Disciplina: FLP0413/FLS6469

“O populismo no pensamento político latino-americano”

Ementa

A partir da segunda metade do século XX, o populismo se converteu em um tema comum entre os intelectuais latino-americanos, motivados pela necessidade de analisar os elementos da política em países de formação econômica subdesenvolvida. Mais especialmente, nasceu como objeto de reflexão de analistas da emergência de regimes autoritários em contextos de crise das democracias em todo o continente. Desde então, o termo não apenas não abandonou o léxico político latino-americano como, nas últimas décadas, serviu não apenas como chave negativa de análise da relação entre massas e política, assumiu contornos claramente “positivos” entre analistas que sugerem o populismo como uma alternativa para a democracia no Sul global. Mais recentemente, ainda, o otimismo cedeu lugar a um novo ciclo de análises que tomam o populismo como conceito para pensar o surgimento de lideranças, movimentos e partidos da chamada “nova-direita”, na periferia e no centro do mundo. Conceito vivo, portanto, o populismo será objeto deste curso de reconstrução e evolução do termo e do conceito no pensamento político latino-americano.  

Objetivos

Os três objetivos principais do curso são: a) oferecer aos estudantes uma base histórica e analítica para que possam se mover no terreno de pesquisa e análise do populismo no pensamento político latino-americano contemporâneo; b) discutir formas rigorosas de combinar pontos de vista analíticos distintos e mesmo contraditórios, considerados no interior de um movimento histórico de circulação das ideias políticas ao longo do tempo; c) aprofundamento em ferramentas de uma história das ideias políticas de tipo global/transnacional e em sua contribuição para o pensamento e teoria política.

Justificativa

O populismo é um objeto recorrente das teorias políticas e também nas análises de conjunturas na América Latina. Contudo, muitas vezes, a apreensão deste conceito/fenômeno permanece limitado pela dificuldade de compreensão da circulação, ou seja, dos significados que o termo adquiriu ao longo do tempo. A disciplina se justifica, portanto, como oportunidade para que estudantes e jovens pesquisadores possam aprofundar seu conhecimento histórico e teórico no assunto em uma perspectiva de história do pensamento político.