em correspondência enviada a seu e-mail da USP, o convite para participar de cada uma das <<aulas>> e o link para acessá-las.

- As supracitadas <<aulas>> serão gravadas para possibilitar a todos os estudantes envolvidos, que por qualquer razão não as puderam acessar no horário previsto, ou apenas queiram rever os conteúdos, possam faze-lo mais tarde, no momento mais conveniente para isso.

- Não será cobrada a frequência neste semestre, todos os estudantes que desenvolverem atividades durante o semestre terão frequência para serem avaliados.

- A disciplina contará com a colaboração de um copiloto, que prestará os serviços de monitoria no semestre, o Sr. Thiago Araújo Ferreira Pinto será o segundo em comando (não vai comandar nada, mas deixemo-lo ter essa ilusão) e, apesar de não ter formação de enfermagem, prestará os primeiros socorros nas duvidas e questionamentos de vocês em questões técnicas da disciplina. Os horários de plantão e formato das atividades serão combinados na primeira aula de comum acordo entre o supracitado monitor e vocês.

- Não haverá provas ou atividades de avaliação <<em tempo real>>,  as "provas" serão distribuídas em forma de conjunto de questões a serem resolvidas remotamente, em prazo não inferior a 3 dias úteis, de acordo com instruções específicas explicitadas em cada prova.

- Haverá quatro destas provas:

- A primeira dessas provas será distribuída em 14 de setembro de 2020.

- A segunda dessas provas será distribuída em 19 de outubro de 2020.

- A terceira dessas provas será distribuída em 16 de novembro de 2020.

- A quarta dessas provas será distribuída em 15 de dezembro de 2020.

- Haverá além disso, listas de exercícios que serão distribuídas em uma frequência de duas a cada três semanas.

- A média do curso será calculada assim, se N1 é a nota que você teve na prova 1,  N2 é a nota que você teve na prova 2, N3 é a nota que você teve na prova 3,  N4 é a nota que você teve na prova 4, e ML é a média aritmética das notas que você obteve nas listas de exercícios então:
   MP = (2N1+2N2+3N3+3N4)/10 e:
     Se MP<4.5 então, a média final MF, será igual a MP,  caso contrário MF= MAX { MP, (7MP+3ML)/10 }.

OBJETIVOS GERAIS DA DISCIPLINA:

Estudo das funções de uma variável real, limites, derivadas e integrais.

BIBLIOGRAFIA

1 - Apostol, T. M.  Calculus, vol. I Second Edition, John Wiley & Sons - 1967

2 - .... Espaço para colocar seu livro favorito sobre o assunto (por conta e risco seus).