Escola de Comunicações e Artes

Jornalismo e Editoração

Disciplina: CJE0622 - Políticas Públicas de Leitura

Créditos Aula: 4 Créditos Trabalho: 2 Tipo: Semestral

Objetivos Formar profissionais e pesquisadores sensíveis à problemática da apropriação da cultura escrita e seus dispositivos, em especial no País, estimulando nos estudantes a reflexão e o debate sobre as relações entre tal problemática e o campo de trabalho em que irão atuar. Aproximar a dimensão social do livro e da leitura, e demais temas caros às Políticas Públicas, à Ciência da Informação e à Biblioteconomia, do campo da Editoração.

 

Docente(s) Responsável(eis) Amanda Leal de Oliveira Edmir Perrotti

7366255 – Paulo Nascimento Verano

Revisão em 1. Sem. 2019. Revisão em 1. Sem. 2020.

 

Programa Resumido

Esta disciplina pretende contribuir para a formação de profissionais e pesquisadores implicados nos processos de apropriação cultural, mais precisamente nos da apropriação social da cultura escrita. Serão estudadas questões que envolvem as concepções de leitura, os marcos histórico-conceituais que caracterizam as políticas públicas do livro e da leitura no Brasil e no exterior. Ao mesmo tempo, tais questões serão articuladas às práticas culturais efetivas dos leitores, destacando-se aí os vínculos entre estas e os dispositivos culturais (bibliotecas, escolas, livrarias, a indústria editorial e os novos suportes de leitura). Aproximar os demais temas caros às Políticas Públicas, à Ciência da Informação e à Biblioteconomia do campo da Editoração.

 

 

Programa

14.1. Leitura: “decodificação”/“significação”; “alfabetização”/“letramento”; “hábito de leitura”/“ato de ler”; “transmissão”/“negociação de sentidos”.

 14.2. A perspectiva sociocultural do ato de ler: leitura como “ato” e leitura como “gesto”.

14.3. Leitura, leitores e não-leitores.

14.4. O livro e a leitura como questão pública: O papel da UNESCO.

14.5. O Estado e a leitura: políticas nacionais do livro e da leitura: panorama internacional.

14.6. O Estado e a leitur a: políticas do livro e da leitura no Brasil; panorama e marcos históricos (INL, FNLIJ, Pró-Ler, Pro-Leitura, PNBE, Lei do Livro, PNLL).

14.7. O Estado e a leitura: políticas estaduais do livro e da leitura.

14.8. O Estado e a leitura: políticas municipais do livro e da leitura.

14.9. A leitura, Estado e sociedade civil: o terceiro setor e a leitura; ONGs, associações, entidades filantrópicas e outras.

14.10. Leitura e biblioteca.

14.11. Leitura e escola.

14.12. Leitura e livraria.

14.13. Leitura e a família.

14.14. Leitura e o mercado editorial (bienais, feiras, salões do livro).

14.15. Leitura e a internet: o papel da internet no acesso ao livro e na apropriação da leitura. As novas formas de ler.

14.16. Redes de leitura e apropriação social da escrita.

 

Avaliação

      Método     Aulas expositivas; seminários; trabalhos em grupo; visitas acompanhadas.

      Critério     Os estudantes serão avaliados pela participação nas discussões, por fichamentos de leitura, seminários e pela realização de trabalho final que deve sistematizar pontos considerados relevantes do programa.

      Norma de Recuperação     Trabalho escrito a ser entregue no mês subsequente.

 

Bibliografia básica

BAJARD, E. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2007.

BAKHTIN, M. A cultur a popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1999.

BARATIN, M. & JACOB, C. (orgs.). O poder das Bibliotecas: A memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.

BARKER, R. & ESCARPIT , R. A fome de ler. Rio de Janeiro: FGV, 1975. BAR THES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 1989. __________. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

BAYARD, P. Como falar dos livros que não lemos? Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

BOJUNGA, L. Livro: um encontro com Lygia Bojunga. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1988.

BOSI, E. Cultura de massa e cultura popular: leituras de operárias. Petrópolis: Vozes, 1973.

BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BUTLEN, M. et al. Savoir lire avec les BCD. Paris: CRDP Créteil, 1996.

CANDIDO, A. “O direito à literatura”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHARTIER, R. (org.) Práticas da leitura. 2ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. __________. A aventura do livro. São Paulo: Unesp, 2000. FREIRE, P . A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.

GOULEMO T, J. M. “Da leitura como produção de sentido”. In: CHARTIER, R. (org.). Práticas da leitura. 2ª ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil: 2008. Disponível em: . Acesso em: 23 jul. 2009.

LAJOLO, Marisa. O preço da leitura. São Paulo: Ática, 2001.

MANGUEL, A. Uma história da leitur a. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MINDLIN, J. Uma vida entre livros. São Paulo: Companhia das Letras; Edusp, 1997. OLIVEIRA, A. L. Cultura na fazenda: um estudo sobre a apropriação da leitura como negociação de sentidos. 2009. Dissertação de mestrado, ECA/USP, São Paulo, 2009.

OLSON, D . & TORRANCE, N. Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.

PENNAC, D . Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PERROTTI, E. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990.  __________. “Estações da leitur a na escola: Por uma pedagogia cultural”. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2000. __________.“Leitur a” IN: COELHO, T. Dicionário Crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 2001. __________. Os jo vens e a leitura: Uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

PIERUCCINI, I. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em educação. 2004. Tese de doutorado, ECA/USP, São Paulo. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2009.

ROMÃO , L. M. S. & PACÍFICO, S. M. R. Era uma vez uma outra história: Leitura e interpretação na sala de aula. São Paulo: Editora DCL, 2006.

ZAID, G. Livros demais! São Paulo: Summus Editorial, 2004. ZILBERMAN, R. Fim do livro , fim dos leitores? São Paulo: Senac, 2002.

 

 

Bibliografia específica

 

     

Referendada aula a aula (abaixo).

 

Aprendizado esperado

·                    Introduzir temas centrais das áreas das Políticas Públicas, da Ciência da Informação e da Biblioteconomia correlacionando-os ao campo da Editoração.

·                    Sensibilizar os alunos do curso de Editoração e demais interessados para a dimensão social, portanto simbólica, do livro e da leitura.

·                    Colocar os alunos do curso de Editoração e demais interessados em contato com bibliografia selecionada sobre Políticas Públicas, Ciência da Informação e Biblioteconomia.

·                    Estimular o debate desses temas dentro de sala de aula, e levar esses questionamentos para o universo da produção editorial.

·                    Entender o status atual da Lei do Livro.