Objetivos: Ao final da disciplina os estudantes, com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do campo das Habilidades Sociais e dos Modelos Centrado na Pessoa e Modelo Transteórico, deverão desenvolver atitudes clínicas compreensivas considerando a integralidade da pessoa e habilidades profissionais: - Cognitivos: identificar, diferenciar e avaliar os diferentes modelos para abordagem do paciente e família no que tange aos aspectos interpessoais da relação do cuidado; identificar os sinais não verbais, paralinguísticos e cognitivo-afetivo na relação do cuidado; analisar e interpretar dados obtidos por meio instrumentos e ferramentas de maneira a identificar os estágios e os processos motivacionais para mudança de comportamento do paciente voltados para a sua saúde. - Procedimentais: manejar os componentes do modelo centrado na pessoa e do modelo transteórico de mudança; aplicar ferramentas motivacionais. - Atitudinais: comportar-se de maneira a estabelecer a acolhida, a escuta empática e a comunicação efetiva com o paciente e seus familiares bem como a motivação e adesão ao atendimento fonoaudiológico; demonstrar habilidades e competências para o trabalho em grupo e em equipe multidisciplinar.